Processo colaborativo e sua aplicação através das nuvens de armazenamento A360, Trimble Connect e BIMcollab
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.318Palavras-chave:
workshop, software, nuvens, compatibilização, onlineResumo
A Liga Acadêmica de BIM (LABIM), programa de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA), através da plataforma YouTube, desenvolveu um workshop on-line, gratuito e aberto ao público em geral. Com o intuito de mitigar a falta de conhecimento básico nos centros acadêmicos quanto ao Building Information Modeling (BIM) pelos universitários dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura, o exposto trabalho teve como objetivo principal promover a disseminação do conhecimento acerca dessa metodologia. Após divulgação nas mídias digitais e efetivadas as inscrições através de um formulário disponibilizado, o evento foi realizado com uma programação que incluiu dois dias de encontros ao vivo, nos quais foram apresentadas ferramentas, conceitos e práticas do processo colaborativo; além disso, houve a interação entre o público e os mediadores em tempo real através de um chat, onde foram esclarecidas dúvidas e apresentadas soluções a despeito. O presente trabalho permitiu aos participantes conhecer a atuação da liga acadêmica e obter conhecimentos sobre essa metodologia, por meio do conteúdo digital elaborado e apresentado.
O workshop foi realizado nos dias 07 e 09 de setembro de 2020, pautando-se em uma formação complementar básica para estudantes de engenharia e de arquitetura, com a finalidade de elucidar as pesquisas da LABIM, através de uma perspectiva diferente de extensão, corroborando com um dos pilares da liga, que consiste em estender o conhecimento de sua área de atuação aos demais discentes. Devido às limitações impostas pelo cenário atual da pandemia, na qual o isolamento social impossibilitou encontros presenciais no campus da universidade, buscou-se desenvolver o workshop de forma on-line; dessa maneira, foi perceptível uma maior abrangência de participantes provenientes de outras instituições de ensino, não se limitando apenas ao público local. O conteúdo programático foi repassado aos participantes em 2 dias, com duração de 4 horas de formação teórico-prática. No primeiro dia de evento foram expostos os conceitos e práticas do processo colaborativo no software Autodesk Revit, com exemplos de programas e ferramentas utilizados. A priori, houve uma abordagem teórica, com enfoque na mudança do processo usual de desenvolvimento de projetos, onde antes não era possível desenvolver de forma prática. Contudo, utilizando as novas tecnologias é exequível aplicar um processo integrado com uma maior interação entre os integrantes, evitando a propagação de erros. A posteriori, foram apresentadas algumas nuvens BIM tais quais Autodesk A360 Team, Autodesk Collaboration for Revit e Bim360, sendo introduzida a interface do A360, bem como as suas aplicações no armazenamento e na organização de documentações, além da demonstração das ferramentas de visualização em um projeto multidisciplinar. Por último, foram repassadas as diretrizes de um mecanismo cooperativo envolvendo a plataforma Dropbox em conjunto com o software Revit, consistindo na utilização de um modelo central-local, no qual os projetistas possuem acesso a um arquivo local sincronizado com o modelo base. Quanto ao segundo dia, foram apresentadas as nuvens Trimble Connect e BIMcollab, dando enfoque à compatibilização de projetos, a interoperabilidade e ao compartilhamento de arquivos no formato aberto IFC, dessa forma, facilitando a sua operabilidade e a confluência em diferentes plataformas. Ademais, foram introduzidos diversos formatos de arquivo, como o NWC e NWF, utilizados no software Autodesk Navisworks, e também o BCF, onde é permitido analisar possíveis interferências e repassar correções nos projetos envolvidos. Posteriormente, houve uma navegação pela interface do Trimble Connect, operando um projeto onde foram apresentadas ferramentas, visualização de arquivos 2D, 3D e a conexão entre aquele e o Revit, além de comparar as suas vantagens quanto a nuvem A360. O workshop conta hoje com um total de 592 visualizações, sendo distribuídas entre 336 no primeiro vídeo e 256 no segundo, estando ainda presentes na plataforma para livre acesso. Tendo-se ao final do curso, a emissão de 35 certificados.
Desta forma, foi promovido aos participantes uma solução eficiente e eficaz no que tange à cooperação, à compatibilização e gestão de projetos. O workshop trouxe, portanto, um impacto positivo acerca da visão repassada sobre a perspectiva BIM, tendo como contribuição para toda a comunidade acadêmica, tanto daqueles que realizaram o evento quanto dos que participaram como ouvintes, uma maior compreensão do funcionamento das ferramentas de colaboração e as vantagens que o seu uso oferece. Ademais, a apresentação deixou um grande aprendizado para a LABIM, uma vez que possibilitou o desenvolvimento de uma nova perspectiva de evento através de seu primeiro workshop. Além disso, proporcionou aos integrantes da liga um ganho de experiência em comunicação e interação com o público. Por fim, o uso das mídias sociais se deu deveras importante para a divulgação, tal qual a utilização de uma plataforma midiática para a realização dos encontros e manutenção dos vídeos de forma que a informação continue livre para acesso posterior; nesse sentido, vê-se que a realização de eventos dessa natureza auxilia na difusão do conhecimento acerca do BIM para além de limites físicos, como também para além das fronteiras da liga acadêmica.
Apresentação no YouTube: https://youtu.be/7znhKqfp3_I
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR