Aplicação do BIM na educação

ampliando a eficácia do ensino de projeto por meio da integração com a realidade aumentada

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3475

Keywords:

Building Information Modeling (BIM), Tecnologia educacional, Aprendizagem móvel

Abstract

O progresso tecnológico tem sido um fator crucial na transformação da Construção Civil ao longo dos anos, impulsionando inovações que revolucionaram o setor (BERGLUND et al., 2020). A rápida evolução tecnológica também não passou despercebida na área educacional, especialmente no ensino de engenharia. As novas tecnologias têm desempenhado um papel positivo na educação, capacitando a formação de profissionais mais preparados para lidar com as mudanças tecnológicas constantes. Uma das tecnologias que ganharam destaque no ensino da indústria da construção é o Building Information Modeling (BIM). Ao criar representações digitais detalhadas e precisas de projetos, o BIM oferece uma ferramenta eficaz para o ensino de engenharia civil e disciplinas relacionadas (SALGADO, 2022). Por meio dessa tecnologia, os estudantes têm a oportunidade de visualizar a integração dos projetos e modelos construtivos em um ambiente tridimensional, permitindo uma compreensão mais profunda dos componentes do projeto, como cortes, plantas baixas e fachadas (MOREIRA; FELIZARDO; SOUSA, 2021). No entanto, é possível elevar ainda mais a experiência educacional ao combinar o modelo tridimensional do BIM com a tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Essa integração amplia os benefícios educacionais e cria uma experiência de aprendizado única para os alunos (ALVES; VIEIRA; OLIVEIRA JÚNIOR, 2022). Com a RA, os estudantes podem explorar as edificações virtualmente, proporcionando uma abordagem mais prática e concreta para o aprendizado, aproximando os estudantes da realidade da indústria da construção e aprimorando suas habilidades de análise e resolução de problemas (AZEVEDO et al., 2023). Além disso, a visualização em 3D por meio da RA ajuda a tornar conceitos abstratos mais tangíveis e concretos para os estudantes. Isso desempenha um papel fundamental na melhoria da compreensão dos conceitos teóricos, tornando o aprendizado mais significativo e duradouro (AZEVEDO; MORAES; LIRA, 2020). O objetivo deste estudo foi estruturar o uso da RA integrada ao BIM em disciplinas relacionadas à concepção e representação de projetos arquitetônicos no curso de graduação de engenharia civil daEscola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE).

A metodologia foi dividida em três etapas, primeiramente foi realizada uma revisão da literatura com foco no uso da RA no ensino de engenharia civil, abordando tópicos como potencial de uso e limitações. Posteriormente, realizou-se a modelagem de dois projetos arquitetônicos por meio do software BIM Autodesk Revit foram realizados testes com a interface de RA por meio do software Augin. As tipologias de projetos definidas foram uma edificação residencial unifamiliar e uma edificação residencial multifamiliar. A terceira etapa consistiu em estruturar a metodologia didática para emprego da RA nas disciplinas de Arquitetura e Expressão Gráfica 2, na POLI/UPE. Para isso, buscou-se identificar possibilidades de uso da RA, entender as limitações do uso da RA na instituição de ensino e planejar o método de avaliação do uso dessa tecnologia.

A análise da literatura permitiu constatar que a RA possui um potencial significativo para melhorar a aprendizagem nessa área. No entanto, seu uso ainda é pouco difundido em sala de aula e sua maior limitação é o acesso aos equipamentos para uso dessa tecnologia. Segundo a literatura, para mitigar essa limitação, pode-se utilizar RA em dispositivos móveis, softwares gratuitos e modelos tridimensionais simples, projetos grandes e complexos podem demandar dispositivos móveis mais potentes. O desenvolvimento dos dois modelos arquitetônicos foi realizado no software BIM Autodesk Revit. A edificação multifamiliar possui 27 pavimentos, sendo um térreo, dois pavimentos vazados, 23 pavimentos tipo e uma coberta. Durante o teste com a RA, percebeu oportunidades de aplicação em sala de aula para ensino envolvendo a volumetria da edificação, cortes e passeio virtual. Essas aplicações são importantes para que os alunos desenvolvam uma visão espacial de projetos arquitetônicos. A implementação da RA integrada ao BIM como um recurso complementar ao material didático das disciplinas de Arquitetura e Expressão Gráfica 2 pode ser realizada por meio de dispositivos móveis, tornando o processo acessível e interativo para os alunos. Para medir a eficácia e o impacto dessa abordagem, planeja-se coletar o feedback dos estudantes por meio de um questionário baseado no Modelo de Aceitação da Tecnologia (SILVA et al., 2015). Essa avaliação auxiliará a entender melhor a percepção dos alunos em relação à utilização da RA e a realizar ajustes necessários no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, pode-se verificar a viabilidade na estruturação do uso da RA integrada ao BIM em disciplinas relacionadas à concepção e representação de projetos arquitetônicos. Os dados reunidos fornecerão um embasamento sólido para promover a adoção dessa tecnologia nas disciplinas de Arquitetura e Expressão Gráfica II do curso de engenharia civil na POLI/UPE. É importante ressaltar que a integração da RA no ensino de engenharia civil pode oferecer diversas vantagens. Primeiramente, a visualização em 3D de projetos arquitetônicos pode facilitar o entendimento dos conceitos abordados em sala de aula, permitindo que os estudantes observem detalhes e interajam com os modelos de forma mais imersiva. Além disso, a RA proporciona uma experiência mais prática, o que é essencial para a formação de profissionais preparados para a indústria moderna.

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Author Biographies

Vinícius Francis Braga de Azevedo, Universidade de Pernambuco

Engenheiro Civil pela Universidade de Pernambuco. Mestrando em Engenharia Civil na Universidade de Pernambuco (Recife - PE, Brasil).

Hiran Ferreira de Lira, Universidade de Pernambuco

Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor em regime de dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco (Recife - PE, Brasil).

Andréa Benício de Moraes, Universidade de Pernambuco

Mestra em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade de Pernambuco (Recife - PE, Brasil).

Bianca M. Vasconcelos, Universidade de Pernambuco

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade do Porto/Portugal. Professora adjunta da Universidade de Pernambuco (Recife - PE, Brasil).

References

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AZEVEDO, V.; MORAES, A.; LIRA, H., Tutoring as a Tool to Explore New Teaching Methodologies in the Classroom in Engineering Classes of the University of Pernambuco. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON GEOMETRY AND GRAPHICS, 2020. Anais [...]. Springer, Cham, 2021. p. 811-819. DOI 10.1007/978-3-030-63403-2_74.

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MOREIRA, B. S.; FELIZARDO, J. A. F.; SOUSA, J. C. V. de. Acompanhamento de turmas nas disciplinas de projeto e construção de edifícios. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.326.

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SILVA, J. et al. Adoção de realidade aumentada no ensino de resistência dos materiais. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1198.

Published

2023-11-02

How to Cite

AZEVEDO, Vinícius Francis Braga de; LIRA, Hiran Ferreira de; MORAES, Andréa Benício de; VASCONCELOS, Bianca M. Aplicação do BIM na educação: ampliando a eficácia do ensino de projeto por meio da integração com a realidade aumentada. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3475. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3475. Acesso em: 3 nov. 2024.

Issue

Section

Materiais didáticos desenvolvidos

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