O ensino da disciplina de Gestão de Obras com aplicação de técnicas do BIM (Building Information Modeling) na Engenharia Civil-Aeronáutica do Instituto Tecnológico da Aeronáutica

Autores/as

Palabras clave:

BIM, Gestão, Interoperabilidade, Colaboração, Planejamento

Resumen

Em 2015 o ITA com apoio da Fundação Cassiano Montenegro Filho, criou seu primeiro Laboratório BIM, com solução completa da Autodesk, já com o intuito de disseminar essa cultura para seus alunos do curso de Engenharia Civil-Aeronáutica. A tecnologia BIM inicialmente foi apresentada aos alunos do último ano em formato de Palestras a partir de 2016, acompanhada de algumas demonstrações e estudos de caso. Com o início da implantação do processo BIM na Força Aérea Brasileira em 2018 e subsequente divulgação do Decreto Lei nº 9377 de 17 de maio de 2018 que institui o plano estratégico BIM-BR com o objetivo de criar um ambiente propício à sua implantação e desenvolvimento desta técnica, tornou-se mandatória a revisão das disciplinas de projeto nas escolas de Arquitetura e Engenharia Civil, de forma a adotarem as técnicas de modelagem que propiciam a implementação do processo BIM. A partir de 2018, a disciplina de Gestão de Obras começou a ser ministrada com vistas para as técnicas implementadas no BIM, que contribuem e otimizam os serviços de fiscalização e medição em campo num formato teórico. Esse ano, ela já está sendo ministrada utilizando-se de um projeto piloto para formalizar as diferenças de gestão da obra ao se deparar com o projeto desenvolvido em ambiente colaborativo do BIM e sua interoperabilidade de informações. A partir desse projeto piloto, os alunos desenvolvem o 4D e 5D (5D = 3D + 4D TIME SCHEDULE + COST, Autodesk) com a aplicação Navisworks Manager da Autodesk. O objetivo é chegar ao modelo 4D e apresentar técnicas de VDC (Virtual Design Construction). O processo de ensino de disciplinas de projeto nas escolas voltadas para AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) deverá se iniciar pela Expressão Gráfica, matéria que apresenta pela primeira vez a modelagem computacional do projeto de uma edificação no curso fundamental. O BIM se integra a todas as disciplinas de projeto, e ainda às disciplinas voltadas para a gestão, tais como orçamentação, planejamento, sustentabilidade e após o término da obra, sua manutenibilidade e operacionalidade (XD). Dessa forma os conceitos mais importantes do BIM vão se sedimentando ao longo da carga horária do curso e sua interdisciplinaridade. É importante incluir também, práticas de certificação Verde tais como AQUA (Alta Qualidade Ambiental), LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) entre outras, pois o Green BIM interage com o processo de projeto sustentável, por ex.: eficiência energética e água de reuso, cada vez mais exigidas principalmente em edificações industriais e comerciais que usualmente pleiteiam essas certificações. O projeto deve prever uma avaliação dessas práticas otimizando-as cada vez mais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-11-21

Cómo citar

MARIA, Monica Mendonça; LIMA, Maryangela Geimba de. O ensino da disciplina de Gestão de Obras com aplicação de técnicas do BIM (Building Information Modeling) na Engenharia Civil-Aeronáutica do Instituto Tecnológico da Aeronáutica. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/225. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Experiência didática realizada

Artículos similares

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.