Introdução à colaboração em BIM em curso de Arquitetura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1885

Palabras clave:

Ensino, Colaboração, BIM

Resumen

Este trabalho relata uma experiência didática de introdução à colaboração em plataforma Building Information Modeling (BIM). O objetivo deste relato é contribuir para a formação das competências de colaboração e fluência digital preconizadas pela agenda global para a educação do século XXI no contexto do ensino de arquitetura e de BIM. A experiência didática relatada foi desenvolvida em disciplina obrigatória de Representação Gráfica do terceiro semestre do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Esta disciplina teórico-prática de noventa horas conta com aproximadamente quarenta e cinco alunos por semestre distribuídos em quatro turmas. Os alunos poderiam desenvolver o exercício proposto individualmente ou em dupla a fim de explorar pela primeira vez os recursos de colaboração oferecidos pela plataforma BIM Archicad. O exercício consistiu na modelagem e documentação de projeto arquitetônico exemplar, abrangendo o BIMe I e II nas categorias ‘modelagem arquitetônica’ e ‘captura e representação’ (BIMe INITIATIVE, 2021). O exercício foi repetido e aperfeiçoado por quatro semestres, de 2020/2 a 2022/1, sendo os três primeiros semestres realizados em formato remoto emergencial e o último em formato presencial.

No início do exercício, os alunos foram apresentados aos recursos de colaboração oferecidos pela plataforma BIM Archicad, destacando-se o ‘teamwork’ como o mais completo, por permitir o trabalho colaborativo remoto e simultâneo em um mesmo arquivo. Também foi disponibilizado aos alunos um material didático explicando os passos de instalação do servidor e da Virtual Private Network (VPN) necessários para a utilização remota do teamwork. Ao final do exercício, foi analisado o processo de trabalho colaborativo adotado pelas duplas, conforme descrito pelos próprios alunos em seus trabalhos. O foco da análise recaiu sobre os critérios utilizados para distribuir as tarefas de maneira equilibrada; e sobre os métodos de trabalho colaborativo considerados mais práticos. Estes critérios e métodos foram categorizados e a frequência com que eles foram utilizados pelos alunos foi registrada em planilha. Os principais critérios de distribuição de tarefas adotados foram ‘por setor’, ‘por elemento’ e ‘misto’, ou seja, por setor e por elemento constitutivo do projeto arquitetônico. Os métodos de trabalho adotados se basearam na colaboração ‘em arquivos separados’ ou ‘em um mesmo arquivo’. No primeiro caso, os arquivos poderiam ser posteriormente reunidos por ‘copiar e colar’, interoperabilidade ou módulo associado. No segundo caso, o arquivo poderia ser do tipo ‘solo’ ou ‘teamwork’. O trabalho em arquivo solo poderia ser desenvolvido em um mesmo computador de forma síncrona e/ou em computadores diferentes de forma assíncrona. Já o trabalho em arquivo tipo teamwork também poderia ser desenvolvida em computadores diferentes de forma síncrona por meio de conexão com servidor em nuvem.

 

Em todos os semestres analisados, a maioria dos alunos optou por trabalhar individualmente, adiando a utilização de recursos mais complexos de colaboração em BIM para etapas mais avançadas do curso. Ainda assim, o número de alunos que optou por trabalhar em dupla foi bastante expressivo, quase se igualando ao número de alunos que optou pelo trabalho individual nos semestres 2021/1 e 2022/1. O aumento no número de duplas no último semestre refletiu em parte o retorno ao ensino presencial, o qual facilitou a interação e a colaboração entre os alunos. No primeiro semestre analisado, o critério de distribuição de tarefas que predominou foi ‘por setor’ da edificação, mais especificamente por pavimento, seguindo a sugestão dada pelos professores na ocasião. Nos demais semestres, quando a escolha do critério foi mais livre, a distribuição ‘por elemento’ se destacou, sobretudo nos semestres 2021/2 e 2022/1, tornando-se o critério predominante na experiência didática como um todo. Este critério se mostrou mais prático por acompanhar o cronograma de introdução ao BIM utilizado na disciplina, onde primeiramente eram apresentados os objetos paramétricos classificados como ‘elementos construtivos’ (malha, parede, laje, viga, pilar, cobertura e membrana), seguidos dos objetos classificados como ‘itens de biblioteca’ (escada, rampa, guarda-corpo, mobiliário, porta, janela e parede cortina). Entretanto, conforme indicado no semestre 2021/1, quando nenhum dos critérios identificados prevaleceu sobre o outro, tanto o critério ‘por elemento’, como ‘por setor’ ou a combinação destes se mostraram eficientes para a distribuição equilibrada das tarefas. O método de trabalho colaborativo adotado mais frequentemente pelas duplas variou ao longo dos semestres analisados. Apenas no semestre 2021/1, o método de trabalho mais completo e flexível, o teamwork, foi utilizado pela maioria dos alunos. No semestre 2020/2, predominou o trabalho em arquivos separados e posteriormente agrupados. Nos demais semestres e na experiência didática como um todo, predominou o trabalho em um mesmo arquivo solo, devido a sua maior simplicidade. Apesar do interesse dos alunos em explorar o teamwork, nem todos conseguiram utilizá-lo devido ao processo de conexão remota com o servidor frequentemente apresentar erros decorrentes das configurações de firewall, antivírus, servidor e VPN. Os alunos tiveram dificuldade para resolver estes problemas apesar da disponibilização e aperfeiçoamento do material didático desenvolvido para auxiliá-los neste processo. Outra dificuldade foi a necessidade de computadores com melhor desempenho para a instalação do servidor. Em suma, a experiência didática relatada demonstrou uma maneira flexível de introduzir a colaboração em BIM, permitindo aos alunos experimentar diferentes critérios e métodos de trabalho e adotar a abordagem mais prática e compatível com o seu momento de formação. A experiência também demonstrou que ainda é necessário tornar a instalação de servidor em nuvem mais acessível a fim de permitir que mais alunos em fases iniciais do curso utilizem os recursos de colaboração em BIM de maneira mais plena e eficiente.

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Biografía del autor/a

Luciana Fornari Colombo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Arquitetura pela Universidade de Melbourne. Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil). 

Citas

BIMe INITIATIVE. 201in Competency Table. 2021. Disponível em: <https://bimexcellence.org/resources/200series/201in/> Acesso em: 17 agosto 2022

Publicado

2022-06-08

Cómo citar

COLOMBO, Luciana Fornari. Introdução à colaboração em BIM em curso de Arquitetura . In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1885. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/1885. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

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