Gêmeos digitais na esfera pública

uma experiência na graduação em arquitetura e urbanismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3460

Palavras-chave:

BIM, Ensino de BIM, Gêmeos digitais

Resumo

O presente trabalho apresenta uma experiência que está sendo realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com a aplicação de gêmeos digitais, através de Internet das Coisas (IoT) e Modelagem de Informação da Construção (BIM), a fim de melhorar a gestão das edificações na instituição. Em primeiro lugar, é preciso contextualizar que a infraestrutura edificada da UFJF é gerenciada por sua Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (PROINFRA) e que, nesse momento, ainda não adaptou em todo seu escritório de projetos para uma gestão em BIM, no entanto, acreditamos que seria proveitoso à instituição que essa adaptação ocorresse em paralelo com a implantação dos gêmeos digitais buscando a compatibilização e compreensão mútua entre os projetistas e os profissionais da gestão. Neste contexto, em 2018, se inicia um projeto com objetivo de modelar as edificações da UFJF em BIM para colaborar com o gerenciamento realizado pela PROINFRA  enquadrado como um Treinamento Profissional-TP (um tipo de programa próprio da UFJF, com objetivo de permitir aperfeiçoamento profissional dos alunos em áreas de interesse específico compatíveis com a habilitação cursada) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFJF). Até a suspensão das atividades em março de 2020, devido à pandemia do coronavírus, o TP havia conseguido modelar algumas edificações, e a retomada dos trabalhos em março de 2023 toma um novo viés com a oportunidade de trabalhar com Gêmeos Digitais. Tal oportunidade se deve à iniciativa dos profissionais de Engenharia Elétrica da PROINFRA de sensoriar uma edificação visando a obtenção de dados para aprimoramento da eficiência energética no campus da UFJF. Dessa forma, surgiu o grupo de trabalho, contando com docentes, técnicos administrativos e discentes. Assim, além de contribuir com a instituição, o projeto apresenta aos discentes desafios reais, a serem superados por uma equipe multidisciplinar através de conceitos inovadores na área da manutenção e operação de edificações.

 

Este projeto de TP ainda se encontra em desenvolvimento e o planejamento das atividades se deu com base em Machado (2018). O método que a autora apresenta em sua dissertação estabelece duas linhas de processos, uma que diz respeito aos sensores e dados e outra que diz respeito ao modelo da edificação. Dessa forma, a execução dos trabalhos foi proposta para ser realizada em duas equipes, uma equipe de projetos da edificação e outra equipe de projetos e montagem dos sensores. A primeira fase foi a seleção das edificações a receberem os sensores, sendo elas o Galpão da FAU-UFJF e o prédio da Faculdade de Educação (FACED - UFJF). O primeiro foi escolhido por ser um dos edifícios cuja arquitetura foi modelada previamente, possibilitando testes e protótipos mais rápidos, e o segundo por características próprias das instalações elétricas do local, facilitando futuras análises de eficiência energética. Sendo assim, a equipe de modelagem passou à etapa seguinte que foi o levantamento das edificações, no caso da FAU-UFJF, já havia o modelo no software Revit mas que não possuía as instalações elétricas, que estão no processo de serem levantadas in loco, e no caso da FACED-UFJF, o levantamento documental mostrou que há todo o conjunto de projetos possível de ser modelado. O passo seguinte é a modelagem, no caso da FAU-UFJF resta a modelagem das instalações elétricas, no caso da FACED-UFJF, o trabalho será iniciado com base na documentação existente na PROINFRA. Então, os trabalhos começam a se aproximar da IoT, já que a etapa seguinte é dedicada a estabelecer a comunicação entre os parâmetros do modelo e os dados que serão medidos pelos sensores. Por fim, teremos uma última etapa que visa criar uma interface gráfica para a leitura e análise de dados dentro do modelo de projeto.

 

Até o momento, este projeto vem apresentando resultados muito promissores, principalmente em relação à participação discente. Apoiada em uma aprendizagem baseada em projetos, a natureza prática das atividades,  bem como a multidisciplinaridade do tema vem trazendo engajamento e interesse da equipe aos trabalhos com gêmeos digitais. O fato de o TP tratar de uma etapa do ciclo de vida da edificação que raramente é vista no curso de Arquitetura e Urbanismo, no caso a etapa de manutenção e operação, também traz resultados positivos e os alunos percebem diretamente a relação com as disciplinas de modelagem em BIM, técnicas construtivas e instalações prediais. A dedicação dos discentes ao TPl é de 12 horas por semana e suas atividades envolvem uso dos softwares da Autodesk, principalmente AutoCAD e Revit, incluindo o Dynamo, e planilhas Google. A equipe que trabalha com a modelagem da edificação vem desenvolvendo competências do conjunto operacional relacionadas ao tópico de Modelagem em Geral (o01) e entendendo as interfaces com o tópico de Operação e Manutenção (o06), em um processo em estágio colaborativo . Os usos gerais do modelo BIM aplicados por esta equipe são de Modelagem de Arquitetura (1010), Modelagem de Sistemas de Iluminação (1250) e Baixa-Tensão (1320). Entre os usos de domínio destacamos a Representação como Construído (2030) e a Interface BIM/IoT (8050) (BIMEXCELENCE.ORG, 2023).

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Biografia do Autor

Aristides Perobelli Fonseca, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense. Arquiteto na Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora - MG, Brasil)

Natália Rosa Fantin, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrado em Ambiente Construído pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Arquiteta e Urbanista na Companhia Municipal de Habitação e Inclusão Produtiva (Juiz de Fora - MG, Brasil)

Sarah Victoria Gardenal Lourenço, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora - MG, Brasil)

Álvaro Gotelip Costalonga, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduando em Engenharia Elétrica - Sistemas de Potência na Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora - MG, Brasil)

LucasBarbosa Cardoso dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação na Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora - MG, Brasil)

Referências

BIM excellence. 200 series. Disponível em: https://bimexcellence.org/resources/200series/201in/. Acesso em 05 de set. de 2023

MACHADO, F. M. BIM e Internet das Coisas para o Monitoramento do Consumo de Energia da Edificação. 2018. 170 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

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Publicado

2023-11-02

Como Citar

FONSECA, Aristides Perobelli; FANTIN, Natália Rosa; LOURENÇO, Sarah Victoria Gardenal; COSTALONGA, Álvaro Gotelip; SANTOS, LucasBarbosa Cardoso dos. Gêmeos digitais na esfera pública: uma experiência na graduação em arquitetura e urbanismo . In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3460. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3460. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

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