Workshop online de prática integrada de projeto BIM – UFBA
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.293Keywords:
Workshop, Extensão, Engenharia Civil, Arquitetura, Estudo Preliminar, Plannerly, Competências funcionais, Aprendizagem ativaAbstract
Este trabalho apresenta e discute a experiência de ensino e aprendizagem vivenciada durante o I Workshop on line de prática integrada de projeto BIM realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) de forma remota durante o Semestre Letivo Suplementar (SLS) que aconteceu em 2020. A atividade foi planejada conjuntamente pelo prof. da Escola Politécnica Sávio Melo, a professora da Faculdade de Arquitetura Érica Checcucci e a professora convidada Ana Paula Carvalho Pereira. O workshop foi desenvolvido como curso de extensão, teve duração de 2 semanas e 30 horas de carga-horária distribuídas em 3 encontros síncronos de 2 horas cada e 24 horas de trabalho autônomo e assíncrono dos participantes. Seus objetivos: explorar as possibilidades de trabalho colaborativo de um projeto BIM enfocando os diferentes papéis de uma equipe multidisciplinar e promover uma experiência introdutória de desenvolvimento do estudo preliminar de uma residência unifamiliar, definindo os projetos arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico de forma remota, e com auxílio de uma Plataforma de Gestão de Projetos BIM (Plannerly). Teve como premissas o trabalho colaborativo, multidisciplinar e à distância com participação ativa dos inscritos. Como pré-requisito, foi solicitado que o participante tivesse competências técnicas BIM individuais em pelo menos uma das disciplinas a serem trabalhadas. O foco do workshop era desenvolver competências funcionais BIM individuais (coordenar projetos, trabalhar em equipe, gerenciar processos, etc.).
Se inscreveram para o workshop 128 candidatos, entre arquitetos-urbanistas, engenheiros e estudantes de arquitetura e engenharia. Destes, 28 foram selecionados e distribuídos em 4 times de 7 participantes cada, com diferentes formações, níveis de competência BIM e de diferentes partes do Brasil. Foi sugerido pelos docentes uma distribuição preliminar de papéis nos times, que foi ratificada ou alterada por cada grupo, contendo: 1 BIM manager; 2 projetistas de arquitetura, 2 projetistas de estruturas e 3 projetistas de instalações. Foi criado para o workshop um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na plataforma Moodle composto de edital do workshop, planta baixa de uma residência da qual deveria ser desenvolvido o estudo preliminar, fórum de discussão para cada time, espaço para envio dos entregáveis de processo e de projeto, tutoriais onlines sobre a plataforma de gestão Plannerly e questionário de avaliação do workshop. No primeiro encontro síncrono a atividade foi explicada e os participantes se reuniram para escolher o nome do time (“empresa”) e definir os papéis de cada membro do grupo, além de organizar o trabalho a ser desenvolvido nas 2 semanas seguintes. No segundo e no terceiro encontro cada time apresentou o modelo BIM desenvolvido para os docentes responsáveis pelo workshop e para 3 especialistas convidados, que fizeram críticas e sugestões sobre o trabalho desenvolvido. Além disso, o uso do Plannerly permitiu que cada time elaborasse o Plano de Execução BIM do projeto, definisse uma lista visual de requisitos de escopo necessários para os marcos de entrega do projeto, criasse um cronograma para desenvolvimento do modelo BIM e acompanhasse o progresso das tarefas por marco, equipe ou membro individual do grupo. Além de entregáveis referentes aos projetos, foi solicitado que o time apresentasse reflexões e entregáveis do processo desenvolvido, como dificuldades e vantagens do trabalho colaborativo e remoto. Ainda, cada participante deveria entregar, a partir da segunda semana, um diário individual de atividades desenvolvidas descrevendo o que havia realizado na semana, a carga-horária de trabalho dispendida com as atividades do workshop e suas reflexões sobre o processo vivenciado.
Após duas semanas de trabalho, os resultados mostraram ganhos de aprendizagem e desenvolvimento de competências BIM pelos participantes, reforçando a ideia de que ações pontuais e curtas podem ajudar a promover a adoção de BIM no país. Ficou clara a importância de promover oportunidade para trabalhar as competências funcionais que o BIM demanda. Os times conseguiram desenvolver diversos entregáveis e projetos preliminares das disciplinas solicitadas, entregando modelos BIM, pranchas técnicas e vídeo dos projetos desenvolvidos.
Apresentação no YouTube: https://youtu.be/MCnYyGrPlt4
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