Atendimento aos itens da norma de desempenho com foco nos segmentos dos incumbentes

um estudo de caso múltiplo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v13i00.3070

Palavras-chave:

Norma de Desempenho, Incumbências, Atendimento, Categorização de Causas, Estudo de Caso Múltiplo

Resumo

A ABNT NBR 15575, também conhecida como Norma de Desempenho, é um dos parâmetros, junto as normas prescritivas, para avaliação do desempenho dos edifícios residenciais brasileiros. Nela, são especificadas as incumbências e responsabilidades de cada um dos agentes envolvidos no processo de construção e utilização de um edifício, assim como na avaliação dos critérios de cada item que compõe o desempenho do mesmo. Embora o atendimento a norma seja uma obrigação, ainda existem desafios no processo de implantação, justificando a importância do seu estudo, portanto, pretende-se analisar o atendimento aos seus itens com foco nas incumbências destinadas aos fornecedores, projetistas e construtores/incorporadores. Propõe-se uma categorização de causas para análise do não atendimento aos itens destinados a cada incumbente a partir de um estudo de caso múltiplo de três empreendimentos residenciais. Identificou-se que o agente com maior sucesso no atendimento aos critérios da norma é o construtor/incorporador, evidenciando a importância de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consolidado para auxílio no cumprimento e comprovação dos itens normativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Bueno Fernandes Reis Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Engenharia Civil na Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Goiânia - GO, Brasil).

 

Marina Ribeiro Saboia Alves, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Engenharia Civil na Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Goiânia - GO, Brasil). 

Maria Carolina, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Diretora da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Goiânia - GO, Brasil).

Cécile Guimarães Ulhôa, Universidade Federal de Goiás

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás. Doutoranda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Goiás (Goiânia - GO, Brasil). 

Referências

_____. NBR 15575: Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos - Desempenho. Rio de Janeiro, 2008.

_____. NBR 15575: Edificações habitacionais - Desempenho. Rio de Janeiro, 2013.

CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Desempenho de edificações habitacionais: guia orientativo para atendimento à norma ABNT NBR 15575/2013. 2ª ed. Fortaleza: Gadioli Cipolla Comunicação, 2013. 308 p.

MAGALHÃES, G. C. C. Proposta de artefato para avaliação de fornecedores de materiais quanto à ABNT NBR 15575:2013 Edificações Habitacionais – Desempenho. 2018. 41 f. (Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil) – Escola de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, 2018.

SOUZA, J. L. P.; KERN, A. P.; TUTIKIAN, B. F. Análise quanti-qualitativa da norma de desempenho (NBR nº 15575/2013) e principais desafios da implantação do nível superior em edificação residencial de multipavimentos. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 13, n.1, p.127-144, 2018.

Downloads

Publicado

2023-11-05

Como Citar

GONÇALVES, Giovanna Bueno Fernandes Reis; ALVES, Marina Ribeiro Saboia; BRANDSTETTER, Maria Carolina Gomes de Oliveira; ULHÔA, Cécile Guimarães. Atendimento aos itens da norma de desempenho com foco nos segmentos dos incumbentes : um estudo de caso múltiplo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 13., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/sibragec.v13i00.3070. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/3070. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.