Experiência de implementação e impactos da disciplina Modelagem da Informação da Construção (BIM) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Autores

Palavras-chave:

BIM, Ensino, Disciplina Pós-Graduação

Resumo

As técnicas de construção e gerenciamento de obras através de novas metodologias como o Building Information Modeling (BIM), utilizado em todo ciclo de vida da edificação, vem sendo cada vez mais utilizadas pelas grandes empresas. Eastman et al. (2008) afirma que vários proprietários estão exigindo práticas baseadas no BIM para o desenvolvimento dos novos projetos, inserindo um novo profissional no mercado de trabalho, provido de mais capacitação, maiores níveis de maturidade e especializados em diversas ferramentas de software. Conquanto, essas experiências são relativamente novas e baseadas em pedagogias ainda não consolidadas no meio acadêmico, mostrando um excelente momento para a inserção das universidades no contexto atual. Succar (2009) ainda aponta que a adoção completa do paradigma BIM não ocorre de imediato, mas, sim, ao longo de estágios de desenvolvimento, até sua completa implementação. Portanto, as universidades e os docentes têm um papel fundamental no estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazo, no desenvolvimento de projetos piloto e na contribuição de posturas que valorizem novos projetos. Dado o exposto, este artigo surge com o objetivo de apresentar a evolução da disciplina Modelagem da Informação da Construção, intitulada como BIM, do curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UFRN, com o intuito de avaliar as consequências da aplicação da metodologia no âmbito acadêmico, difundindo não só o conceito, mas as perspectivas, oportunidades e importância de modo a propor um plano de ação para a aceleração do processo de implementação, através de um diagnóstico da experiência até o presente período. O método de pesquisa adotado foi uma análise documental qualitativa e entrevista estruturada. Ordenados em 5 etapas: 1) Fundamentação teórica; 2) Comparativo da matriz curricular e estrutura das aulas entre os anos de 2017 a 2019; 3) Impactos da mudança para a instituição, docentes e discentes; 4) Importância do BIM para a universidade; e 5) Plano de ação. A elaboração do diagnóstico serviu como um meio para apontar os desafios a serem superados e as expectativas para o futuro. Com base nesse estudo, pode-se concluir que o paradigma BIM vem sendo implantado de modo gradual e efetivo, quando diz respeito à própria disciplina de Modelagem, apresentando os principais conceitos e usos e propondo novos fluxos de trabalho envolvendo ambiente colaborativo e planejado entre aulas teóricas/conceituais, palestras web com profissionais de outros Estados, palestra presencial com profissionais de outros Estados e aulas práticas em softwares, atividades essas distribuídas em uma carga horária de 45h. Esse modelo vem buscando melhorar a cada ano e é notório o crescente interesse dos discentes, tanto dos alunos regulares quanto das solicitações para alunos especiais que cresceu 100% em 2018 se comparado com a primeira turma em 2017 e 170% em 2019 se comparado ao mesmo ano. Dados que são reflexos do desenvolvimento da disciplina, maior domínio de conteúdo por parte dos docentes, externalização da realidade BIM já vivida por alguns alunos e necessidade de se adequar ao mercado. Porém poucos são os avanços identificados no processo de implementação do BIM no contexto da universidade em geral. Nesse sentido, os principais pontos que bloqueiam a evolução estão representados ainda na resistência de professores com relação a realização de uma revisão na ementa de cada disciplina, bem como na estrutura da matriz curricular dos cursos, inserindo conceitos como coordenação, integração e colaboração, além do manuseio de softwares. Ademais, outras dificuldades como tempo, motivação e recursos podem ser citadas. Por fim, o que se pode esperar é que a experiência pontual de implementação do BIM na Pós-Graduação em Engenharia Civil sirva de incentivo não somente para a UFRN, como também para outras instituições de ensino da área Arquitetura, Engenharia e Construção.

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Referências

SUCCAR, B. Building Information Modelling Framework: a research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in Construction, v. 18, n. 3, p. 357375, 2009.

EASTMAN, C. et al. BIM Handbook: a guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers, and contractors. Hoboken: John Wiley & Sons, 2008. 490 p.

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

GIESTA, Josyanne Pinto; CUNHA, Maytê Tábata Nascimento. Experiência de implementação e impactos da disciplina Modelagem da Informação da Construção (BIM) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/237. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Experiência didática realizada

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