Tecnologia e gestão BIM no curso de graduação de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1882Palavras-chave:
BIM, Competências, Tecnologia, DidáticaResumo
A disciplina anual Tecnologia e Gestão BIM é ministrada no último ano do curso de graduação de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia. A carga horária é de 80h, 2 hs semanais. As turmas são compostas por até 25 alunos, para permitir maior interação entre os grupos de trabalho criados. Esta disciplina se propõe a fomentar as competências em BIM, contribuindo para o aprendizado e formação do aluno, onde através de conhecimentos adquiridos, atitudes e habilidades, ele possa, inserido no mercado de trabalho, vencer os obstáculos para a adoção do BIM no Brasil. A estratégia adotada para este ano letivo, ainda está em andamento. Inicialmente a ênfase é dada para que o aluno perceba a construção de forma sistêmica e enxergue todo o ciclo de vida de um empreendimento. Através do conhecimento, é possível que os alunos se tornem receptivos a novos desafios e dentro de uma visão disruptiva possa melhorar os processos atuais adotados nas empresas, para uma evolução positiva, onde todos se beneficiam.
As turmas são divididas em grupos de alunos, que “criam empresas” que podem ser atuantes em quaisquer segmentos da engenharia civil, como, projetos, planejamento, construção, captação de negócios, recuperação e manutenção. Definem o que esperam alcançar com as mesmas, ou seja, objetivos, produtos, equipes, envolvidos, riscos, entre outros, para que possam aplicar os conceitos fundamentais apresentados na disciplina Tecnologia e Gestão BIM. Ao longo das aulas, os alunos percebem a importância do trabalho colaborativo e os benefícios da implantação da metodologia BIM. Os grupos se reúnem, discutem e trazem para as “empresas que criaram” essa sistemática de trabalho, para alcançar os benefícios apresentados nas literaturas. O conteúdo é previamente disponibilizado no site da disciplina e assunto a ser desenvolvido é apresentado no início da aula, seja conceitualmente, como também um exemplo de aplicação e atuação de uma empresa ou uma obra. Através da compreensão dos conceitos que compõe a estratégia Bim, a disciplina permite ao aluno, uma nova visão e evolução ao conceber, projetar, analisar, planejar, quantificar, coordenar e executar um empreendimento, bem como preparar seu empreendimento para adequado uso e manutenção. A tecnologia Bim possibilita ao futuro profissional realizar a gestão do processo de produção de projetos, construção e manutenção de obras civis mediante objetivos e necessidades do cliente, recursos e prazos disponíveis, dentro de uma visão sistêmica e multidisciplinar. Os conceitos fundamentais do BIM implementados no ciclo de vida de uma construção permite ao profissional uma grande contribuição não apenas ao incorporador, ao construtor através de controles mais precisos dos insumos e processos construtivos, aos projetistas através do desenvolvimento de projetos desenvolvidos de forma integrada, simultânea, compatível, bem como beneficia o cliente e usuário através de repositório de informações que facilita o uso, manutenções preventivas e corretivas dos ativos; portanto, ações que refletem positivamente na sociedade como um todo, no ecossistema. Para o desenvolvimento do conteúdo programático da disciplina, a metodologia didático-pedagógica contempla aulas conceituais expositivas, dinâmicas entre grupos de alunos para perceber como iniciar a implantação e implementação nas empresas criadas, analisar o escopo da empresa e buscar softwares BIM que devem ser adquiridos para o desenvolvimento dos projetos, bem como a necessidade de infraestrutura e tecnologia de informação, treinamentos e trabalhos em equipes. Utilizar como exemplo, o que o mercado apresenta em seus “cases”, para inspirar atitudes que favoreçam o engajamento dos envolvidos, em função dos benefícios apresentados. “Cases”, estes, apresentados em forma de vídeos ou artigos técnicos pertinentes aos temas desenvolvidos dentro da tecnologia BIM.
Os conhecimentos, habilidades e atitudes, propostos pela disciplina Tecnologia e Gestão BIM, são: Estudar as atividades que compõe um empreendimento e a utilização dos conceitos BIM para a gestão de projetos, construção e manutenção de ativos. Orientar o cliente a organizar suas necessidades conforme prioridades para mudanças organizacionais segundo conceitos fundamentais do BIM. Conceber de forma sistêmica questões de engenharia através do Plano de Execução Bim. Visualizar através da pré construção ainda em fase de concepção do empreendimento, parâmetros construtivos adequados para soluções de engenharia. Pesquisar, novas tecnologias e plataformas BIM no ciclo de vida do empreendimento. Analisar fluxos de trabalho que permitam a compatibilização e coordenação de projetos multidisciplinares que compõe o empreendimento. Considerar aspectos humanos, ambientais, temporais, legais e de segurança para a produção. Trabalhar de forma colaborativa. Coordenar equipes multidisciplinares. Atuar com responsabilidade ética e profissional. Perceber a importância de implantar a tecnologia Bim em cada fase de uma construção. Relacionar os diferentes softwares BIM aos objetivos do empreendimento. Incorporar novas estratégias de planejamento do projeto. Difundir informações de forma colaborativa com contratantes e contratados. Prever possíveis problemas na implantação e produção da construção através da pré- construção. Ser pró-ativo e trabalhar em equipe. Ter comprometimento e envolvimento para solucionar problemas. Ter pré disposição para a busca do conhecimento e mudanças. Atender com responsabilidade e ética profissional, cada fase que compõe o ciclo de vida de um empreendimento, os objetivos propostos com qualidade e dentro de custos realistas. Conceber empreendimentos através dos conceitos BIM, valorizando a fase de projetos, planejamento, construção e manutenção seguindo uma nova concepção organizacional. Recomendar inovações tecnológicas para controlar a segurança na obra. Adotar sistemas construtivos off-site para redução de impacto ambiental negativo. Propor, analisar e avaliar alternativas de solução para selecionar a mais adequada, considerado critérios técnicos, econômicos, financeiros, sociais, éticos e ambientais. Organizar informações e programar o uso, ferramentas e tecnologias mais adequadas aos diferentes empreendimentos. Assim sendo, pode-se considerar que com as possibilidades oferecidas para o desenvolvimento do aluno, certamente ele tem a competência de compreensão dos fundamentos e aplicação prática inicial do processo BIM. O maior desafio é propor ao aluno, que se permita analisar a metodologia BIM e seus benefícios, ao invés de se aliar às resistências, frustações e inércias que muitas vezes vivencia na empresa em que estagia. Fazer com que ele compreenda o que é o BIM e dissemine conhecimento de forma a contribuir com as dificuldades para sua real implementação, favorecendo a sociedade como um todo.
Downloads
Referências
AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO. Coletânea Guias BIM ABDI; MDIC.
Brasília: ABDI-MDIC, 2017. Disponíveis em: https://www.abdi.com.br/projetos/modernizacao-da-construcao. Acesso em 17/08/2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR