Aplicação de metodologia ativa para ensino BIM: Análise de autoavaliação discente pré e pós pandemia de Covid 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.283

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Ensino Tecnológico, Building Information Modelling

Resumo

A Pandemia de COVID 19 causou impacto significativo na relação de ensino e aprendizagem, com o fechamento de diversas universidades. Este fato demonstrou a necessidade de implementação de metodologias ativas para ensino, acelerando uma tendência já existente de migração de modelo de ensino em áreas voltadas a tecnologia.

O Bim é uma disciplina multidisciplinar e integrada, que apresenta grande potencial de ensino mediante metodologias ativas, com compartilhamento constante e horizontal de conhecimento por parte dos próprios acadêmicos. Este trabalho visa expor as metodologias ativas e conceitos de sala de aula invertida aplicados, resultados e lições aprendidas referentes ao ensino de ferramentas BIM para orçamento e planejamento na disciplina de Planejamento e Controle das Construções, onde se obteve, através da autoavaliação dos próprios acadêmicos, taxas significativas de aprendizado e maturidade no manuseio de ferramentas BIM.

Realizou-se um comparativo entre as autoavaliações dos discentes quanto ao aprendizado na disciplina, considerando os períodos 2019.1, onde se utilizou uma metodologia ativa, porém presencial, e o período 2020.1, onde a metodologia ativa se deu de forma remota.

A forma remota de ensino levou a um aprofundamento da aplicação de metodologias ativas e maior responsabilização dos acadêmicos pelo aprendizado, o que resultou em índices maiores de autoavaliação de conhecimento obtido para a turma do período 2020.1, com alto grau de participação no aprendizado BIM, na elaboração de Projetos, orçamentos e planejamentos, o que indica que o aprofundamento em metodologias ativa pode favorecer o aprendizado de disciplinas tecnológicas.

Apresentação no Youtube: https://youtu.be/ikzjtjqVuJs

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Biografia do Autor

Matheus Pereira da Silva, Universidade de Brasília

Aluno de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Estruturas e Construção Civil da Universidade de Brasília.

Rodrigo Otávio Valente Ribeiro da Silva, Universidade de Brasília

Aluno de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Estruturas e Construção Civil da Universidade de Brasília.

Michele Tereza Marques Carvalho, Universidade de Brasília

Docente do Programa de Pós Graduação em Estruturas e Construção Civil da Universidade de Brasília.

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Publicado

2021-05-21

Como Citar

SILVA, Matheus Pereira da; SILVA, Rodrigo Otávio Valente Ribeiro da; CARVALHO, Michele Tereza Marques. Aplicação de metodologia ativa para ensino BIM: Análise de autoavaliação discente pré e pós pandemia de Covid 19. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.283. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/283. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

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