Utilização de novas tecnologias de informação e da comunicação na aprendizagem de projetos estruturais protendidos

Authors

  • Fábio Albino Souza Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

Keywords:

BIM, Protendido, TIC

Abstract

Sabe-se que o potencial das tecnologias da informação e comunicação são cada vez maiores, facilitando a integração das pessoas e promovendo uma reorganização no sistema educacional criando novas maneiras de pensar e conviver (LEVY,1998).  No entanto (BARBOSA et. al., 2004) relembra que para as escolas e educadores é importante saber como aplicar o potencial que já existe nos componentes pedagógicos bem como os processos de ensino e de aprendizagem. Soltoski e Souza (2011) relatam que existe a necessidade de avaliar se as novas tecnologias estão sendo proveitosas ou não para o processo de aprendizagem dos alunos. Sendo assim se torna um desafio para o professor elaborar um plano de ensino evidenciando o uso das novas tecnologias e, gradativamente avaliar e observar se as mesmas estão trazendo benefícios para os alunos através da sua aceitação. A elaboração de um projeto estrutural envolve inúmeras etapas, sendo as principais: concepção estrutural, análise estrutural, dimensionamento e detalhamento. Todas as etapas são imprescindíveis, mas a concepção estrutural tornou-se a mais importante, pois é a única que até os dias de hoje não pode ser feita automaticamente através de um software, ou seja, quem deve definir a estrutura é sempre o engenheiro. Ao conceber a estrutura, ou seja, imaginar a solução mais adequada, o engenheiro deve prever seu respectivo comportamento (KIMURA, 2007). Nos últimos 35 anos houve uma evolução dos equipamentos e ferramentas para projetos estruturais onde inicialmente os projetos eram dimensionados por réguas de cálculo (objetos de museu), computadores enormes com armazenamento de poucos bytes e calculadoras programáveis (CARVALHO, 2012).  Os projetos estruturais eram confeccionados sobre uma mesa de madeira com lápis e papel e atualmente podem ser concebidos com a tecnologia BIM (Building Information Modeling) onde cada aluno com seu dispositivo móvel pode através de um aplicativo interagir com seus colegas, visualizar dados relevantes e informações de um edifício em 3D lhe dando uma visão espacial muito próxima da realidade, o que era impossível alguns anos atrás. Atualmente após a concepção realizada pelo engenheiro é possível processar o cálculo de um edifício em minutos, sendo os mais altos em horas na qual os resultados podem ser enviados por e-mail ou até mesmo armazenados em uma cloud (nuvem). Diante dos fatos apresentados torna-se cada vez mais necessário ensinar e preparar os alunos de Engenharia Civil para estarem aptos e dominarem de forma responsável tais tecnologias, onde possam visualizar os benefícios e também as suas limitações. Assim o objetivo geral do artigo foi investigar as ferramentas com ênfase em BIM, pois são as ferramentas mais avançadas e que podem proporcionar um novo panorama no ensino e aprendizagem em projetos estruturais. O artigo apresenta uma metodologia de pesquisa exploratória com coleta de dados  por pesquisas bibliográficas e foi dividido em capítulos : Iniciando com à revisão da literatura existente, passando por conceitos fundamentais sobre projetos estruturais, e encerrando o tema apresentando o foco em ferramentas BIM.  As ferramentas com ênfase em BIM mostram sua interatividade e implementações na sala de aula no intuito de contribuir para a formação inicial do engenheiro civil de uma maneira diferenciada, dinâmica e atrativa. Por fim serão mostradas técnicas em que o professor pode aplicar em sala de aula para que o aluno desenvolva todo seu potencial com as ferramentas utilizadas de uma maneira em que os conceitos de engenharia sejam colocados em prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-09-17

How to Cite

SOUZA, Fábio Albino. Utilização de novas tecnologias de informação e da comunicação na aprendizagem de projetos estruturais protendidos. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/117. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Experiência didática realizada

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.