AVALIAÇÃO DE CRITÉRIOS DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES ESCOLARES

Autores/as

  • Eduarda Lauck Machado Universidade Federal do Paraná
  • Lívia Pasdiora Universidade Federal do Paraná
  • Adriana de Paula Lacerda Santos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438019

Palabras clave:

desempenho de edificações escolares, critérios de avaliação de edificações escolares, revisão sistemática da literatura

Resumen

O ambiente escolar e os espaços internos desempenham um papel significativo nos processos de ensino e aprendizagem. Considerando que no Brasil não se tem normas específicas para avaliação de edifícios escolares, esse artigo tem como objetivo identificar a importância dos critérios mais relevantes para a avaliação do desempenho de edificações escolares. A partir da revisão de literatura e consulta às diretrizes dos governos estadual e federal, foram identificados 35 critérios, que foram ponderados por 21 pesquisadores da área de patologia das construções e desempenho de edificações escolares. Os critérios estão relacionados à segurança, habitabilidade e sustentabilidade, como apresentado na Associação Brasileira de Normas Técnicas 15575, e às instalações específicas da edificação escolar

Citas

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Publicado

2021-11-19

Cómo citar

Lauck Machado, E. ., Pasdiora, L. ., & de Paula Lacerda Santos, A. . (2021). AVALIAÇÃO DE CRITÉRIOS DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES ESCOLARES. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 7, 1–9. https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438019

Número

Sección

Processos avaliativos: do projeto à pós-ocupação

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