As parcerias universidade-empresas como inserção do BIM na grade curricular de Engenharia Civil

Autores

  • Daniel da Silva Vieira Faculdade Ari de Sá
  • Bill Clinton Torquato Amorim Faculdade Ari de Sá
  • Iarítissa Santos Carneiro Faculdade Ari de Sá (FAS).
  • Fátima Rayanne Nascimento Gonzaga Faculdade Ari de Sá (FAS).

Palavras-chave:

Ensino, BIM, Modelagem, Parcerias universidade-empresas

Resumo

A Engenharia Civil está cada vez mais dinâmica, tanto nos materiais, métodos de projetos e construtivos, como também nas metodologias educacionais utilizadas para disseminação dos diversos assuntos. Desse modo, a metodologia BIM (Building Information Modeling - Modelagem da Informação na Construção) tem tido cada vez mais destaque no cenário brasileiro devido à sua importância na gestão dos projetos, bem como gerenciamento de riscos, suas compatibilidades, associando economia, segurança e conforto para o usuário, apesar de ainda, em termos nacionais, estar em estágios iniciais de implementação. Entretanto, para que isso seja possível, é necessário, em primeiro momento, que as instituições de ensino, fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes e futuros profissionais, estejam atentas e possibilitem a capacitação adequada, bem como utilize de recursos estratégicos para implementação do BIM no cotidiano de seus discentes para que estes percebam o grande potencial da metodologia. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a importância e a contribuição da relação universidade-empresas, na qual foi utilizado como parâmetro de avaliação o caso da Faculdade Ari de Sá, instituição cearense situada na capital Fortaleza, com as empresas BIM Engenharia e a Bentley, no sentido de promover a integração da metodologia BIM, com seus conceitos e aperfeiçoamentos de softwares na grade curricular, inerente à disciplina de Projeto Integrador. Essa relação tem como intuito a promoção do conhecimento acerca do BIM, bem como os treinamentos semanais, aplicados a projetos desenvolvidos ao longo do semestre, a partir do Revit e OpenRoads, sendo aulas ministradas por profissionais contratados pela Faculdade para estes fins específicos. Desse modo, pode-se implementar uma ferramenta metodologia bastante importante ao cotidiano dos discentes, desde o quarto semestre, se estendendo até o oitavo, conciliando a disciplina de Projeto Integrador com as demais, conforme o decorrer do curso e a competência progressiva. Ao passo que no quarto está conciliado com a cadeira de desenho técnico, no quinto é efetuado em paralelo com as disciplinas de Técnicas Construtivas, Materiais de Construção e Resistência dos Materiais, sendo produzido um modelo, utilizando desde a escavação do terreno, até as fundações, alvenaria, revestimento, coberturas, etc, obedecendo uma Estrutura Analítica do Projeto. Já no sexto semestre, cria-se um novo arquivo, vinculando o modelo do período anterior para inserção das instalações prediais aliando-se às disciplinas de instalações hidrossanitárias e elétricas. No sétimo, com a disciplina de Economia, alia-se o modelo aos quantitativos e orçamentos, todas essas etapas sendo realizadas com utilização do Revit. Por fim, no oitavo com a de Estradas, utilizando software da Bentley, outra parceria estabelecida entre as instituições, promovendo bastante integração entre as disciplinas e a metodologia BIM, dando suporte ao desenvolvimento dos estudantes, que se destacam dentre os demais.

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Publicado

21/11/2019

Como Citar

VIEIRA, D. da S. .; AMORIM, B. C. T. .; CARNEIRO, I. S.; GONZAGA, F. R. N. As parcerias universidade-empresas como inserção do BIM na grade curricular de Engenharia Civil. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/272. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas com impacto potencial no ensino de BIM