Curso de Introdução ao BIM: experiência realizada pelo GEBIM na UFSC
Palavras-chave:
Ensino, Treinamento, ColaboraçãoResumo
No primeiro semestre letivo de 2019, o Grupo de Extensão em BIM da UFSC promoveu um curso de introdução ao BIM, com o objetivo de capacitar e desenvolver novas habilidades dentro do tema BIM para alunos de graduação da universidade. Antes do período de inscrições para a Turma 01, foi elaborado um questionário, utilizando a ferramenta “Formulários Google”, para levantamento de informações e identificação das habilidades do possível público, para servir como subsídio para a estruturação e organização do conteúdo do curso. Um total de 93 alunos demonstraram interesse respondendo ao questionário, sendo 19 candidatos do curso de Arquitetura e Urbanismo e 74 do curso de Engenharia Civil, do 2º ao 10º período da graduação. Destes, 42 alunos já haviam escutado falar de BIM, mas sabiam pouco sobre o tema; 19 sabiam o que era BIM, mas não utilizavam; 10 indicaram já ter participado de eventos sobre BIM; 8 afirmaram desconhecer BIM e 2 afirmaram utilizar BIM nos projetos. Em relação às ferramentas BIM, 22 pessoas afirmaram conhecer o AUTODESK REVIT, 7 pessoas indicaram conhecer o GRAPHISOFT ARCHICAD, 1 pessoa indicou que conhecia o AUTODESK INFRAWORKS e 1 pessoa indicou ter conhecimentos no BENTLEY AECOsim e no NEMETSCHEK VECTORWORKS. Seguindo as competências BIM individuais (IBC) propostas por Succar (2012), foram identificadas competências variadas nas respostas do público interessado, principalmente a falta de conhecimento ou aprofundamento no tema e o conhecimento básico de conceitos e fundamentos, aparentemente sem um sólido entendimento do tema BIM. Com base nessa análise, foi proposta a programação do curso de introdução ao BIM para a Turma 01, com carga horária de 16 horas. Houve um total de 30 inscritos, contando com quatro participantes do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e os demais, alunos do curso de graduação em Engenharia Civil. Dos 30 alunos inscritos, 28 receberam certificado de conclusão por apresentar frequência superior a 75% das aulas. A programação proposta contemplou sete aulas: (a) Aula 1: Entendimento de BIM e Processo de Projeto; (b) Aula 2: Ciclo de Vida da Edificação e Ferramentas/Usos; c) Aula 3 - Modelagem e Objetivos do Modelo; (d) Aula 4 - Colaboração e Interoperabilidade; (e) Aula 5 - Checagem e comunicação; (f) Aula 6 - Entregáveis para Obra e Contratações; (g) Aula 7 - Temas para o futuro. Foi realizado o fechamento do curso com uma roda de discussão e um coffee break para socialização dos participantes. As aulas abrangeram abordagens teóricas e práticas acerca dos temas, relacionando-os ao OpenBIM, além de contemplar a dinâmica “LeapCon Game” (SACKS; ESQUENAZI; GOLDIN, 2007) idealizada pelo Prof. Rafael Sacks e, também, a utilização de óculos de realidade virtual para realizar a exploração de modelos virtuais em comparação com métodos convencionais de análise e interpretação de projetos, baseados em pranchas e desenhos bidimensionais. Quanto à adaptação às áreas de difusão BIM propostas por Succar e Kassem (2015), essa experiência enquadra-se principalmente nas políticas de integração e colaboração entre diferentes áreas da educação superior (Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil).
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Referências
SACKS, R., ESQUENAZI, A., GOLDIN, M. Simulation of Lean Construction Management of High-rise Apartment Buildings. 2007. ASCE Journal of Construction Engineering and Management. v.33, n.7.
SUCCAR, B. e KASSEM, M. Macro-BIM adoption: Conceptual structures. 2015. Automation in Construction, v.57, p.64-79.
SUCCAR, B. Episode 17: Individual BIM competency. 2012. Disponível em: https://www.bimthinkspace.com/2012/08/episode-17-individual-bim-competency.html. Acesso em 10/09/2019
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