Aprimoramento da disciplina de Instalações Hidráulicas Prediais por meio de aplicações teóricas-práticas e do Projeto Integrador

Autores

  • Mateus Vieira Lima
  • João Lucas Lopes de Medeiros
  • Lucas da Silva Sousa
  • Francisco Davi de Lima Pinto
  • Anderson Ruan Gomes de Almeida

Palavras-chave:

Ensino, Projeto, BIM

Resumo

Existem hoje muitas companhias no mundo todo que estão desenvolvendo projetos utilizando processos BIM. Estas companhias estão procurando profissionais que possam efetivamente trabalhar em projeto com a nova metodologia. Há uma grande expectativa que a Modelagem das Informações da Construção levem mudanças no desempenho dos profissionais do setor da engenharia civil. A eficiência na construção civil está intrinsecamente relacionada aos avanços tecnológicos, tanto os que dizem respeito aos materiais e técnicas construtivas, contudo, majoritariamente aos que se referem às etapas conceptivas do projeto. A utilização de softwares na elaboração de projetos proporciona maior eficácia em redução de tempo, custos e erros de execução. Para atender a esta demanda muitas universidades têm implementado uma variedade de cursos para expor os alunos a esse novo paradigma. Tendo em vista tais considerações, o presente artigo tem como objetivo utilizar a plataforma BIM, através do software REVIT, no ensino das disciplinas de instalações hidráulicas prediais e projeto integrador, aos alunos do 6º semestre da Faculdade Ari de Sá, avaliar o impacto da nova tendência no ensino de projetos de engenharia e posteriormente avaliar o rendimento acadêmico dos discentes na produção desses projetos. Para tal, foram ministradas aulas teóricas, sendo exclusivamente para assuntos relacionados ao dimensionamento, conceituados na ABNT NBR 15267:2017 e na ABNT NBR 15206:2005. Em paralelo à sala de aula, os alunos executaram projetos através do REVIT, pela disciplina de projeto integrador no laboratório de BIM da faculdade. Acredita-se que o BIM seja a nova tecnologia que irá contribuir tanto para o ensino de projeto de edificações quanto para o melhor desempenho do processo de projetos, minimizando erros, principalmente em obras. Após a conclusão dos projetos, foi possível observar a redução de erros de concepção que comumente é encontrado quando se projeta ‘’a mão’’, observou-se também, a capacidade cognitiva dos alunos em identificar e sanar falhas provenientes de incompatibilidade de instalações, e na imprecisão de quantitativos. Tal método proporcionou maior rendimento do aluno no processo ensino-aprendizado, incrementando valores à inserção do BIM na grade curricular do curso de Engenharia Civil, bem como uma melhor concepção da execução de projetos dentro da plataforma que hoje vem se tornando tendência inovadora no ramo das engenharias, a produção de um projeto dentro da plataforma bim proporciona desde o construtor até ao engenheiro uma melhor aplicação de compatibilização e dimensionamento de projetos hidrossanitários, bem como uma melhor forma de projeção e escolha da passagem de dutos e outras aplicações de projetos.

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Publicado

21/11/2019

Como Citar

LIMA, M. V. .; MEDEIROS, J. L. L. de .; SOUSA, L. da S. .; PINTO, F. D. de L. .; ALMEIDA, A. R. G. de. Aprimoramento da disciplina de Instalações Hidráulicas Prediais por meio de aplicações teóricas-práticas e do Projeto Integrador. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/264. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Planejamento de execução BIM educacional (disciplina ou curso)

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