Explorando a realidade virtual como ferramenta pedagógica na análise de projetos arquitetônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6233

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Projeto Arquitetônico, Educação, Simulações Virtuais Imersivas

Resumo

A indústria da construção tem investido em ferramentas tecnológicas, como a Realidade Virtual (RV), visando facilitar a análise e compreensão dos projetos arquitetônicos. A utilização de ferramentas avançadas para visualizar espaços projetados não se limita apenas aos profissionais de projeto, mas também se mostra uma poderosa ferramenta de aprendizagem para estudantes. Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial de aplicação de ferramentas de RV e simulações imersivas no processo de concepção e desenvolvimento de propostas arquitetônicas no contexto educacional. A metodologia aplicada consistiu em uma Avaliação Pré-Projeto conduzida com alunos do terceiro ano, onde foram desenvolvidas propostas de projeto para os espaços que compunham o programa de necessidades de um Centro Cultural, de Lazer e Esporte. Foi estipulado o desenvolvimento de duas a quatro propostas de projeto para cada ambiente, com o intuito de incentivar a discussão a partir da análise de circulação, leiaute, dimensionamento e iluminação. Os resultados indicaram que as simulações imersivas contribuíram significativamente para a discussão dos diferentes projetos. Os estudantes consideraram a RV uma ferramenta de significativa contribuição para o avanço do desenvolvimento dos projetos. A contribuição deste estudo reside na capacidade de aprimorar a comunicação, a compreensão e a avaliação dos alunos em aspectos espaciais do projeto arquitetônico.

Biografia do Autor

Juliana Bambini Mandola, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (2021) pela Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo no Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação. 

César Imai, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutorado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2018). Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina no curso de Arquitetura e Urbanismo. 

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

MANDOLA, Juliana Bambini; IMAI, César. Explorando a realidade virtual como ferramenta pedagógica na análise de projetos arquitetônicos. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6233. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6233. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia da Informação e Comunicação

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