Parque infantil do Centro Juvenil São Pedro

Educação urbana enquanto política

Autores/as

Palabras clave:

Educação Urbana, Sustentabilidade, Extensão Universitária, Assessoria Técnica, Arquitetura e Urbanismo

Resumen

O projeto de extensão “Arquitetura de Todos” – do Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro, localizado no município de Campos dos Goytacazes, Rio de janeiro – consiste na promoção do acesso da população de baixa renda aos serviços arquitetura e urbanismo, de forma pública e gratuita, atrelado ao direito à cidade e à moradia, considerando-se aspectos urbanos, sócio-espaciais e de sustentabilidade. Dentre os produtos desenvolvidos no projeto, está o escritório público de arquitetura e urbanismo, Estúdio Dignifica, que atuou em parceria com o Centro Juvenil São Pedro (CJSP), localizado na Comunidade da Margem da Linha, para o desenvolvimento de projeto participativo de um parque infantil (utilizando-se de pneus reciclados) com as crianças atendidas pelo CJSP.

Utilizando-se da educação urbana como um dos instrumentos metodológicos, objetivando o ensino às crianças acerca de questões urbanas, sustentabilidade e percepção global da cidade, as atividades foram conduzidas por meio de dinâmicas para a apreensão da escala macro – a cidade – até a micro – o terreno para a implantação do parque infantil.  Dessa forma, possibilitou-se a inserção das crianças enquanto protagonistas no projeto processual. A metodologia adotada no presente trabalho se divide em: pesquisa bibliográfica/documental e pesquisa-participante. Como resultados obtidos, são feitos os apontamentos sobre a importância do protagonismo dos assessorados (as crianças) nas decisões a serem tomadas acerca do seu espaço, além da inserção das temáticas de arquitetura, urbanismo, direitos sociais, políticas públicas, entre outras na educação básica.

Biografía del autor/a

Mayara Cristina Pereira Leite dos Reis, Instituto Federal Fluminense

Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Morena Gomes Braga, Instituto Federal Fluminense

Cursando Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Ana Paula Lopes Pessanha, Instituto Federal Fluminense

Cursando Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Maria Luiza Marchetti dos Santos, Instituto Federal Fluminense

Cursando Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Luciano Falcão da Silva, Instituto Federal Fluminense

Doutorado em Engenharia Civil (Estruturas) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil). Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes - RJ, Brasil).

Citas

Baltazar, A. P.; Kapp, S. (2016). Assessoria técnica com interfaces. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 5, 2016, Porto Alegre. V ENANPARQ: Anais... Porto Alegre: PROPAR/UFRGS, 2016. p. 1–23. Disponível em: http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/01_biblioteca/arquivos/baltazar_16_assessoria_tecnica_com_interfaces.pdf. Acesso em: 5 jan. 2022.

Faria, T. J. P.; Quinto Junior, L. P. (2017). Rio e História Urbana: o papel do rio Paraíba do Sul na criação e desenvolvimento do município de Campos dos Goytacazes [RJ]. Labor e Engenho, v. 11, n. 2, p. 103. Disponível em: https://www.academia.edu/54540765/Rio_e_Hist%C3%B3ria_Urbana_o_papel_do_rio_Para %C3%ADba_do_Sul_na_cria%C3%A7%C3%A3o_e_desenvolvimento_do_munic%C3%ADpio_de_Campos_dos_Goytacazes_RJ_. Acesso em 13 mar. 2023.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Godoy, A. L. C. (2021). O resultado da aplicação dos royalties do petróleo na intensificação da segregação espacial e nas transformações urbanas de Campos dos Goytacazes/RJ (1997-2020). Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Brasil.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2022). Censo Demográfico. IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/22827-censo-demografico-2022.html. Acesso em: 23 maio 2023.

Kapp, S.; Cardoso, A. L. (2013). Marco teórico da Rede Finep de Moradia e Tecnologia Social – Rede Morar T.S. Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (On-line), São Paulo, v. 0, n. 17, p. 94. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/83050. Acesso em: 5 jan. 2022.

Maricato, E. (2002). Erradicar o analfabetismo urbanístico. Revista FASE. Disponível em: http://www.labhab.fau.usp.br/wp-content/uploads/2018/01/maricato_analfabetismourbano.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.

Oliveira, J. C. P.; Pedlowski, M. A. (2012). Estado e programas municipais de habitação popular em Campos dos Goytacazes (RJ). Análise Social, Lisboa, v.47, n. 3, p. 656–682. Disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/AS_204_d04.pdf. Acesso em: 13 fev. 2023.

Reis, M. C. P. L. (2023). Formação para Assessoria Técnica: metodologias na prática extensionista do projeto “Arquitetura de Todos” com grupos sócio-espaciais de Campos dos Goytacazes-RJ. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologias). Instituto Federal Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/IFFluminense). Campos dos Goytacazes, Brasil.

Reis, M. C. P. L.; BRAGA, M. G.; SANTOS, M. L. M.; SILVA, L. F. (2023). Métodos de pesquisa para a prática extensionista a partir de uma revisão sistemática da literatura: o caso do projeto de extensão Arquitetura de Todos. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 7, 2022, São Paulo. VII ENANPARQ: Anais... São Paulo: Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Disponível em:https://drive.google.com/file/d/11wutL_DnX4E6hxIRVzJZyPbYkzQARM8C/view. Acesso em: 30 abr. 2022.

Reis, M. C. P. L.; SILVA, L. F.; ALMEIDA, A. L. R. ; RANGEL, G. L. R.; SANTOS, M. L. M. (2021). Perspectivas para habitação de interesse social no Brasil pós covid-19. In: Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana, 3, 2021, Porto Alegre. III SINGEURB: Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 480–486. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/1104. Acesso em: 7 jan. 2022.

Santos, Carlos Nelson F. dos. (1988). A Cidade como um Jogo de Cartas. Universidade Federal Fluminense: EDUFF; São Paulo: Projeto Editores.

Publicado

2024-01-12

Cómo citar

Reis, M. C. P. L. dos ., Braga, M. G., Pessanha, A. P. L., Santos, M. L. M. dos, & Silva, L. F. da. (2024). Parque infantil do Centro Juvenil São Pedro: Educação urbana enquanto política. ENCUENTRO LATINOAMERICANO Y EUROPEO SOBRE EDIFICICACIONES Y COMUNIDADES SOSTENIBLES, 5. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3578

Número

Sección

Políticas públicas, planejamento e cidades sustentáveis

Artículos similares

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.