Análise hierárquica para aperfeiçoamento de uma ferramenta de avaliação de projetos hidráulicos e sanitários prediais
DOI:
https://doi.org/10.46421/sispred.v1i.1615Palavras-chave:
Construção Civil, Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários, Patologia das Construções, Qualidade de Projeto, Método de Análise HierárquicaResumo
RESUMO: Nas edificações, a incidência das patologias nos Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários (SPHS), ainda é grande. Paixão, Silva e Reis (2016) propuseram uma ferramenta de avaliação qualitativa dos projetos desses sistemas, abrangendo os sistemas de água fria, água quente, esgoto sanitário e águas pluviais, e que se propõe a auxiliar na identificação das não conformidades nesses projetos. No entanto, a ferramenta proposta por Paixão, Silva e Reis (2016) possui a limitação de não considerar a gravidade das não conformidades e nem a sua repetitividade no projeto. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi aprimorar a ferramenta, de modo que esses dois pontos pudessem ser considerados, por meio da hierarquização das não conformidades, atribuindo pesos a elas, e da reestruturação da ferramenta proposta. Além disso, itens de não conformidade referentes à sustentabilidade ambiental aplicada a projetos foram acrescentados à ferramenta, refletindo em um novo grupo de não conformidades: sustentabilidade. Assim, obteve-se como resultado, através da aplicação do método de análise hierárquica (AHP) a profissionais projetistas e executores desses sistemas, pesos relativos atribuídos por classe de profissional, além de uma ferramenta aprimorada e ajustada quanto à sua estrutura, fazendo com que passe a auxiliar na priorização das ações a serem tomadas para corrigir as não conformidades identificadas.
Downloads
Referências
CARVALHO JÚNIOR, R.; Patologias em Sistemas Prediais Hidráulicos-Sanitários. São Paulo: 1 ed. Editora Blucher, 2013. 216 p.
GNIPPER, S. F. Diretrizes para formulação de método hierarquizado para investigação de patologias em sistemas prediais hidráulicos e sanitários. 2010. 307p. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas – SP, 2010.
GOMES, K. G. A. Um método multicritério para localização de unidades celulares de intendência da FAB. 2009. 150p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 2009.
PAIXÃO, T. C. R; SILVA, M. H. A; REIS, R. P. A. Proposição de ferramenta de avaliação qualitativa de projetos hidráulicos e sanitários prediais. XVI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, ENTAC. São Paulo, São Paulo, 2016.
PASSOS, A. C. Definição de um índice de qualidade para distribuidoras de energia elétrica utilizando o apoio multicritério à decisão e análise de séries temporais. 2010. 101p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 2010.
SAUTCHUCK Carla; et al. Conservação e reúso da água em edificações. FIESP – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. São Paulo, 2005. 152 p.
SILVA, C. F. C.; SOUSA, R. V. R.; MONTEIRO, E. C. B. Análise das patologias de uma edificação da cidade do Recife – Estudo de caso. XII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, ENTAC. Fortaleza, Ceará, 2008.
WOLFF, C. S. O método AHP – revisão conceitual e proposta de simplificação. 2008. 138p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 2008.