Construtechs e proptechs brasileiras: uma análise exploratória dos fatores de inserção no mercado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.432

Palabras clave:

Startups, Estágios de desenvolvimento, Fatores de mercado, Inovação

Resumen

Iniciativas relacionadas a inovação e tecnologias disruptivas vem ganhando destaque entre os diversos setores vislumbrando nas startups o mecanismo para vencer a barreira analógica. Portanto, é essencial analisar como a realidade da construção brasileira se desenvolve diante das inovações tecnológicas que reverberam e, mais precisamente, quais os fatores determinantes para a inserção de construtechs e proptechs no mercado. Este artigo aponta algumas relações entre os estágios de desenvolvimento de construtechs e proptechs com os fatores determinantes para a sua inserção no mercado. O método de pesquisa adotado foi a pesquisa de campo do tipo exploratória. A partir da amostra final de 49 respondentes, os fatores de inserção “conhecimento dos líderes sobre o setor e mercado de atuação” e “dedicação exclusiva dos fundadores” destacaram-se frente aos demais. Uma análise qualitativa dos dados permitiu a reflexão de como cada um destes fatores pode se relacionar com os estágios de desenvolvimento de construtechs e proptechs. Como contribuição principal, este estudo sugere prováveis perspectivas para este mercado no Brasil e possíveis desafios a serem superados no contexto atual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Artur Fernandes Santos Passos, Universidade Federal da Bahia

Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Bahia.

Reymard Savio Sampaio de Melo, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Federal da Bahia.

Citas

AGARWAL, R.; CHANDRASEKARAN, S.; SRIDHAR, M. Imagining construction’s digital future. McKinsey & Company, 2016. Disponível em: <https://www.mckinsey.com/industries/capital-projects-and-infrastructure/our-insights/imagining-constructions-digital-future>. Acesso em: 25 de julho 2020.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Business Research Methods. 12a ed. New York: McGraw-Hill/Irwin, 2014.

FUCHS, S.; NOWICKE. J.; STRUBE, G. Navigating the digital future: The disruption of capital projects. McKinsey & Company, 2017. Disponível em < https://www.mckinsey.com/business-functions/operations/our-insights/navigating-the-digital-future-the-disruption-of-capital-projects >. Acesso em 25 de julho de 2020.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2004.

MARMER, M.; HERRMANN, B. S.; DROGULTAN, E.; BERMAN, R. Startup Genome Report Extra on Premature Scaling: a deep dive into why most high growth startups fail. Startup Genome Report, agosto, 2011.

MOREIRA, D. O que é uma startup? Revista Exame Digital. 2018. Disponível em <https://exame.com/pme/o-que-e-uma-startup/>. Acesso em 15 de abril de 2020.

PORTER, M. E. The competitive advantage of nations. Harvard Business Review, v. 68, p. 73-93, 1990.

PUGLIESE, V. A. Panorama de Startups Brasileiras Voltadas ao Setor da Construção. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

TERRACOTTA VENTURES. 2020 será o ano das Scale-Ups no setor da construção e mercado imobiliário. Disponível em <https://medium.com/terracottaventures/2020-ser%C3%A1-o-ano-das-scale-ups-no-setor-de-constru%C3%A7%C3%A3o-e-mercado-imobili%C3%A1rio-c8cc224f56f5>. Acesso em 16 de maio de 2020.

TIDD, J.; BESSANT, J. Gestão da Inovação. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

2021-10-18

Cómo citar

PASSOS, Artur Fernandes Santos; MELO, Reymard Savio Sampaio de. Construtechs e proptechs brasileiras: uma análise exploratória dos fatores de inserção no mercado. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–8. DOI: 10.46421/sibragec.v12i00.432. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/432. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.