Proposta de projeto: atividade de integração entre Projeto Arquitetônico e BIM
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.319Palavras-chave:
BIM, Arquitetura, Trabalho Colaborativo, Competências funcionais BIMResumo
Esse trabalho apresenta uma proposta de prática integrativa entre as disciplinas de Projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo 2, que tem carga horária de 120h mensais e Modelagem da Informação da Construção que tem carga horária de 60h mensais 60h. Ambas disciplinas fazem uso de recursos digitais de ensino-aprendizagem do curso de Arquitetura e Urbanismo do Senai CIMATEC (Salvador). A experiência didática foi planejada conjuntamente pelo coordenador e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do SENAI CIMATEC Bruno Leão de Brito, e os professores do mesmo curso/instituição Ana Paula Carvalho Pereira e Rafael Santos Câmara, visando a integração de uma disciplina de tecnologia com uma de projeto a fim de aplicar o BIM no início do curso. As disciplinas estão no terceiro semestre da grade curricular.
Esta ação está acontecendo neste primeiro semestre de 2021, com 20 alunos divididos igualmente entre 5 equipes, onde irão elaborar uma proposta ao nível de estudo preliminar de uma Escola Parque a ser construída em área de preexistência fabril na Península Itapagipana de Salvador.
A proposta tem como objetivo, para além de introduzir conceitos fundamentais de Modelagem da Informação da Construção (BIM), a sua aplicação no desenvolvimento de projeto arquitetônico, utilizando o Revit e explorando as possibilidades de trabalho colaborativo à distância. Desta forma, espera-se que haja o desenvolvimento de competências funcionais BIM individuais por intermédio do aprendizado do trabalho colaborativo enquanto adoção de metodologias, técnicas de trabalho em equipe e gerenciamento de processos.
A edificação deverá ser concebida através da participação integrada, onde todos tenham a compreensão global do modelo, viabilizando a transferência contínua de conhecimento entre os diversos alunos. Estes irão discutir e definir os critérios que serão utilizados, tais como: quem será responsável por modelar cada item da edificação; quem irá coordenar o processo de modelagem e gerenciar a base de dados BIM; e quais informações deverão ser inseridas. Os entregáveis da unidade serão: vídeo de 3 minutos; conjunto de pranchas técnicas (plantas, cortes e elevações), tantas quanto exigido para o correto entendimento do projeto, respeitando as normas de representação; perspectivas renderizadas do projeto desenvolvido; e o modelo.
As disciplinas estão divididas em três unidades, e a proposição de integração se dará na segunda unidade, onde já terá sido abordado os conceitos fundamentais de BIM. Durante a atividade será discutida e definida a especificação de modelagem, com definições dos componentes do modelo; arquivo padrão, premissas de modelagens, estrutura do modelo, etc.
O ensino de projeto no ambiente BIM possibilita construir o conhecimento através de atividades pedagógicas com métodos ativos, pois utiliza-se de processos colaborativos através da interação. Também tem o potencial de fazer com que os discentes sejam capazes de criar projetos com as melhores escolhas desde as fases iniciais.
Por fim, espera-se ganhos de aprendizagem no processo de concepção e desenvolvimento do espaço e da forma arquitetônica através de simulações relacionadas ao conforto ambiental, aprimorando o nível de desenvolvimento projetual e de representação gráfica, além de ganhos de aprendizagem de competências BIM.
Apresentação no YouTube: https://youtu.be/8ZPTi-i2eZA
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR