Experiências do uso do BIM em disciplinas de projeto: a percepção para o Atelier III na UCPel

Autores/as

  • Mateus Treptow Coswig Universidade Catolica de Pelotas
  • Alexandre Pereira Maciel Universidade Católica de Pelotas
  • Stifany Knop Universidade Católica de Pelotas
  • Ricardo Brod Mendez Universidade Católica de Pelotas

Palabras clave:

disciplina de atelier, terceiro semestre, representação gráfica em BIM, projeto arquitetônico

Resumen

Este estudo pretende discutir a aplicação do BIM ao ensino da Arquitetura e Urbanismo, com foco na disciplina do Atelier III da Universidade Católica de Pelotas. Na disciplina, que acontece regularmente no terceiro semestre do curso, os alunos desenvolvem projetos de duas edificações unifamiliares, a primeira térrea com desenho a mão, e a segunda com dois pavimentos e representação de livre escolha – a mão ou por ferramentas computacionais. Essencialmente no segundo exercício são aplicados recursos de BIM, através do software REVIT, coincidindo com a conclusão do conteúdo na disciplina concomitante de Gráfica Digital I. O objetivo geral é analisar potencialidades e dificuldades no uso do BIM no desenvolvimento dos referidos exercícios. Os objetivos específicos são: analisar as dificuldades de uso da ferramenta oriundas anteriormente ao uso do BIM, como problemas de compreensão de desenho e tecnologias construtivas; observar as boas práticas através da análise dos resultados dos projetos desenvolvidos; e compreender o momento do aprendizado dos alunos no ponto da inserção das ferramentas BIM no currículo, com base no estudo de caso da disciplina. Para os objetivos propostos, os professores das duas disciplinas produziram conjuntamente análises qualitativas dos exercícios realizados, baseados nos objetivos da disciplina de Atelier III e no que é esperado, relativamente à execução do desenho arquitetônico dos projetos, dos alunos do terceiro semestre do curso. As análises compreenderam ainda a verificação de atendimento de requisitos de normas técnicas de desenho e projeto. Como resultados deste estudo de caso, observa-se o potencial da aplicação das ferramentas na elaboração dos exercícios, com a agilidade na execução das tarefas e a qualidade gráfica do resultado apresentado. Como dificuldades, verificam-se a falta de compreensão por parte do aluno, quanto ao do objeto desenhado E a expressão do desenho técnico em consonância com as normas técnicas, sendo esta dificuldade por vezes evidenciada quando do uso do BIM. A falta de compreensão técnica dos componentes construtivos, natural a alunos em início de curso, também prejudica, eventualmente, a apresentação e resultados satisfatórios. por vezes elementos como fundações são apresentados em fachadas e partes do telhado aparecem em cortes, onde apenas a projeção seria suficiente. percebe-se que os alunos recebem o uso do BIM com certo encantamento, pois, aparentemente, este surge como solucionador de desenhos, formas, volumetrias, quando na verdade a compreensão e proposição do sistema construtivo deve ser integralmente do aluno. Por se tratar de estudo exploratório em andamento, e de caráter crítico e contínuo, as conclusões são iniciais, e apontam para a necessidade de reforço nas disciplinas de formação em desenho e tecnologia a construção atentando para as normas técnicas da representação, sendo passível de estudo a introdução das ferramentas também na etapa inicial da formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-09-17

Cómo citar

COSWIG, Mateus Treptow; MACIEL, Alexandre Pereira; KNOP, Stifany; MENDEZ, Ricardo Brod. Experiências do uso do BIM em disciplinas de projeto: a percepção para o Atelier III na UCPel. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/118. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Experiência didática realizada

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.