Estratégia Célula BIM FA-UFRGS

metaprojeto como viabilização curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3283

Palabras clave:

Building Information Modeling, Ensino de Arquitetura, Matriz Curricular, Metaprojeto

Resumen

Buscando promover a transformação digital da construção civil no Brasil, o Governo Federal publicou em 2019 o Decreto n° 9.983 dispondo sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling (BIM) (Estratégia BIM BR). Entre seus objetivos, a estratégia visa impulsionar e estruturar a utilização de tecnologias e processos BIM integrados, além de promover as mudanças necessárias para sua implementação (BRASIL, 2019). Como reflexo dessa iniciativa, em 2020 foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto n° 10.306, que estabeleceu o uso obrigatório do BIM no desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia referentes a construções novas, ampliações ou reabilitações realizadas pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal - processo de implementação este que foi dividido em três etapas. A primeira etapa entrou em vigência em 01 de janeiro de 2021. Prevê-se que a segunda etapa entre em vigor em 2024 e a terceira etapa em 2028 (BRASIL, 2020). Por outro lado, à medida que o setor de desenvolvimento tecnológico voltado ao apoio da construção civil avança, sua adoção junto ao campo acadêmico não segue o mesmo ritmo. Assim, com o objetivo de propiciar a atualização dos currículos dos cursos de graduação nas áreas de arquitetura, engenharia e construção, órgãos como a ANTAC (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído) vêm auxiliando no processo de implementação e ensino de tecnologias digitais nas matrizes curriculares. Neste sentido, em 2022, a ANTAC compôs a denominada “Rede de Células BIM” -  projeto este que se espelha em uma ação do Ministério da Economia para concretizar a Estratégia BIM BR. A Rede Nacional congrega professores e pesquisadores de diversos cursos técnicos e de graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil de universidades públicas e privadas, visando a elaboração de Planos de Implantação BIM curriculares.

Neste âmbito, criou-se em 2022, a Célula BIM da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FA-UFRGS), integrada por professores e acadêmicos do Curso de Graduação e por pesquisadores (mestrandos e doutorandos) dos Programas de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura (PROPAR) e em Design (PG-Design). Primeiramente, realizou-se um diagnóstico de permeabilidade visando identificar quais disciplinas do atual currículo do curso apresentam potencial de interface com o BIM. A metodologia deste diagnóstico, sugerida pela Rede Nacional, foi estruturada por Checcucci (2014), e inclui a contribuição de outras referências, a exemplo de Rodrigues e Lima (2017) e Andrade (2018).  Identificadas as disciplinas, passou-se a planejar como impulsionar a adesão do BIM em um currículo pré-existente, resultando na chamada “Estratégia Célula BIM FA-UFRGS". Por meio de um planejamento estratégico, vislumbram-se duas escalas:  uma macro (vinculada a uma pesquisa de doutorado em andamento), destinada à proposição de um metaprojeto, a saber, - uma estrutura genérica, cabível de ser inserida em diferentes currículos – e foco do presente trabalho. Já o planejamento micro - relacionado a distintas pesquisas de mestrado, atua em situações específicas de inserção do BIM, valendo-se deste metaprojeto, e atuando pontualmente em disciplinas mapeadas no diagnóstico de permeabilidade. O metraprojeto refere-se a uma estrutura composta por módulos prático-teóricos de capacitação em BIM com aumento gradual da complexidade. Prevê-se que esta estrutura será composta por dois blocos direcionados à formação de distintas competências: Modelador BIM e Gerente BIM. Ambos os blocos serão classificados de acordo com: a) Nível de Implementação segundo Succar (2009), a saber Estágio 1. Modelagem, Estágio 2. Colaboração e Estágio 3. Integração; b) Nível de Proficiência em BIM (NPBIM) proposto por Barison e Santos (2011), a saber Introdutório, Intermediário e Avançado; e c) Competências BIM propostas por Barison e Santos (2016) passíveis de serem trabalhadas a nível da graduação. O bloco referente a capacitação de Modelador BIM contemplará a modelagem baseada em objetos e a documentação, englobando, segundo Succar (2009), o Estágio 1. Modelagem e, o NPBIM Introdutório e parcialmente o Intermediário, proposto por Barison e Santos (2011). Este bloco será dividido em etapas básica, intermediária, avançada e otimizada. Como desenvolvimento futuro, esta última etapa vislumbra integrar o BIM às estratégias de design paramétrico e Inteligência Artificial (AI – do inglês artificial intelligence). Já o bloco referente a capacitação de Gerente BIM abordará a colaboração baseada em modelos e a integração baseada em rede, englobando, portanto, os Estágios 2 e 3, Colaboração e Integração (SUCCAR, 2009) além de complementar o NPBIM Intermediário e adentrar no Avançado (BARISON E SANTOS, 2011).  

