Project-led Education no ensino de BIM

Autores/as

  • Yuri Durval Trindade da Silva
  • Catarina Andrade Serafim Gomes
  • Lendisson da Conceição Silva
  • Reymard Savio Sampaio de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://www.docente.ufrn.br/saviomelo

Palabras clave:

BIM, Building Information Modeling, Project-Led Education, Aprendizagem ativa

Resumen

Embora pesquisas sobre adoção do BIM em nível nacional e no nível organizacional tenham crescido consistentemente nos últimos anos, uma revisão na literatura internacional de BIM revelou que a implementação do BIM no nível acadêmico ainda recebe pouca atenção na literatura existente (SANTOS et al. 2017). No âmbito nacional, ainda são poucas as teses e dissertações que focam na adoção de BIM na academia (CHECCUCCI, 2019). Diante deste cenário, este resumo busca descrever uma estratégia desenvolvida, implementada e gerenciada por discentes da Escola Politécnica e da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia intitulada Laboratório de Práticas em BIM da Universidade Federal Bahia (LaBIM UFBA). O LaBIM foi desenvolvido a partir de uma metodologia de ensino e aprendizagem ativa, chamada Aprendizagem baseada em Projetos Interdisciplinares ou Project-Led Education (PLE), como aqui é designada. O PLE é uma abordagem amplamente utilizada na Dinamarca e na Holanda e demanda uma mudança substancial de uma abordagem tradicional centrada no professor para uma abordagem centrada no projeto baseada em equipe de estudantes. O PLE concentra-se em atividades baseadas em equipe relacionadas ao aprendizado e à solução de problemas complexos, abertos e de larga escala (POWELL e WEENK, 2003). Entenda-se, neste contexto, por "complexos" (ou wicked problems, em inglês) como aqueles problemas de difícil interconexão dentro de um e único escopo e escala (RITTEL e WEBBER, 1973), por "abertos" como problemas que possuem várias soluções possíveis e várias maneiras de obter as soluções, e por "larga-escala" como aqueles problemas com uma área muito ampla ou que envolva muitas pessoas ou coisas.  Uma equipe de estudantes aborda o projeto, fornece uma solução e entrega em um tempo acordado um produto. Os alunos mostram o que aprenderam discutindo com a equipe o produto desenvolvido e refletindo sobre como eles conseguiram (POWELL, 2004). A formação dos recém-chegados é feita por meio de capacitações que procuram introduzir o conhecimento de ferramentas BIM. Após esta capacitação inicial, busca-se direcionar os membros para os núcleos especializados, em que poderão ter acesso às capacitações específicas. Atualmente, o LaBIM é constituído pelos seguintes núcleos: Arquitetura, Estruturas, Instalações Elétricas, Instalações hidrossanitárias, Coordenação de projetos e 4D. Cada núcleo possui uma demanda interna. Como forma de suprir essas demandas é adotado um projeto de referência a ser modelado pelos núcleos, chamado de “Projeto Desafio”. O projeto se inicia com o núcleo de Arquitetura, por meio da escolha da edificação e um modelo básico que servirá de base para os núcleos de estruturas, instalações elétricas e hidrossanitárias. As modelagens são feitas no Autodesk Revit®, com a adição do plug-in TQS-Revit para análise de elementos estruturais. O núcleo de coordenação de projetos e 4D define parâmetros e padrões de modelagem, compartilhamento de arquivos e compatibilização dos projetos. As ferramentas utilizadas neste núcleo são o Autodesk Navisworks® e o BIMCollab. O primeiro para a detecção de conflitos entre as disciplinas, e o segundo para o gerenciamento destes conflitos. Por fim, é feita a simulação 4D. Além da modelagem em si, as discussões ocorrem uma vez por semana, aos sábados, quando cada núcleo expõe o seu trabalho e suas dúvidas para o restante dos membros, consistindo no objetivo do laboratório, que é ser um espaço de troca de ideias e desenvolvimento de conhecimento em BIM dentro da universidade.

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Citas

CHECCUCCI, E.S. Teses e dissertações brasileiras sobre BIM: uma análise do período de 2013 a 2018. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 10, p. e019008, fev. 2019. ISSN 1980-6809. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8653708>. Acesso em: 26 fev. 2019. doi:https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653708.

POWELL, P. C.; WEENK, G. W. H. Project-led Engineering Education (Utrecht: Lemma), 2003.

POWELL, P.C. Assessment of team-based projects in project-led education, European Journal of Engineering Education, 29:2, 221-230, 2004.

RITTEL, H.; WEBBER, M. Dilemmas in a General Theory of Planning. Policy Sciences, v. 4, p. 155-169, 1973.

SANTOS, R.; COSTA, A.; GRILO, A. Bibliometric analysis and review of Building Information Modelling literature published between 2005 and 2015, Automation in Construction, v. 80, p. 118-136, 2017, ISSN 0926-5805, https://doi.org/10.1016/j.autcon.2017.03.005.

Publicado

2019-11-21

Cómo citar

SILVA, Yuri Durval Trindade da; GOMES, Catarina Andrade Serafim; SILVA, Lendisson da Conceição; MELO, Reymard Savio Sampaio de. Project-led Education no ensino de BIM. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/251. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Planejamento de execução BIM educacional (disciplina ou curso)

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