Capacitação BIM para docentes

Módulo I

Autores

  • Angelica Paiva Ponzio Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://lattes.cnpq.br/1597797193244653
  • Dirceu de Oliveira Garcia Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Leticia Weijh Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Morgana Dias Mesquita Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Natália Diehl Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Victor Mateus Schulz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3466

Palavras-chave:

Ensino, BIM, Capacitação docente, Archicad

Resumo

A experiência apresentada neste trabalho corresponde a um conjunto de ações estratégicas da Célula BIM da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integrante da rede nacional de Células BIM, facilitada pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC). Utiliza-se como base ordenadora das atividades uma estrutura macro conceitual denominada Metaprojeto (Enebim 2023 sob título: “Estratégia Célula BIM FA-UFRGS: Metaprojeto como viabilização curricular), na qual estão dispostos módulos práticos e teóricos de capacitação em BIM, que englobam disciplinas de arquitetura, estrutura e instalações (MEP). O primeiro módulo do Curso básico de capacitação piloto destinou-se a professores universitários e a profissionais da área de AEC (arquitetura, engenharia e construção). Sua realização foi proposta no formato presencial, visando promover um treinamento de nove horas em introdução ao BIM, realizado na forma de uma ação de extensão. O módulo ocorreu em maio de 2023, em um dos Laboratórios de Informática da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, contando com a participação de 12 docentes da universidade. O curso foi organizado utilizando as premissas apresentadas por Succar (2019). Essas premissas incluem o Conjunto Gerencial de competências BIM - item M03 Planejamento Estratégico, que tem o objetivo de desenvolver procedimentos para promover a adoção do BIM a longo prazo. Além disso, o Conjunto Pesquisa e Desenvolvimento - item R03 Ensino e Treinamento foi empregado para aplicar materiais educativos e desenvolver as habilidades dos membros da instituição, facilitando a adoção do BIM. Adicionalmente, foram aplicadas as competências do Conjunto de Implementação - itens I05 Treinamento Técnico e I07 Guias e Manuais, que visam propor treinamentos, guias e manuais de instrução para o desenvolvimento das habilidades BIM. Seu objetivo principal foi o de fornecer um contato com os conceitos fundamentais sobre a tecnologia BIM (Treinamentos básicos [fundamentos], 2023?) incluindo noções de modelagem, representação gráfica, interface e funcionalidades gerais do software ARCHICAD, este já implementado no âmbito da universidade.

Os conteúdos foram abordados em duas etapas: uma teórica e a outra, prática. Inicialmente divididas em duas aulas, foi requerido pelo público-alvo uma aula complementar, para melhor explorar a ferramenta. De acordo com as premissas apresentadas por Succar (2019), a etapa teórica visou desenvolver competências do Conjuntos Funcional, no item – F01 Fundamentos Funcionais. Nesta etapa, a abordagem dos conceitos teóricos sobre BIM foi apresentada com o intuito de conscientizar os docentes quanto aos processos de projeto em BIM e a importância da retenção desses conceitos para o diálogo com os estudantes que já utilizam esta tecnologia. Já a etapa prática focou nas competências do Conjunto Técnico, itens T04 Modelagem e T05 Documentação, com o objetivo de familiarizar os participantes com a plataforma BIM e com instruções de boas práticas de modelagem e operação do software. No quesito documentação, foi demonstrada ainda representação gráfica por meio das sobreposições e da criação de pranchas, abordando as questões de escalas e informações técnicas envolvidas no processo. As três aulas ficaram organizadas da seguinte maneira: AULA 1: A aula 1 foi composta de dois blocos. No primeiro bloco o conteúdo teórico abordou os conceitos fundamentais sobre BIM, incluindo as principais diferenças e vantagens em relação ao CAD e o conceito de modelagem paramétrica e a utilização de objetos inteligentes. Foram também discutidos os conceitos de LOD (nível de desenvolvimento), LOI (nível de informação) e de interoperabilidade. Foram apresentados ainda os principais softwares utilizados nas áreas de arquitetura, engenharia, construção e operação. No segundo bloco, de natureza prática, foi apresentada a plataforma BIM Archicad, demonstrando como iniciar um novo arquivo a partir de um template ou como abrir um arquivo existente. A interface do software foi apresentada a partir do modelo desenvolvido por Schulz (2021), explorando as possibilidades de manipulação, incluindo 3D, plantas, cortes, fachadas, detalhamentos e realidade virtual-BIMx. Também foram abordadas configurações iniciais básicas, como unidades de medida e definições de piso. AULA 02: A segunda aula retomou o estudo do software, onde foram apresentados componentes básicos de modelagem, como vigas, lajes, pilares e paredes, incluindo a exploração de composições de materiais. Também foi abordada a criação de portas e janelas, assim como o uso da biblioteca de objetos disponíveis no software. AULA 03: Na terceira aula foram apresentadas as funcionalidades relacionadas a materiais de construção, canetas e cores utilizadas no desenho, sobreposição gráfica e a utilização de mapas (tabelas) para quantitativos básicos. Além disto, os docentes aprenderam a montar e organizar pranchas, explorando as potencialidades e aplicações dos desenhos em diferentes formas de apresentação. Após a exposição de cada uma das partes disponibilizou-se um momento para esclarecimentos de dúvidas sobre os conteúdos, permitindo que os participantes contribuíssem com a troca de experiências obtidas em sala de aula. Ao final do curso foram disponibilizados óculos de realidade virtual para que os participantes pudessem explorar a visualização de um modelo arquitetônico em BIMX.

O método de ensino-aprendizagem aqui apresentado embasou-se em metodologias ativas baseadas em projetos, em que os instrutores atuaram como orientadores da modelagem e configurações de elementos, permitindo que o público-alvo pudesse desenvolver as habilidades de maneira autônoma, porém auxiliados em casos de dificuldades. Esta ação, que foi realizada como uma ação de extensão da Célula BIM FA-UFRGS, apresentou, por parte do público docente, uma boa recepção diante do material apresentado, alcançando os objetivos esperados, além do interesse por novos módulos. Cabe ressaltar ainda que a última aula precisou ser alterada para formato híbrido, sugerindo uma modalidade online do curso, o que permitirá um alcance maior. Dentro deste panorama, é de intenção do grupo de estudo dar seguimento a novos módulos, incluindo estudantes e outras plataformas BIM.

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Biografia do Autor

Angelica Paiva Ponzio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Dirceu de Oliveira Garcia Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Leticia Weijh, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Morgana Dias Mesquita, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Natália Diehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Victor Mateus Schulz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando em Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Referências

SCHULZ, V. M. Contribuições da tecnologia BIM para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

SUCCAR, B. 201in Competency Table. Zenodo, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.5281/zenodo.2550442>. Acesso em: 3 ago. 2023.

TREINAMENTOS básicos (fundamentos). In: GRAPHISOFT LEARN. São Paulo, [2023?]. Disponível em: <https://br.learn.graphisoft.com/visitor_class_catalog/category/21078>. Acesso em: 2 ago. 2023.

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Publicado

02/11/2023

Como Citar

PONZIO, A. P.; GARCIA FILHO, D. de O.; WEIJH, L. .; MESQUITA, M. D. .; DIEHL, N. .; SCHULZ, V. M. . Capacitação BIM para docentes: Módulo I. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3466. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3466. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

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