Desafios para a implantação do Building Information Modeling (BIM) em cursos de tecnologia em construção de edifícios
DOI:
https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.551Keywords:
Modelagem da Informação da Construção, Processo Ensino-Aprendizagem, TecnoloAbstract
A demanda do mercado por profissionais capacitados em produzir modelos de informação da construção, extrair dados, detectar interferências entre projetos, gerenciar edifícios após uso e outras operações do Building Information Modeling tem sido um estímulo ao aprimoramento do processo ensino-aprendizado quanto a esta nova filosofia de projetar e construir. Entretanto, ainda é um desafio a inserção do BIM em cursos de tecnologia, e deve-se a isso a relevância desta pesquisa. Esse estudo apresenta a percepção dos alunos em um curso de tecnologia da construção, ofertado no Estado do MT, quanto às dificuldades no aprendizado do BIM, além de sugerir melhorias na metodologia de ensino. As análises abrangeram o BIM como auxílio da compreensão de outras disciplinas e o detalhamento dos tópicos de maior dificuldade no processo de modelagem. Os resultados apontam diretrizes de reestruturação curricular, indicando a partir da matriz do curso, disciplinas que podem utilizar o ensino de BIM e outras que podem utilizar modelagens paramétricas em BIM para apoio didático, além da integração de ações de pesquisa e extensão. Busca-se estimular o meio acadêmico de modo a ampliar as possibilidades de atuação profissional no contexto da Indústria 4.0 e como estratégia fundamental para o desenvolvimento tecnológico deste setor.
Downloads
References
BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. Ensino de BIM: tendências atuais no cenário internacional. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 67-80, dez. 2011.
CHECCUCCI, E. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Engenharia Civil. 2014. 235f. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador.
COSTA, J. S. Modelegem geométrica como mediadora da construção do conhecimento em desenho técnico no curso de Edificações do IFBA, campus Salvador. 2017. 155f. Dissertação (Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.
CUPERSCHMID, A.; CRUZ, M. O.; RUSCHEL, R. C. A incorporação de BIM no ensino do curso Técnico em Edificações. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 12, n. 2, p. 117-134, 2017.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MENEZES, G. Breve histórico de implantação da plataforma BIM. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, v. 18, n. 22, 2011.
MENEZES, G. L. B. B.; GIESTA, J.; BARACHO, G.O. Uma experiência gamificada do BIM em cursos técnicos. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN, XI., Santa Cruz, 2015. Anais...Santa Cruz, CONGIC/IFRN, 2015.
SANTOS, E. T.; FERREIRA, S. L.; CORRÊA, F. R.; LEITE, B. C. C.; BARISON, M. B. Relato de experiência de ensino de BIM em disciplina introdutória de curso de Engenharia Civil. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XVI., São Paulo, 2016. Anais... São Paulo: ENTAC/USP, 2016.