Análise climática aplicada ao ensino de conforto térmico na graduação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3886

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem, zoneamento bioclimático, ventilação natural, cartas solares

Resumen

A incorporação das estratégias bioclimáticas nos projetos de arquitetura implica na análise de um conjunto de
dados complexos, o que demanda a investigação de metodologias integradas para o ensino de conforto térmico,
adaptadas ao contexto da graduação. Assim, o objetivo deste artigo é relatar a experiência dos estudantes de
graduação, no âmbito da monitoria, durante o desenvolvimento das atividades práticas da disciplina TAU075
– Conforto Térmico e Climatização de Ambientes, ofertada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo, da
Universidade Federal de Minas Gerais. O método aplicado consistiu na análise integrada das condições de
ventilação natural, insolação e desempenho térmico das envoltórias. Como resultados, os estudantes
apresentaram os processos de adequação e aplicação das estratégias bioclimáticas nos projetos autorais.

Biografía del autor/a

Eleonora Sad de Assis, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professora Associada na Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG, Brasil).

Citas

ASSIS, E.S. Método integrado de análise climática para arquitetura aplicado à cidade de Belo Horizonte, MG. In: VI

Encontro Nacional e III Encontro Latino-Americano sobre Conforto no Ambiente Construído, São Pedro, 11 a 14

nov. 2001. Disponível em: https://docplayer.com.br/81134954-Metodo-integrado-de-analise-climatica-para-arquitetura-

aplicado-a-cidade-de-belo-horizonte-mg.html. Acesso em: abr. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-3: Desempenho Térmico Parte 3: Zoneamento

Bioclimático Brasileiro. Rio de Janeiro, 2005.

_____. NBR 15575: Edificações habitacionais: desempenho. Rio de Janeiro, 2021.

BELO HORIZONTE. Lei Municipal n°9.725, de 15 de julho de 2009, e atualizações. Instituí o Código de Edificações

do Município de Belo Horizonte e dá outras providências. Belo Horizonte: Câmara Municipal, [2009]. Disponível em:

https://leismunicipais.com.br/codigo-de-obras-belo-horizonte-mg. Acesso em: abr. 2023.

_____. Lei n°11181, de 09 de agosto de 2019. Aprova o Plano Diretor do Município de Belo Horizonte e dá outras

providências. Belo Horizonte: Câmara Municipal, [2019]. Disponível em: https://www.cmbh.mg.gov.br/atividade-

legislativa/pesquisar-legislacao/lei/11181/2019. Acesso em: out. 2022.

BITTENCOURT, L. Uso das cartas solares: diretrizes para arquitetos. 4ª ed. Maceió: EDUFAL, 2004. 109p.

FROTA, A.; SCHIFFER, S. Geometria da insolação. Capítulo. In: FROTA, A.; SCHIFFER, S. Manual de Conforto

Térmico, 5ª ed., São Paulo: Studio Nobel, 2001, p.75-120.

_____. Ventilação natural. In: FROTA, A.; SCHIFFER, S. Manual de Conforto Térmico, 5ª ed., São Paulo: Studio

Nobel, 2001, p.124-138.

LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F.O.R. Eficiência energética na arquitetura. 3ª ed., São Paulo: PW Brasil,

365p.

MESQUITA, A.L.S.; FAGUNDES, F.A.; NEFUSSI, N. Engenharia de Ventilação Industrial. São Paulo:

CETESB/ASCETESB, 1977.

SEMINÁRIO DE ANÁLISE CLIMÁTICA. Análise Climática e recomendações arquitetônicas. Seminário (Disciplina

TAU075: Conforto Térmico e Climatização de Ambientes) – Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal

de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

SOUZA, L.P.; MELO, A.N.; VAZ, C.E.V.; LAMBERTS, R. Ensino de simulação termoenergética em edificações: um

estudo de caso com estudantes de arquitetura. Anais XVI ENCAC 20/XII ELACAC21, Palmas, p.900-909, 20 a 23 out.

ISBN: 978-65-5941-550-2. Disponível em https://www.even3.com.br/anais/encac2021/338689-ensino-de-

simulacao-termoenergetica-em-edificacoes--um-estudo-de-caso-com-estudantes-de-arquitetura/. Acesso em: abr. 2023.

TEIXEIRA, M.; ASSIS, E. S. Teaching thermal comfort at the School of Architecture of the UFMG: project practice. In:

rd International Conference on Mass Customisation and Sustainability in Housing, 2014, Londrina. Proceedings

of ZEMCH 2014. Londrina: Hirota, Ercília H.; Formoso, Carlos T.; Onyango, John, 2014. v. 1. p. 139-155.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

BARROZO, Samantha Campos Paiva; ASSIS, Eleonora Sad de. Análise climática aplicada ao ensino de conforto térmico na graduação. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3886. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3886. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>