VDC/BIM na matriz curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo-Facens
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.297Palavras-chave:
BIM, Arquitetura e Urbanismo, Matriz curricular, GraduaçãoResumo
A formação do arquiteto e urbanista requer a associação de habilidades e conhecimentos de maneira holística, com o desenvolvimento de competências e habilidades técnicas, tecnológicas e interpessoais. O profissional que vai atuar na Industria 4.0 deve apresentar características como a colaboração, o pensamento crítico, a comunicação etc. Neste contexto, BIM (Building Information Modeling) e VDC (Virtual Design and Construction) atuam como pontos centrais para permitir a colaboração entre as pessoas e o gerenciamento de dados em todo o ciclo de vida da edificação. Diante disso, os cursos de graduação devem promover a formação deste profissional. O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Facens, desde sua abertura em 2018, promove esforços para a implementação de VDC/BIM no curso contando com apoio e incentivo institucional, da coordenação e toda a equipe docente. Este trabalho apresenta a situação atual e perspectivas futuras do uso de VDC/BIM na matriz curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da Facens.
Os componentes curriculares do curso de Arquitetura e Urbanismo da Facens são divididos por eixos temáticos, sendo estes: linguagens de arquitetura, projeto, tecnologia do ambiente construído, história e formação geral. As disciplinas que compõem os eixos temáticos de Linguagens de Arquitetura e Projeto são voltadas ao desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de representação, tecnologia e processo de projeto. Cada uma das disciplinas, trabalha com um ou mais propósitos de VDC/BIM, como: concepção e modelagem, coordenação, colaboração, parametrização, fabricação digital, apoio à tomada de decisão etc. Nas disciplinas do eixo de Tecnologia do Ambiente Construído, a aplicação dos conceitos de VDC/BIM volta-se principalmente para simulação e síntese do projeto. O eixo de História é composto por disciplinas que tratam de teoria e história, patrimônio e estudos socioeconômicos; nestas, conceitos importantes de BIM são abordados. E, por fim, as disciplinas do eixo de formação geral tratam de conceitos gerais para subsidiar a formação do arquiteto e urbanista. O uso de VDC/BIM na Matriz do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Facens perpassa praticamente todos os semestres do curso, com exceção do primeiro, na qual são trabalhados conceitos importantes de BIM, e do último, no qual o uso de BIM no trabalho final de graduação é de escolha do estudante. Nos demais semestres, todas as disciplinas de Desenho Digital e Arquitetura Digital, são voltadas principalmente ao ensino de um ou mais propósitos de VDC/BIM, como: modelagem, coordenação, colaboração, parametrização, fabricação digital etc. Já as disciplinas de projeto de arquitetura e projeto de urbanismo, trabalham principalmente na aplicação destes aprendizados no desenvolvimento de um projeto. As disciplinas com potencial aplicação de BIM, estão concentradas principalmente no eixo de tecnologia do ambiente construído. Este eixo é composto por disciplinas como: sistemas estruturais, conforto, instalações elétricas e hidráulicas, topografia etc. O uso de BIM nestas disciplinas está sendo incentivado pela coordenação, através da capacitação do corpo docente e interdisciplinaridade. As disciplinas que não possuem interface com BIM, estão concentradas, em sua maioria, no eixo de formação geral; estas disciplinas são focadas no aprendizado de conceitos gerais, comuns a vários cursos da área.
Os resultados demonstraram que 36% das disciplinas do curso adotam BIM, 20% trabalham conceitos importantes de BIM, cerca de 35% têm potencial de aplicação de BIM e em apenas 9% das disciplinas não se visualiza nenhuma interface com BIM, por enquanto. Deste modo, verifica-se que a maioria das disciplinas do curso já trabalham com os propósitos de VDC/BIM. As ações futuras centram-se na busca pelo uso de VDC/BIM em todos os semestres do curso e em todas as disciplinas. Pretende-se, a curto prazo, adotar o uso de BIM já no primeiro semestre do curso. Além disso, busca-se, também a curto prazo, o uso de VDC/BIM nas disciplinas com potencial uso de BIM, a fim de auxiliar na análise, simulação e síntese do projeto, através do incentivo, capacitação docente e interdisciplinaridade. A interdisciplinaridade é um dos instrumentos que auxiliam na adoção de VDC/BIM em todas as disciplinas do curso, a partir da colaboração e comunicação não só entre os alunos, mas também entre os docentes, através do uso de VDC/BIM na otimização deste processo. A busca pela transdisciplinaridade do curso, no qual o conhecimento é adquirido de maneira holística e contextualizada, passa também pela adoção de novas tecnologias e novas formas de aprendizagem. A coordenação, em conjunto com o corpo docente e a instituição, está se esforçando para implementar BIM, não só em cada disciplina, mas também entre todas as disciplinas, de forma a preparar o aluno para ser um profissional capacitado. Este trabalho irá contribuir na temática do ensino de BIM no Brasil, podendo ser utilizado como referência e auxílio ao planejamento e análise da adoção de VDC/BIM em outros cursos de graduação. Ainda que, este artigo seja voltado para o curso de arquitetura e urbanismo, a mesma sistemática pode também ser utilizada em outros cursos, como o de engenharia civil.
Apresentação no YouTube: https://youtu.be/aF40piftrs0
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR