Recomendações projetuais de instituição de ensino adaptadas para o Transtorno do Espectro do Autismo
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6021Palavras-chave:
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)., Projeto arquitetônico., Instituição de ensino., Inclusão.Resumo
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurológica e de desenvolvimento caracterizada por déficit na comunicação social, interação social e comportamento. Como a instituição de ensino é o principal ambiente social que a criança convive fora de casa, é necessário que sua relação com este local favoreça seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. De forma a facilitar o planejamento de escolas inclusivas, o objetivo deste artigo é desenvolver um quadro de diretrizes para orientar projetos arquitetônicos de escola de ensino fundamental adaptada para pessoas com autismo. A metodologia compreendeu: aprofundamento sobre os métodos Design Sensorial e Montessoriano e aplicação das recomendações no projeto arquitetônico, bem como criação de um quadro de recomendações projetuais. Constatou-se que as principais recomendações projetuais incluem zoneamento sensorial, espaços de fuga, redução de ruído e transição gradativa e previsível. Conclui-se que as recomendações projetuais para atender ao TEA podem ser implementadas com eficácia, avançando em direção a uma sociedade mais inclusiva e consciente das diversas necessidades de seus membros.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Projeto arquitetônico. Instituição de ensino. Inclusão.
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