BIM no ensino ou ensino do BIM? Discutindo estratégias para disseminação da plataforma

Autores

Palavras-chave:

BIM, Tecnologias digitais, gestão do processo de projeto, ensino de arquitetura, ensino de engenharia

Resumo

A produção em arquitetura e engenharia passa por um processo de atualização constante em função dos avanços tecnológicos. Tais mudanças comumente são impulsionadas pelas descobertas na área de materiais de construção e tecnologias construtivas. Desde a segunda metade do século XX, o setor tem descoberto as possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais aplicadas ao processo de projeto e construção, com destaque para a plataforma BIM – Building Information Modeling – que permite a modelagem da informação relacionada à produção de edificações. A oportunidade de testar digitalmente diferentes soluções de projeto simulando o desempenho em relação à segurança estrutural,  conforto ambiental e proteção ao fogo – para citar alguns exemplos – oferece novas possibilidades aos profissionais. Estes, de maneira geral, não foram devidamente preparados – durante o curso de graduação – para  explorar todo o potencial oferecido pelas novas tecnologias. Entre as razões para este descompasso, citam-se: a rapidez na evolução das ferramentas digitais,  a falta de infraestrutura de ensino, a falta de treinamento dos docentes nas novas tecnologias, entre outras. Ao avaliar os modelos para inserção da plataforma BIM no dia-a-dia dos estudantes de arquitetura e engenharia, é preciso analisar qual a melhor estratégia. A proposta desse trabalho passa pela discussão sobre a inserção do BIM no ensino. Advoga-se a favor de um modelo combinado, associando disciplinas específicas para o ensino do BIM com disciplinas nas quais os docentes utilizam as possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais na transmissão dos conteúdos específicos das disciplinas do curso de arquitetura e/ou engenharia. Entre as experiências utilizando as tecnologias digitais citam-se as possibilidades oferecidas pela plataforma na preservação digital do patrimônio. Pesquisas realizadas durante o curso de graduação em arquitetura e também mestrado profissional, refletem alternativas a serem exploradas no ensino de história e tecnologia das construções. Em contrapartida, observa-se certa resistência entre os alunos de graduação em testar as novas tecnologias. Experiência didática realizada junto aos alunos do curso de graduação em arquitetura, revelou o uso tímido das ferramentas digitais, com a adoção de técnicas tradicionais na gestão do processo de projeto.  Vale ressaltar que, no futuro (não muito distante) a tecnologia/processo/plataforma BIM provavelmente estará ultrapassada e será substituída por opções ainda não imaginadas.  Dessa forma, o ensino de arquitetura e engenharia deve fomentar a “resiliência tecnológica” entre os futuros profissionais, para que sejam capazes de incorporar, no futuro, de forma tranquila, outras tecnologias (digitais ou não) na produção do ambiente construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

SALGADO, Monica Santos. BIM no ensino ou ensino do BIM? Discutindo estratégias para disseminação da plataforma. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–34. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/93. Acesso em: 27 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.