Construtechs e proptechs brasileiras: uma análise exploratória dos fatores de inserção no mercado
DOI:
https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.432Palabras clave:
Startups, Estágios de desenvolvimento, Fatores de mercado, InovaçãoResumen
Iniciativas relacionadas a inovação e tecnologias disruptivas vem ganhando destaque entre os diversos setores vislumbrando nas startups o mecanismo para vencer a barreira analógica. Portanto, é essencial analisar como a realidade da construção brasileira se desenvolve diante das inovações tecnológicas que reverberam e, mais precisamente, quais os fatores determinantes para a inserção de construtechs e proptechs no mercado. Este artigo aponta algumas relações entre os estágios de desenvolvimento de construtechs e proptechs com os fatores determinantes para a sua inserção no mercado. O método de pesquisa adotado foi a pesquisa de campo do tipo exploratória. A partir da amostra final de 49 respondentes, os fatores de inserção “conhecimento dos líderes sobre o setor e mercado de atuação” e “dedicação exclusiva dos fundadores” destacaram-se frente aos demais. Uma análise qualitativa dos dados permitiu a reflexão de como cada um destes fatores pode se relacionar com os estágios de desenvolvimento de construtechs e proptechs. Como contribuição principal, este estudo sugere prováveis perspectivas para este mercado no Brasil e possíveis desafios a serem superados no contexto atual.
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