O estudo dos materiais de construção e sua sistematização em ferramenta BIM para integração às disciplinas de projeto de arquitetura do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ

Autores

Palavras-chave:

Disciplina de graduação, Modelagem, Projeto

Resumo

Este artigo tem como objetivo a apresentação dos resultados da primeira atividade do projeto de pesquisa “O BIM como ferramenta de modelagem dos conhecimentos da tecnologia da construção para o projeto arquitetônico” financiado pela UFRRJ. A pesquisa tem como objetivo geral o desenvolvimento de modelos BIM de elementos da construção a partir de detalhes técnicos, das propriedades, das especificações, dos manuais e normas técnicas, dos critérios de desempenho e de controle da qualidade, das certificações, da oferta no mercado nacional e do orçamento pesquisados nas disciplinas de Tecnologia da Construção I e II. Para tanto, iniciou-se a modelagem BIM pelas informações sobre os tipos de Paredes buscando sistematizar as informações de acordo com as Normas da ABNT (NBR 12.006-2, 15.965-1, 2, 3 e 7). Como a NBR 15.965-4 e 15.965-5 relativas às funções, equipamentos, componentes, elementos e resultados encontram-se ainda em fase de finalização, partiu-se para a criação dos códigos. A partir da NBR 15.965-1 estabeleceu-se o código para Vedação como “Produtos da Construção” (Tabela 2C), da Alvenaria como “Elementos da Construção” (Tabela 3E) e criação dos tipos de alvenaria como “Resultados de serviços da construção” (Tabela 3R). Para criação dos tipos foi considerado: (a) espaço: “Exteriores” e “Interiores”; (b) função construtiva: “Não estrutural” e “Estrutural”; (c) materiais: “Bloco cerâmico”, “Bloco de concreto”, “Bloco de concreto celular autoclavado”, “Bloco sílico-calcáreo” e (d) assentamento: “Meia-vez”, “Uma vez” e “Uma vez e meia”. Os tipos foram criados no Autodesk Revit considerando as famílias de sistemas “Parede arquitetônica” e “Parede estrutural”. Os códigos foram incorporados à tabela KEYNOTE para que os desenhos técnicos contenham as anotações dos códigos. Os códigos dos tipos de vedações serão correlacionados com os códigos da composição de custos do SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) para que a elaboração de estimativas de custo seja mais automática. O modelo BIM com as informações construtivas junto com as bibliotecas, templates, nomenclaturas e estruturas de arquivos estabelecidos com os alunos na disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura II, serão utilizados na disciplina de Projeto de Arquitetura II alocada no quinto período. Para tal, foi levantado o processo de projeto adotado e quais os conhecimentos que podem e devem ser integrados no projeto colaborativo: a) tecnologia da construção: estudo dos materiais, elementos e sistemas construtivos como madeira, alvenaria, coberturas, acabamentos, isolamentos, impermeabilizaçãopara especificação no projeto; b) conforto térmico: propriedades das superfícies e materiais como transmissão, resistência, inércia térmica para o desempenho térmico e c) projeto estrutural de concreto armado (pré-dimensionamento de pilares e lajes). Em seguida, para o projeto colaborativo será planejado: a) as funções e as responsabilidades; b) as atividades de projeto (programa físico-funcional, restrições legais, análises locaisdas condicionantes físicas emodelagem das condições existentes, definição de requisitos de desempenho, planejamento das etapas de projeto, estimativa de custos, prazos, insumos e nível de detalhamento do modelo do projeto (LOD); c) os produtos a serem desenvolvidos: representação gráfica técnica, estudo volumétrico, quantitativos e especificações, maquete eletrônica, detalhamento técnico das soluções da envoltória. Os modelos BIM dos projetos deverão ser utilizados em disciplinas dos próximos semestres: a) Tecnologia da Construção III: planejamento da construção-4D e análise de custo-5D; b) Projeto estrutural de concreto II: otimização do desempenho da solução estrutural e c) Conforto Ambiental III: da eficiência energética -6D). Numa próxima etapa será realizado o treinamento da equipe de professores para utilização de aplicativos e prevê-se implantação do BIM no Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo e na COPEA da UFRRJ. Pretende-se testar a utilização da tecnologia BIM antes da implementação da reforma curricular no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ que tem como princípio a integração disciplinar.

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

ARAUJO, Ana Paula Ribeiro; RIBEIRO, Emília Martins. O estudo dos materiais de construção e sua sistematização em ferramenta BIM para integração às disciplinas de projeto de arquitetura do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/95. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Conteúdo didático desenvolvido

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