Ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de objetos de aprendizagem BIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.625

Palavras-chave:

BIM, Ensino-aprendizagem, Gerenciamento da construção, Competências

Resumo

O Building Information Modeling (BIM) pode oferecer diversos benefícios à aprendizagem de discentes, desde melhorias na compreensão de projetos, até melhorias em gestão da construção. Apesar de tais benefícios, devido à existência de lacunas na literatura quanto à integração do BIM ao ensino de conteúdos de engenharia, buscou-se desenvolver através do método Design Science Research uma ferramenta de planejamento do ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia auxiliada pelo BIM. Como contribuições, obteve-se um modelo capaz de facilitar a aprendizagem de conteúdos de Gerenciamento da Construção Civil e o desenvolvimento de competências e habilidades em discentes.

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Biografia do Autor

Rodrigo Magalhães Siqueira Borges, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Mestrando em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará.

Mariana Monteiro Xavier de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará.

José de Paula Barros Neto, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

BORGES, Rodrigo Magalhães Siqueira; LIMA, Mariana Monteiro Xavier de; BARROS NETO, José de Paula. Ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de objetos de aprendizagem BIM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–16. DOI: 10.46421/sbtic.v3i00.625. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/625. Acesso em: 4 nov. 2024.

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