Célula BIM FAU-UFJF

rumo à implementação do BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3361

Palavras-chave:

BIM, Célula BIM, UFJF, Arquitetura e Urbanismo

Resumo

Este trabalho versa sobre os caminhos percorridos pela Célula BIM FAU/UFJF, vinculada ao curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Partiu-se da seguinte questão: como tem-se estruturado a Célula BIM FAU/UFJF e quais têm sido suas potencialidades em impactar a implementação do building information modeling (BIM) na FAU/UFJF? Tendo como base o panorama realizado, a partir de uma pesquisa descritiva e de uma reflexão crítica sobre a presença da Célula BIM na FAU/UFJF, são apresentadas as ações desenvolvidas, que levaram em conta as especificidades e as demandas da Célula BIM FAU/UFJF, para além daquelas que estão em consonância com as proposições da Rede de Células BIM ANTAC, como os diagnósticos de maturidade e de permeabilidade BIM na matriz curricular do CAU/UFJF. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é evidenciar a trajetória da referida célula para promover um ambiente propício para a implementação da tecnologia BIM no CAU/UFJF.

 

As ações desenvolvidas pela Célula BIM FAU/UFJF compreenderam, até o momento, atividades de pesquisa e extensão, bem como de planejamento, capacitação e divulgação da própria célula. Essas ações estão diretamente vinculadas aos objetivos geral e específicos da célula e permeiam os aspectos processuais, tecnológicos e políticos do BIM. Ao se olhar para a linha do tempo das ações já desenvolvidas, pode-se destacar que: (a) a capacitação do grupo tem se dado, desde o início, por meio da realização de cursos da Plataforma BIM BR, entre outras, e se mantido, na medida do possível, de forma continuada; (b) em relação à pesquisa, têm sido desenvolvidas duas investigações, sendo uma de iniciação científica e outra de mestrado, dentro do Laboratório de Estudos das Linguagens e Expressões na Arquitetura, no Urbanismo e no Design (LEAUD/CNPq), vinculado à FAU/UFJF e ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (PROAC/UFJF), respectivamente com subsídios da UFJF e financiamento da FAPEMIG, intituladas “Impacto da Rede Célula BIM no ensino da modelagem da informação da construção nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo no Brasil” e “Possibilidades e limitações da implementação da modelagem da informação da construção (BIM) no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora”; (c) no âmbido da extensão, foi realizada a “I SEMANA CÉLULA BIM FAU/UFJF: o BIM para arquitetos”, que contou com a presença de convidados que atuam no mercado e no meio acadêmico, e que possibilitou a difusão de assuntos metodológicos e conceituais do BIM. Entre as pautas abordadas, uma foi unanimidade em todos os dias: “como o paradigma BIM pode ajudar a sociedade?” Por meio de uma proposição da própria Célula BIM, cada convidado apresentou diferentes perspectivas e experiências pessoais e profissionais para a questão supracitada. Também foi realizada uma oficina sobre o BIM (sem a utilização de recursos informáticos) durante a Semana do Calouro da FAU/UFJF, no primeiro semestre de 2023 (a qual se repetirá no início do segundo semestre). Vale mencionar que essa oficina atingiu os estudantes recém-chegados no curso, criando uma base para a comunidade acadêmica sobre o BIM antes mesmo de os calouros tomarem contato com os softwares, ação que corrobora a aprendizagem e a difusão da metodologia como preparatória para a posterior lida com os softwares BIM. Por fim, (d) para a divulgação da própria Célula BIM FAU/UFJF quanto das suas atividades nos meios de comunicação, foram criados dois canais: (1) webpage da célula, hospedada no site do CAU/FAU/UFJF (ver https://www.ufjf.br/arquitetura/oportunidades/celula-bim-fauufjf/) e (2) um perfil  no Instagram, @celulabim.fauufjf (ver https://www.instagram.com/celulabim.fauufjf/).

 

Como se pode notar, os trabalhos da Célula BIM FAU/UFJF ainda estão voltados para a disseminação conceitual, metodológica e comportamental do BIM. A fim de criar um ambiente propício para uma implementação do BIM na FAU/UFJF, optou-se pelas ações de pesquisa e extensão em detrimento de ações predominantemente de ensino. Ao se analisar o contexto da FAU/UFJF, verificou-se a demanda por um processo de conscientização sobre a relevância do BIM na contemporaneidade, seus aspectos processuais e políticos, e a desconstrução de uma visão meramente tecnológica. Inclusive, é dado a esse diagnóstico que as ações de ensino ainda não foram iniciadas, para que o BIM não fosse assimilado somente como o uso de softwares, tais como Revit e ArchiCAD, causando a repulsa decorrentes dos preconceitos daqueles menos entusiastas em relação à incorporação das tecnologias de informação e comunicação nas diversas áreas da Arquitetura e do Urbanismo. Havia uma demanda por ações que pudessem promover uma transformação comportamental dos discentes e docentes, para, posteriormente, haver o terreno bem pavimentado propício para o desenvolvimento de uma implementação abrangente do BIM. Porém, agora, já são vislumbradas ações de ensino, como minicursos e oficinas, voltados para toda a comunidade interna da FAU. Verifica-se, também, a necessidade por ações de recrutamento de discentes, docentes e TAEs, uma vez que a adesão voluntária para a composição da Célula BIM FAU/UFJF e o engajamento nas atividades propostas ainda percebem-se aquém do desejado e do necessário para uma verdadeira implementação do BIM. De todo modo, deve-se destacar que, aos poucos, a Célula BIM FAU/UFJF, com um pouco mais de um ano de existência, vem dando sua contribuição e marcando a presença na difusão local do BIM. Cabe, ainda, ressaltar que, com as ações já desenvolvidas pela Célula BIM FAU/UFJF, espera-se que, em curto prazo, o curso capaz de implantar uma disciplina piloto, que contribua para uma efetiva implementação do BIM na FAU/UFJF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Braida Rodrigues de Paula, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Associado na Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora - MG, Brasil).

Maria Fernanda Pinheiro Assunção, Universidade Federal de Juiz de Fora

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora - MG, Brasil).

Gabriele Santos Gouvêa , Universidade Federal de Juiz de Fora

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora - MG, Brasil).

Natália Rosa Fantin , Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda na Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada na Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora- MG, Brasil).

Referências

BRASIL. Universidade Federal de Juiz de Fora. Célula BIM FAU/UFJF. 2023. (Site). Disponível em: https://www.ufjf.br/arquitetura/oportunidades/celula-bim-fauufjf/. Acesso em: 31 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

PAULA, Frederico Braida Rodrigues de; ASSUNÇÃO, Maria Fernanda Pinheiro; GOUVÊA , Gabriele Santos; FANTIN , Natália Rosa. Célula BIM FAU-UFJF: rumo à implementação do BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3361. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3361. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Planejamento de inserção de BIM na educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.