Análise climática aplicada ao ensino de conforto térmico na graduação
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3886Palabras clave:
Ensino-aprendizagem, zoneamento bioclimático, ventilação natural, cartas solaresResumen
A incorporação das estratégias bioclimáticas nos projetos de arquitetura implica na análise de um conjunto de
dados complexos, o que demanda a investigação de metodologias integradas para o ensino de conforto térmico,
adaptadas ao contexto da graduação. Assim, o objetivo deste artigo é relatar a experiência dos estudantes de
graduação, no âmbito da monitoria, durante o desenvolvimento das atividades práticas da disciplina TAU075
– Conforto Térmico e Climatização de Ambientes, ofertada pela Escola de Arquitetura e Urbanismo, da
Universidade Federal de Minas Gerais. O método aplicado consistiu na análise integrada das condições de
ventilação natural, insolação e desempenho térmico das envoltórias. Como resultados, os estudantes
apresentaram os processos de adequação e aplicação das estratégias bioclimáticas nos projetos autorais.
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