A percepção de docentes e discentes sobre a adoção do BIM no ensino de graduação em engenharia civil

Autores/as

  • Antonio Jean Nascimento de Castro Universidade Federal do Ceará
  • Gabriela Rodrigues da Costa <p>Universidade Federal do Ceará</p><p> </p>
  • Luis Felipe Cândido Universidade Federal do Ceará, campus de Crateús http://lattes.cnpq.br/6256386817910930

Palabras clave:

Modelagem de Informação da Construção, BIM, implantação, envolvimento, interdisciplinaridade

Resumen

A Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling, BIM) é uma das principais metodologias de gerenciamento na indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) e tem revolucionado a forma de planejar todo o ciclo de vida de uma edificação. Isto tem levado a uma reestruturação da indústria da AEC e exigido profissionais capazes de compreender e aplicar esta nova forma de gerenciar a construção, o que demanda uma reestruturação, também, do ensino de graduação. Contraditoriamente, a implantação do BIM no ensino de graduação ainda é incipiente e a literatura indica que as instituições de ensino superior não incorporaram a temática em seus cursos, tornando relevante o desenvolvimento de estudos que promovam um avanço do BIM no campo educacional com a sua introdução em disciplina(s) ou em cursos de graduação. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo confrontar as perspectivas de discentes e docentes da Universidade Federal do Ceará, Campus de Crateús acerca do envolvimento com o BIM na graduação de engenharia civil, tornando possível caracterizar o estágio atual de envolvimento e traçar estratégias para a sua efetiva implantação. Para tal, realizou-se, por meio de um questionário eletrônico estruturado, uma survey que resultou em 103 respostas de estudantes (53,4% do total) e nove entrevistas em profundidade, cobrindo todo o corpo docente de formação específica em engenharia civil. Como resultados, identifica-se diversos benefícios que a implementação do BIM pode agregar para o contexto do ensino-aprendizagem na graduação como a melhoria da qualidade dos trabalhos (projetos) desenvolvidos nas disciplinas, ajuda na visualização e compreensão dos conceitos aprendidos nas disciplinas e aumento da interdisciplinaridade (um mesmo modelo de construção pode ser aplicado a diferentes disciplinas). Destaca-se o descompasso entre a alta expectativa dos discentes, que já estão se envolvendo com a temática em diferentes estágios de aprofundamento, e a falta de capacitação e envolvimento do corpo docente para apoiá-los. A falta de visão sobre aplicabilidade e a dificuldade em incluir novos conteúdos em uma disciplina sem aumentar a carga horária mostraram-se como as principais barreiras na visão dos docentes. Estes fatores também se apresentam como barreiras à incorporação do BIM na estrutura curricular do curso, apesar do reconhecimento da importância da temática na universidade e no mercado de trabalho. Pode-se concluir que o envolvimento com o tema na instituição ainda é incipiente, não sustentando a formação em BIM de modo satisfatório e que a atual estrutura curricular prevê ementas com conteúdo extenso e com pouco espaço para implementação de novas formas de aprendizado, dentre elas o BIM.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BASTOS, P. E. de A.; LORDSLEEM JUNIOR, A. C. O ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 4, p.45-61, out./dez, 2016.

DANTAS FILHO, J. B. P.; BARROS NETO, J. DE P.; ANGELIM, B. M. Mapeamento do fluxo de valor de processo de construção virtual baseado em BIM. Ambiente Construído, v. 17, n. 4, p. 343–358, dez. 2017.

MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing - Uma Orientação Aplicada. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

KEHL, C., STUMPF, C. D., ROSA, D. C., SILVA, A. F., ISATTO, L. E. Ensino de BIM em um curso de Arquitetura e Urbanismo: avaliação da percepção de demanda. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2018.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

ROMCY, N. M. E S; TINOCO, M. B. M.; CARDOSO, D. R. A introdução do BIM em cursos de arquitetura e urbanismo: relato comparativo de duas experiências. In: ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 7., 2015, Recife. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2015.

Publicado

2019-11-21

Cómo citar

CASTRO, Antonio Jean Nascimento de; COSTA, Gabriela Rodrigues da; CÂNDIDO, Luis Felipe. A percepção de docentes e discentes sobre a adoção do BIM no ensino de graduação em engenharia civil. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/266. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Planejamento de execução BIM educacional (disciplina ou curso)

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.