O Ofuscamento em salas de aula: análise de dispositivos de controle da luz natural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6205

Palavras-chave:

Luz natural, Salas de aula, Dispositivos de sombreamento, ClimateStudio

Resumo

O plug-in ClimateStudio para Rhinoceros permitiu de forma inovadora que se calcule a distribuição anual de ofuscamento em um ambiente calculando dados horários da Probabilidade de Ofuscamento pela Luz Natural, DGP, introduzindo a métrica Ofuscamento Perturbador Espacial, sDG, que espacializa o ofuscamento considerado perturbador ou intolerável (DPG > 38%) em pelo menos 5% do tempo de ocupação para 8 direções de visualização em cada ponto durante o ano. Esta nova métrica foi incorporada à NBR 15.215-3:2024, aprovada em junho deste ano. No presente trabalho foi feita avaliação de dispositivos de controle em salas de aula de ensino superior no plug-in ClimateStudio, tendo sido considerados 48 cenários: para três salas de aula, quatro tipos de dispositivo e duas alturas de visão. No melhor dos cenários obteve-se 80,5% de redução de direções de visão com ofuscamento crítico em relação ao caso base.

Biografia do Autor

Carolina Lemonge Amorim, Universidade Federal de Minas Gerais

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte - MG, Brasil.

Luisa Fiorot Dell' Santo, Universidade Federal de Minas Gerais

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte - MG, Brasil.

Giovanna Barreto de Souza Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte - MG, Brasil.

Roberta Vieira Gonçalves de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte - MG, Brasil).

Larissa Arêdes Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra e doutoranda do Programa Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG, Brasil).

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

AMORIM, Carolina Lemonge; DELL' SANTO, Luisa Fiorot; MACHADO, Giovanna Barreto de Souza; SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de; MONTEIRO, Larissa Arêdes. O Ofuscamento em salas de aula: análise de dispositivos de controle da luz natural. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–15. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6205. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6205. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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