Aplicação da plataforma BIM no ensino aprendizado da disciplina de fundações

Autores/as

  • Amanda Maria Sousa Oliveira
  • João Lucas Lopes de Medeiros
  • Lucas da Silva Sousa
  • Francisco Davi de Lima Pinto
  • Davi Valente Santos Faculdade Ari de Sá

Palabras clave:

Ensino, BIM

Resumen

As fundações são responsáveis por distribuir as reações de apoio (carga) da construção para o solo de forma segura e eficaz, para que não ocorram anomalias estruturais no elemento construído. Por isso, a escolha do tipo de fundação é algo fundamental para garantir o correto processo construtivo da estrutura, tendo como preceito essencial a elaboração e concepção de um projeto feito por um engenheiro capacitado. Aprimorar o plano de ensino com novas ferramentas e metodologias no curso de Engenharia Civil é de fundamental importância, pois é dessa forma que os alunos entendem o que está sendo ministrado tanto na teoria como na prática, e para tal objetivo é necessário inovações no âmbito de ensino. A disciplina de fundações que é ofertada ao decorrer do semestre do curso, requer que o corpo discente tenha maturidade no assunto, desta forma se faz necessário ao professor ministrar o conteúdo com ferramentas que tenha o objetivo do desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno. Desta forma, a plataforma BIM tem diversas aplicações que se faz necessário para o estudo da disciplina de fundações, que alinhado a disciplina de projeto integrador, traz a aplicação de entendimento teórico e prático da compatibilização de projetos, auxiliando desta forma no entendimento de todo o processo por parte do aluno. Diante disso este trabalho tem por objetivo realizar um estudo da plataforma Bim voltada para a disciplina de fundações aonde por meio da aplicação do Revit na disciplina de Projeto integrador VIII que é ofertada dentro da grade curricular do curso de engenharia civil da Faculdade Ari de Sá. Tal disciplina objetiva a construção e dimensionamento de uma casa dentro do Revit, na qual o aluno desenvolve toda a concepção do projeto de estruturas e de fundações, alinhando tal fundamentação com a aplicação de entender a modelagem com visões 3D do objeto em questão. Dentro da modelagem executada foi possível alinhar quesitos que a norma ABNT NBR 6122:1994 estabelece de como a estrutura se comporta, bem como realizar dentro dos conceitos adquiridos qual tipo de fundação seria a melhor utilizada para a estrutura na qual o aluno desenvolveu, a aplicação desta forma de ensino proporcionou ao fim da disciplina adquirir conhecimentos aplicados ao desenvolvimento de projetos de fundações dentro da plataforma, como também executar a estrutura dentro do Revit de forma a criar um melhor engajamento ao aluno de modo a estar apto para desenvolver projetos de fundações com conceitos Bim.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-11-21

Cómo citar

OLIVEIRA, Amanda Maria Sousa; MEDEIROS, João Lucas Lopes de; SOUSA, Lucas da Silva; PINTO, Francisco Davi de Lima; SANTOS, Davi Valente. Aplicação da plataforma BIM no ensino aprendizado da disciplina de fundações. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/263. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Planejamento de execução BIM educacional (disciplina ou curso)

Artículos similares

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.