Blended Learning como suporte ao ensino de BIM na graduação: modelagem arquitetônica

Autores

Palavras-chave:

BIM, Building Information Modeling, Blended Learning, Ensino

Resumo

No cenário brasileiro, diversos pesquisadores têm se dedicado ao estudo da plataforma Building Information Modeling (BIM) e sua implementação na graduação de arquitetura e urbanismo e engenharia civil (RUSCHEL; ANDRADE; MORAIS, 2013; BARISON, 2015; CHECCUCCI; AMORIM, 2016; RUSCHEL, 2014). Dentro do currículo do curso de Arquitetura e Urbanismo oferecido pela Universidade Estadual de Campinas, diversas disciplinas tem o foco do ensino de ferramentas digitais. A partir do segundo ano, é oferecida uma disciplina com a proposta de introduzir o conceito BIM através de software de modelagem arquitetônica. Essa disciplina abrange os conceitos de modelagem arquitetônica, níveis de desenvolvimento (Level of Development, LoD), parametrização, definição de classes de objetos e a extração de documentação técnica e quantitativos a partir do modelo. A disciplina dispõe de duas horas semanais para encontros presenciais em sala de aula e quatro horas para trabalhos extra-classe. Para otimizar o ensino do software utilizado, Autodesk Revit, e possibilitar que os alunos dispusessem de um período presencial para discutir a teoria de BIM e esclarecer dúvidas técnicas, propôs-se o uso de aprendizagem híbrida, ou Blended Learning (BONK; GRAHAM, 2006) - um método de ensino que combina as mídias digitais com aulas presenciais em um mesmo espaço físico. Para tanto, foram desenvolvidas vídeoaulas com tutoriais de modelagem BIM. A proposta das vídeoaulas era de servir como tutorial para a modelagem de uma residência unifamiliar, partindo do estágio genérico da construção (LoD 200) até atingir a etapa de geometria detalhada e precisão em termos de especificações, quantidades, dimensões e formatos (LoD 300). Paralelamente, para reforçar o conteúdo apresentado, cada aluno deveria escolher e desenvolver a modelagem de um projeto residencial contemporâneo de pequeno porte, considerando a ampliação do repertório arquitetônico, através de obras de escritórios relevantes. O processo de Blended Learning utilizado teve potencial para ensinar a modelagem BIM considerando o ritmo de aprendizado e a possibilidade de repetição do conteúdo das aulas online de acordo com a demanda de cada aluno. Sua utilização proporcionou uma otimização do tempo em sala de aula, uma vez que as dúvidas que surgiram foram sobre pontos específicos e esclarecidas pessoalmente. Dado que as aulas com o foco no ensino da ferramenta são disponibilizadas online, houve um melhor nivelamento e domínio do software por parte de todos os alunos, viabilizando discussões conceituais sobre BIM em sala de aula. Espera-se que esse método de ensino contribua para uma melhor compreensão e domínio das ferramentas digitais, o que pode ser verificado pela qualidade dos trabalhos finais desenvolvidos na disciplina. O processo utilizado se mostrou eficiente e se apresenta como uma alternativa ao processo de ensino convencional nos currículos de arquitetura e engenharia civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

CASTRIOTTO, Caio Magalhães; CUPERSCHMID, Ana Regina Mizrahy. Blended Learning como suporte ao ensino de BIM na graduação: modelagem arquitetônica. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/104. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Experiência didática realizada

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.