Ensino do BIM no curso técnico de nível médio

comparativo do uso de software de modelagem 3D

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3487

Palabras clave:

Bim, Modelagem, Aprendizagem, Ensino, Software

Resumen

O BIM ou Modelagem da Informação da Construção, é um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, que sirva a todos os participantes do empreendimento, em qualquer etapa do ciclo de vida da construção. Com a aprovação do decreto 10.306/2020, que estabelece a implantação gradativa do BIM  no mercado nacional fará com que as empresas necessitam cada vez mais de profissionais capacitados na área.  Assim, o ensino do BIM na academia busca complementar a formação do profissional para sua atuação no mercado. Desta forma  a  implementação do BIM no curso Técnico de Edificações, favorece o aluno capacitando-o como futuro profissional para atuar nos diversos campos do BIM. No mercado há diversos softwares BIM, muitos deles ainda desconhecidos por profissionais,  porém com grande potencial. A aprendizagem de diversos softwares dentro das academias além de promover um disseminação dos mesmo colaborando assim para uma escolha mais assertiva quando da implantação do BIM pelas empresas. Desta forma o aprendizado do softwares de modelagem BIM torna-se necessário ao aluno que pretende ingressar ao mercado de trabalho buscando atuar no campo  do BIM. Considerando as informações anteriores, a pesquisa visa estudar a adaptação e aprendizagem dos estudantes do curso Técnico em Edificações, do IFPR- Campus Foz do Iguaçu, em relação aos softwares de modelagem 3D: Revit, ArchiCAD, Open Building e Edificius. Isso ocorreu através de pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo para analisar como os alunos se adaptaram e o que acham de cada software. Foram selecionados alguns alunos do primeiro ano do curso técnico em edificações, pois ainda não possuíam conhecimento sobre softwares de modelagem 3D e não haviam tido contato com nenhum, também foram desenvolvidos questionários para que os estudantes das demais turmas do curso respondessem sobre o que achavam de cada software, se os conheciam, como foram suas experiências ao utilizá-los. Após esse processo foi concluído que os alunos apresentaram maior adaptação ao Revit, este software já vem sendo utilizado na instituição desde 2018, o que contribui o acesso dos estudantes à ele e facilita a disseminação de informação. Em relação ao ao Edificius, este software foi implementado nos laboratório do IFPR em 2022 através de uma parceria da empresa com a instituição, com o intuito de divulgar seu produto de maneira gratuita, por funcionar de maneira similar aos softwares que os estudantes já conhecem e ter informação gratuita, o software apresentou a segunda maior taxa de aprendizagem. Sobre o ArchiCAD, apesar de ter acesso fácil à informação e ser bastante conhecido,  por não estar presente nos laboratórios do instituto acabou por não ser muito utilizado. Já sobre o Open Building, este software também não é utilizado no IFPR, só está disponível em um único idioma (inglês), o que contribui para a desistência no momento de aprendizagem já que suas configurações iniciais são um pouco complicadas e realizá-las em outro idioma se torna mais difícil, é preciso considerar também que o acesso à informações de qualidade é mais escasso.      

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Miguel Batista de Oliveira, Instituto Federal do Paraná

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá. Professor EBTT no Instituto Federal do Paraná (Foz do Iguaçu - Paraná, Brasil)

Ana Beatriz Cordeiro Clavero, Instituto Federal do Paraná

Cursando o curso técnico em Edificações no Instituto Federal do Paraná (Foz do Iguaçu - Paraná, Brasil)

Citas

ACCA. Quem somos: Softwares para arquitetura, orçamentos de obras, engenharia e construção. ACCA software, 2022. Disponível em: https://www.accasoftware.com/ptb/programa-de-arquitetura .Acesso em: 24 fev. 2022.

ANDRADE, Max L. V. X. de; MORAIS, Marcelo de; RUSCHEL, Regina C.. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos?. Scielo Brasil, Ambiente construído, v. 13, n. 2, p. 151-165, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/McF3dbcftRW55BN59FTSq6v/abstract/?lang=pt. Acesso em 24 fev. 2022.

AUTODESK INC. Revit, software de BIM multidisciplinar para projetos coordenados e de maior qualidade. AutoDesk, 2022. Disponível em: https://www.autodesk.com.br/products/revit/overview. Acesso em: 24 fev.2022.

BENTLEY SYSTEMS, INCORPORATED. Sobre a Bentley Systems, Incorporated. Bentley, 2022. Disponível em: https://www.bentley.com/pt/products/product-line/building-design-software/openbuildings-designer. Acesso em: 24 fev. 2022.

BRASIL. DECRETO Nº 10.306, de 2 de abril de 2020. Estabelece a utilização do Building Information Modelling - BIM ou Modelagem da Informação da Construção na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling. Presidência da República Secretaria-Geral. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10306.htm. Acesso em: 24 de fevereiro de 2022.

COUNCIL ON OPEN BUILDING. What is Open Building?. Council on Open Building, 2021. Disponível em: https://councilonopenbuilding.org/what-is-open-building-1. Acesso em: 24 fev. 2022.

GRAPHISOFT. Graphisoft Archicad. GraphiSoft, a Nemetschek company, 2022. Disponível em: https://graphisoft.com/solutions/archicad. Acesso em 24 fev.2022.

LIMA, G. Saiba tudo sobre o ARCHICAD: o programa líder para arquitetura e engenharia. Blog IPOG, 28 abr. 2020. Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/engenharia-e-arquitetura/archicad/ . Acesso em: 24 fev. 2022.

MERA, Jessica L.. Modelagem e compatibilização de projetos, com ênfase no uso de softwares. Unijuí, universidade regional, 2015. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3128. Acesso em: 24 fev. 2022.

Publicado

2023-11-02

Cómo citar

OLIVEIRA, Miguel Batista de; CLAVERO, Ana Beatriz Cordeiro. Ensino do BIM no curso técnico de nível médio: comparativo do uso de software de modelagem 3D. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3487. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3487. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

Artículos similares

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.