Ferramenta de planejamento do ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de O.A BIM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.296

Keywords:

BIM, Displina, Ferramenta de planejamento

Abstract

Sabe-se que o Building Information Modeling (BIM) pode oferecer diversos benefícios à aprendizagem quanto a conteúdos de engenharia a discentes. Apesar de tais benefícios, devido à existência de lacunas na literatura quanto à integração do BIM ao ensino, o presente trabalho busca desenvolver uma ferramenta de planejamento do ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia auxiliada pelo BIM, com o intuito de facilitar o planejamento de docentes quanto à apresentação de conteúdos de engenharia aos alunos, como também para facilitar o aprendizado e desenvolvimento de suas competências e habilidades. Para seu desenvolvimento, trabalhou-se com alunos de graduação em Engenharia Civil, os quais estão cursando ou cursaram a disciplina de Gerenciamento da Construção Civil I da Universidade Federal do Ceará entre os anos de 2016 e 2020. Apesar de ter sido escolhida uma área específica do curso de graduação em Engenharia Civil, espera-se que a ferramenta também possa ser aplicada em outras áreas do curso, não se extinguindo também a possibilidade de ser aplicada em outros cursos de graduação de engenharia ou de arquitetura, se realizadas adaptações necessárias à ferramenta. Como resultado, a ferramenta é capaz de contribuir para o planejamento eficiente de disciplinas de Gerenciamento da Construção Civil, proporcionando aos discentes melhorias na aprendizagem quanto aos conteúdos apresentados, bem como facilitando o desenvolvimento de competências e habilidades importantes a sua formação.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/gz7ANv5hKiE

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Magalhães Siqueira Borges, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil. Mestrando em Engenharia Civil (Construção Civil).

Mariana Monteiro Xavier de Lima , Universidade Federal do Ceará

Arquiteta e Urbanista. Doutora em Arquitetura. Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (DAUD/UFC).

José de Paula Barros Neto , Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil. Doutor em Administração. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará.

Published

2021-05-21

How to Cite

BORGES, Rodrigo Magalhães Siqueira; LIMA , Mariana Monteiro Xavier de; BARROS NETO , José de Paula. Ferramenta de planejamento do ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de O.A BIM. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.296. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/296. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Planejamento de inserção de BIM na educação

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.