Partindo do bloco do metaprojeto referente a capacitação de Modelador BIM, a Figura 1 apresenta uma estrutura preliminar, dividida em linhas (horizontal) e colunas (vertical), a saber: Linha 1: Modelos de referência BIM - refere-se a modelos utilizados como referência para a demonstração/ensino dos conteúdos dos módulos, sendo que um mesmo modelo poderá atender a mais de um módulo e/ou disciplina da Matriz Curricular (modelo multidisciplinar); Linha 2: Disciplinas (em destaque) abordadas em cada módulo - Arquitetura, Estrutura, MEP (do inglês mechanical, electrical and plumbing), conforto ambiental, interiores e patrimônio arquitetônico; Linha 3: Conteúdos previstos para cada módulo; Linha 4: Disciplinas da Matriz Curricular mapeadas no Diagnóstico de Permeabilidade que serão contempladas com os modelos e/ou conteúdos abordados em cada módulo. Cada coluna, por sua vez, representará um módulo. O objetivo de apontar estas informações é contemplar no metaprojeto as categorias elencadas por Checcucci (2014) referentes à: a) tipo de abordagem; b) disciplinas abordadas; c) etapas do ciclo de vida da edificação; d) potencial de integração; e e) estágios de implementação. Após estruturado este metaprojeto, pretende-se disponibilizar os módulos por meio de ações de extensão.  Por fim, destaca-se que ao estar vinculado a uma pesquisa de doutorado orientada pela metodologia Design Science Research (DRESCH, LACERDA E ANTUNES JÚNIOR, 2015), este metaprojeto resultará em uma Design Proposition – um artefato que se apresentará como uma possível solução para esta classe de problemas e, passível de adaptação para outros cursos de graduação que enfrentam situações similares (MARCH E SMITH, 1995). Além disso, o mesmo poderá resultar em outros artefatos futuros, disponibilizados como instrumentos pedagógicos visando auxiliar o ensino de conteúdos específicos nas disciplinas do curso - modelos de referência BIM, templates e apostilas.

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Biografía del autor/a

Victor Mateus Schulz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando em Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil)

Angelica Paiva Ponzio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil)

Dirceu de Oliveira Garcia Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil)

Leticia Weijh, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil)

Morgana Dias Mesquita, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil)

Natália Diehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Design na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS - Brasil)

Citas

ANDRADE, Raphael Augusto de. Implementação de BIM no ensino: adequação de matrizes curriculares de cursos de arquitetura através da identificação da permeabilidade de conteúdo. Dissertação (Mestrado acadêmico) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, p. 198. 2018.

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DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JR, José Antonio Valle. Design Science Research. Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

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Publicado

2023-11-02

Cómo citar

SCHULZ, Victor Mateus; PONZIO, Angelica Paiva; GARCIA FILHO, Dirceu de Oliveira; WEIJH, Leticia; MESQUITA, Morgana Dias; DIEHL, Natália. Estratégia Célula BIM FA-UFRGS: metaprojeto como viabilização curricular . In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3283. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3283. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Planejamento de inserção de BIM na educação

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