Acompanhamento de turmas nas disciplinas de projeto e construção de edifícios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.326

Palavras-chave:

BIM, Projetos, Ensino BIM, Acompanhamento, LABIM

Resumo

BIM é uma metodologia inteligente baseada em modelagem da informação utilizada por profissionais de arquitetura, da engenharia e da construção que dispõem de ferramentas que lhes permitem planejar, projetar, construir, gerenciar edificações e infraestrutura com mais eficiência. Nas últimas duas décadas o BIM vem sendo difundido e implementado em diversos países, no Brasil foi publicado o Decreto N° 10.306 de 2 de abril de 2020 que incentiva a utilização dessa nova tecnologia. Tendo em vista esse decreto que estabelece a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, fomentou-se a necessidade do compartilhamento dessa tecnologia nas universidades. Diante disso, alunos do curso de graduação de engenharia civil da UFCA tiveram a ideia de fundar uma liga acadêmica para a disseminação dessa tecnologia. Nasce, por conseguinte, a LABIM (Liga Acadêmica de Building Information Modeling), que veio com a premissa inicial de suprir essa deficiência curricular presente no curso. Essa tecnologia possui diversos benefícios em sua utilização, dentre eles a integração dos projetos e o detalhamento do modelo construtivo, são alguns fatores que mais atraem a atenção dos alunos e dos projetistas. Voltando para a modelagem, softwares como Revit, aumentam bastante o rendimento por conta das tarefas automatizadas e da introdução da informação, tais como cortes, fachadas, quantitativos de materiais e renderizações. Isso posto, torna-se evidente a necessidade da inserção do BIM nas atividades curriculares, visando à formação completa dos futuros engenheiros e a modernização dos modelos construtivos como um todo. Destarte, a LABIM em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), realizou o acompanhamento voltado para alunos da Universidade Federal do Cariri

Com o objetivo inicial de ajudar a disseminar a metodologia BIM na Universidade Federal do Cariri, a LABIM iniciou um projeto de acompanhamento de turmas no curso de Engenharia Civil, no segundo semestre de 2019. O público-alvo escolhido para este acompanhamento foram os alunos das disciplinas obrigatórias de Projeto e Construção de Edifícios 1 e 2, a fim de introduzir de uma maneira mais intuitiva a metodologia BIM, foi utilizado como ferramenta de estudo o software Revit. Visto que a princípio, é a ferramenta BIM com maior aproveitamento dos assuntos abordados durante a disciplina. Aos alunos de Projetos e Construção de Edifícios 1, foi dado apoio aos conteúdos de projeto arquitetônico, estrutural e criação de cortes e fachadas. Já aos alunos da disciplina de Projeto e Construção de Edifícios 2 foi dado apoio aos conteúdos de alvenaria modular, criação de coberta e escoamento de águas pluviais, de forma que nenhuma teoria sobre os assuntos das disciplinas foi abordada, apenas a execução no software Revit. Ao todo, foram assistidos 58 alunos, sendo 26 alunos na disciplina de Projeto e Construção de Edifícios 1 e 32 alunos na disciplina de Projeto para Construção de Edifícios 2. O acompanhamento foi feito por meio de tira-dúvidas e capacitações para nivelar os estudantes, houve também alguns dias reservados apenas para auxílio no uso do software, onde os membros da liga reservaram salas para a realização desse acompanhamento. Desse modo, o índice de aprovação da turma de Projeto e Construção de Edifícios 1 foi 100% e da turma de Projeto e Construção de Edifícios 2 foi de 97%, o objetivo final de introduzir o ensino do BIM no curso não pôde ser concluído por conta da rigidez do método de ensino tradicional quanto às mudanças necessárias, o mesmo, por normas técnicas, não proporcionou a oportunidade de abordar conceitos da metodologia. Nesse sentido, o ensino tradicional dificulta a inserção da tecnologia no Brasil, isso vai em contramão a estratégias adotadas em grande parte do mundo, como no Reino Unido e em Singapura, que são países referência no uso do BIM. Em vista disso, nota-se que o meio acadêmico ainda se encontra dissonante quanto às medidas de implantação do BIM, pois da mesma forma como houve um incentivo à adoção de práticas envolvendo essa ferramenta em obras públicas, logo, deveria haver também um estímulo à inserção dessa metodologia no meio acadêmico. Isso posto, a LABIM prevê a importância de universalizar o conhecimento da metodologia estudada e servir de ajuda na disseminação das novas tecnologias na construção civil.

Desta forma, notou-se por meio do acompanhamento que há um grande estímulo por parte dos alunos em aprender ferramentas e conceitos do BIM. Nesse sentido, o projeto foi também um grande incentivo aos professores das disciplinas de projetos a estimularem o uso da metodologia BIM nos trabalhos desenvolvidos. Logo, como não é previsto no plano de ensino ministrar aulas sobre as ferramentas da tecnologia BIM, a liga pôde servir de apoio para essas disciplinas, por ser um dos primeiros projetos realizados pela LABIM, houve um grande avanço no que diz respeito ao aprendizado interno e melhores qualificações de seus integrantes, além de proporcionar um melhor entendimento acerca da necessidade do ensino do BIM nas universidades.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/XnTG0BLo3Eg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Sampaio Moreira, Universidade Federal do Cariri

Aluno de graduação do curso de engenharia civil na Universidade Federal do Cariri, vinculado ao departamento de ciência e tecnologia.

José Arthur Filgueira Felizardo, Universidade Federal do Cariri

Aluno de graduação do curso de engenharia civil na Universidade Federal do Cariri, vinculado ao departamento de ciência e tecnologia.

Juan Carlos Vieira de Sousa, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Aluno de graduação do curso de engenharia civil na Universidade Federal do Cariri, vinculado ao departamento de ciência e tecnologia.

Referências

BRASIL. Decreto no 10.306, de 2 de abril de 2020. Estabelece a utilização do Building InformationModelling, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

MOREIRA, Bruno Sampaio; FELIZARDO, José Arthur Filgueira; SOUSA, Juan Carlos Vieira de. Acompanhamento de turmas nas disciplinas de projeto e construção de edifícios. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.326. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/326. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.