Mobiliários em BIM para a casa de acolhimento do hospital infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3519

Palavras-chave:

BIM, Mobiliários, Casa de acolhimento

Resumo

Todos os dias, diferentes famílias catarinenses buscam auxílio no Hospital Infantil de Florianópolis para tratamento de saúde das suas crianças. Naturais de outras cidades do estado, estas famílias que acompanham crianças em tratamento de saúde precisam de acolhimento no período do tratamento médico, pois geralmente estão internadas em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) neonatal ou pediátrica. Para acolhimento dessas famílias, o Hospital Infantil conta com dois espaços: a) A Casa de Apoio Vovó Gertrudes, local que abriga pacientes com câncer do Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis, tem como objetivo acolher e assistir a família, mãe, pai ou responsável pela criança internada no Hospital Infantil e; b) A Casa de Acolhimento, por sua vez, tem como objetivo acolher familiares de crianças que encontram-se em outros tratamentos médicos na cidade de Florianópolis. As Casas de Apoio e Acolhimento existentes atualmente no Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis, não são suficientes para todas as demandas do estado de Santa Catarina, necessitando de projeto de ampliação e reforma. As casas são fundamentais para acolher e assistir os acompanhantes das crianças, normalmente familiares, que precisam de local para pernoite, pois residem fora de Florianópolis e muitas vezes encontram-se sem subsídios para a estadia durante o tratamento de saúde. Geralmente, a condição clínica da criança demanda permanência de seu responsável próximo do hospital. O projeto foi iniciado a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina que teve como intuito elaborar o projeto arquitetônico para a Casa de Apoio, mas não contemplou o projeto e detalhamento de mobiliários para este espaço, incluindo os móveis para o público infantil. Ainda, este TCC utilizou software BIM - Building Information Modeling - e muitos objetos específicos para hospitais infantis não foram encontrados nas bibliotecas de objetos BIM, exigindo a modelagem paramétrica desses objetos. Desta forma, foi delineado um projeto de extensão para complementar o TCC, com o objetivo de modelar os mobiliários para as casas de apoio e acolhimento em formato de objetos BIM, incluindo mobiliário urbano, como brinquedos para um espaço de lazer no jardim. Os produtos gerados devem compor futuramente a Biblioteca Nacional BIM (AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, 2020), compartilhando os objetos produzidos pelos estudantes no âmbito da extensão universitária com toda a comunidade. 

Esse trabalho abrange os estágios de modelagem dos objetos, a colaboração entre a equipe do projeto de extensão, a administração do hospital infantil e a estudante de TCC, e a integração da pesquisa de TCC com o projeto de extensão. Quanto aos usos do BIM, o foco deste trabalho está na modelagem arquitetônica e de interiores em BIM, por meio do desenvolvimento do TCC e dos mobiliários do projeto de extensão, respectivamente, visando o domínio do projeto e da representação. Os projetos de mobiliários estão sendo desenvolvidos no software BIM Autodesk Revit, todos parametrizados. Fazem parte da equipe do projeto de extensão estudantes de graduação em arquitetura e urbanismo, sendo duas bolsistas extensionistas, um arquiteto e urbanista que é servidor técnico-administrativo em educação e dois professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. O projeto de extensão tem duração de 10 meses, sendo que iniciou em março de 2023 e finalizará em dezembro de 2023. O TCC foi defendido em Agosto de 2023, mas o projeto arquitetônico e de interiores continuará sendo detalhado pela equipe do projeto de extensão no período de vigência do projeto. Já foram desenvolvidos até esse momento, os mobiliários para os dormitórios coletivos, brinquedoteca, hall, cozinha compartilhada, espaços comerciais, lavanderia e espaço externo, todos parametrizados. Com os objetos em BIM prontos, os estudantes do projeto de extensão serão orientados a especificar os materiais e levantar os quantitativos para o orçamento visando a execução de cada objeto. 

Como resultados, primeiramente espera-se obter o projeto dos mobiliários e outros relatórios que podem respaldar a sua fabricação futura, para a casa de acolhimento do Hospital Infantil Joana de Gusmão em Florianópolis, e que possam ser futuramente entregues à comunidade. Ainda, pretende-se realizar a publicação dos objetos BIM desenvolvidos nesse projeto de extensão para acesso público pela comunidade na “Biblioteca Nacional BIM” da Plataforma BIM BR, uma ação conjunta do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), democratizando a informação para toda a sociedade (AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, 2020; BRASIL, 2019), contribuindo para a difusão de BIM. A publicação dos objetos BIM na Biblioteca Nacional BIM será realizada em formato aberto Industry Foundation Classes (IFC) e no formato nativo do software em que foram desenvolvidos. Ainda, como esclarecido, os resultados do projeto de extensão foram usados no TCC de uma egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC para complementar a proposta apresentada para o projeto arquitetônico da edificação, incentivando a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária em um processo de aprendizagem interdisciplinar, educativo, social e científico, bastante almejado por essa instituição de ensino superior na formação de seus estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Mattana , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina. (Florianópolis - SC, Brasil).

Julia Girotto Simor, Universidade Federal de Santa Catarina

Cursando graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC - Brasil).

Maria Eduarda Mota da Silva , Universidade Federal de Santa Catarina

Cursando graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. (Florianópolis - SC - Brasil).

Yasmin Serratine da Paixao Capeletto, Universidade Federal de Santa Catarina

Cursando graduação em Arquitetura  Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - SC - Brasil).

Referências

AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL. Biblioteca Nacional de BIM. Plataforma BIM BR, 2020. Disponível em: https://plataformabimbr.abdi.com.br/bimBr/objetos.

BRASIL. Decreto n. 9.983, de 22 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9983.htm.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

MATTANA , Leticia; SIMOR, Julia Girotto; SILVA , Maria Eduarda Mota da; CAPELETTO, Yasmin Serratine da Paixao. Mobiliários em BIM para a casa de acolhimento do hospital infantil. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3519. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3519. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Planejamento de inserção de BIM na educação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.