O elo entre mercado de trabalho e academia: a disciplina Modelagem da Informação e da Construção
Palavras-chave:
BIM, Extensão, PBL, Ensino, Disciplina de graduaçãoResumo
A metodologia BIM de desenvolvimento de projetos tem sido cada vez mais difundida no meio profissional e cada vez mais requisitada no mercado de trabalho, tanto entre empresas privadas como pelo poder público. O decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019, tem o objetivo de promover um ambiente adequado ao investimento em Building Information Modelling - BIM e a sua difusão no país. Este inclui o incentivo ao estímulo da maior inserção do BIM nas disciplinas de graduação e pós-graduação em Engenharia e Arquitetura. Em 2017, uma pesquisa foi realizada pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará com o intuito de avaliar a demanda dos alunos por uma disciplina voltada exatamente para a aplicação da filosofia BIM. O resultado da pesquisa foi o pontapé inicial para a criação da Modelagem da Informação e da Construção, a primeira disciplina focada totalmente em BIM no curso de engenharia civil, tendo como alvo não apenas a utilização das ferramentas, mas o processo BIM em todo ciclo de vida da edificação, ofertada pelo Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica da UFC. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar a disciplina que traz a proposta BIM educacional e que representa um elo entre mercado de trabalho e academia. A tecnologia BIM consiste no conjunto de processos que abrangem o projeto de um edifício de modo a garantir a execução e a operação eficiente do mesmo, até o fim do seu ciclo de vida. Essa metodologia tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, o que foi previsto por Eastman (2014) que defende que o valor intrínseco que a qualidade da informação BIM oferece para clientes da construção seria o tendência econômica mais importante da adoção do sistema BIM. Também o poder público, tem reconhecido a importância desse modelo de tal modo que surgiu a Estratégia BIM BR, retratada no decreto supracitado. Essa conjuntura, despertou nos alunos a necessidade de uma disciplina voltada totalmente para o ensino de BIM no curso de Engenharia Civil da UFC, tal desejo se concretizou em 2017 a partir da criação da disciplina MIC (Modelagem da Informação e da Construção) uma disciplina optativa voltada para o aprofundamento dos processos BIM. A proposta da disciplina é que os alunos desenvolvam um projeto, desde a escolha do terreno e o estudo de viabilidade, até a operação do empreendimento, de forma colaborativa, se juntando em equipes de quatro pessoas. Para promover um aprendizado o mais próximo possível do que será encontrado pelos estudantes quando estes chegarem ao mercado, a cadeira é fundamentada em metodologias ativas de ensino como PBL (aprendizado baseado em problemas), que de acordo com Berbel (1998) prepara os alunos para resolverem problemas relativos à sua futura profissão. A disciplina conta, ainda, com palestras de profissionais que vivenciam BIM em seus escritórios, aproximando mercado de trabalho e academia. Além disso, essa cadeira tem o suporte de um projeto de extensão voltado para a disseminação do BIM na universidade, o EPE (Escritório de projetos Integrados de Engenharia) que fornece apoio auxiliando os estudantes no uso dos softwares necessários. Dessa forma, a metodologia desenvolvida nesta disciplina atende às expectativas do setor produtivo que aguardam profissionais aptos a aplicar BIM e utilizar as ferramentas computacionais.
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Referências
BRASIL. Decreto n.° 9983, de 22 de agosto de 2019.Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling, Brasília, DF, 2019.
EASTMAN, Chuck et al. Manual BIM: Um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. 2a edição. Porto Alegre : Bookman, 2014.
BERBEL, N. N.: “Problematization” and Problem-Based Learning: different words or different ways? Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, 1998.
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