Ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de objetos de aprendizagem BIM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.625

Palabras clave:

BIM, Ensino-aprendizagem, Gerenciamento da construção, Competências

Resumen

O Building Information Modeling (BIM) pode oferecer diversos benefícios à aprendizagem de discentes, desde melhorias na compreensão de projetos, até melhorias em gestão da construção. Apesar de tais benefícios, devido à existência de lacunas na literatura quanto à integração do BIM ao ensino de conteúdos de engenharia, buscou-se desenvolver através do método Design Science Research uma ferramenta de planejamento do ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia auxiliada pelo BIM. Como contribuições, obteve-se um modelo capaz de facilitar a aprendizagem de conteúdos de Gerenciamento da Construção Civil e o desenvolvimento de competências e habilidades em discentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Magalhães Siqueira Borges, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Mestrando em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará.

Mariana Monteiro Xavier de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará.

José de Paula Barros Neto, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará.

Citas

MATTOS, A. D. Como preparar orçamentos de obras. 3. ed. São Paulo: Pini, 2007. 286 p.

MATTANA, L. Contribuição para o ensino de orçamentação com uso de BIM no levantamento de quantitativos. 2017. 279 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR. Resolução nº 2, de 24 de abril de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 26 abr. 2019. n. 80, Seção 1, 43 p.

BLOOM, B. Taxonomia dos objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1983.

DOSSICK, C. S.; NEFF, G. Messy talk and clean technology: communication, problem-solving and collaboration using building information modelling. Engineering Project Organization Journal, v. 1, n. 2, p. 83-93, jun. 2011. Engineering Project Organization Society. http://dx.doi.org/10.1080/21573727.2011.569929.

CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Engenharia Civil e o papel da Expressão Gráfica neste contexto. 235 f. il. 2014. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

WU, Wei; ISSA, Raja. Impacts of BIM on talent acquisiton in the construction industry. In: ANNUAL ARCOM CONFERENCE, 29., 2013, Uk. Proceedings [...] Uk: At Reading, 2013.

MCLERNON, T.; MCKANE, M.; EADIE, R.; COMISKEY, D. A Review of Curriculum Design for Building Information Modelling. In: RICS Cobra Aubea, 2015, Sydney.

PIKAS, E.; SACKS, R.; HAZZAN, O. Building Information Modeling Education for Construction Engineering and Management. II: Procedures and Implementation Case Study. Journal Of Construction Engineering And Management, v. 139, n. 11, nov. 2013. American Society of Civil Engineers (ASCE). http://dx.doi.org/10.1061/(asce)co.1943-7862.0000765.

GHOSH, A.; PARRISH, K.; CHASEY, A. D. Implementing a Vertically Integrated BIM Curriculum in an Undergraduate Construction Management Program. International Journal of Construction Education and Research, v. 11, n. 2, p. 121-139. 2015. http://dx.doi.org/10.1080/15578771.2014.965396.

PAVELKO, C.; CHASEY, A. D. Building Information Modeling in Today's University Undergraduate Curriculum. Proceedings of The BIM-Related Academic Workshop, Salazar and Raymond Issa, 2010, Washington.

JOANNIDES, M. M.; OLBINA, S.; ISSA, R. R. A. Implementation of Building Information Modeling into Accredited Programs in Architecture and Construction Education. International Journal Of Construction Education And Research, v. 8, n. 2, p. 83-100, abr. 2012. http://dx.doi.org/10.1080/15578771.2011.632809.

YALCINKAYA, M.; ARDITI, D. Building Information Modeling (BIM) and the Construction Management Body of Knowledge. Product Lifecycle Management For Society, v. 409, p. 619-629, jul. 2010. Springer Berlin Heidelberg. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-41501-2_61.

KREIDER, R. G.; MESSNER, J. I. The Uses of BIM: classifying and selecting BIM uses. 0.9 Pennsylvania: Computer Integrated Construction - Penn State, 2013. 22 p.

BIM EXCELLENCE INITIATIVE. 211in Model Uses Table. 1.2 Melbourne: 2020. 7 p.

BIM EXCELLENCE INITIATIVE. 201in Competency Table. 2.1 Melbourne: 2020. 7 p. http://doi.org/10.5281/zenodo.2550442.

MACHADO, L.; FREITAS JUNIOR, J. C. S.; KLEIN, A. Z.; FREITAS, A. S. A Design Research como método de pesquisa de Administração: Aplicações práticas e lições aprendidas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (EnANPAD), 37., 2013, Rio de Janeiro.

VAISHNAVI, V. K.; KUECHLER, W. Design science research methods and patterns: innovating information and communication technology. Auerbach Pub, 2007.

LIU, Y.; LOU, S.; FANG, R.; LEE, C. A case study of online project-based mobile learning: Beer King. WSEAS INTERNATIONAL CONFERENCE ON MULTIMEDIA SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING, p. 43-57. jun. 2010.

YAMAGUHI, K; KAWAZOE, H; KONDO, y; SAKAMOTO, S. Problem-based learning programs aiming at practical application of knowledge of specialized subjects. In: AVIATION INDUSTRY PRESS, 2004, Beijing. p. 1001-1006.

VERGARA, S. C. Gestão da Qualidade. Editora FGV. 3º Edição. Rio de Janeiro. 2006.

Publicado

2021-08-30

Cómo citar

BORGES, Rodrigo Magalhães Siqueira; LIMA, Mariana Monteiro Xavier de; BARROS NETO, José de Paula. Ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de objetos de aprendizagem BIM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–16. DOI: 10.46421/sbtic.v3i00.625. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/625. Acesso em: 22 dic. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.