Análise da DCN dos cursos de Arquitetura e Urbanismo sob a ótica das Competências BIM
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.577Keywords:
Building information modeling, Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Currículo, Diretrizes curriculares, Usos BIMAbstract
O trabalho propõe uma análise do atual documento de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e a sua correlação com o ensino de habilidades e competências relacionadas ao Building Information Modeling (BIM). Para isso, foram utilizadas as estruturações propostas por dois autores das competências necessárias ao profissional para o uso do BIM. Verifica-se que a DCN é bastante genérica e não contempla muitas habilidades fundamentais para o trabalho com BIM. Tais competências podem ficar mais claras no documento para integrar melhor o egresso ao uso dessa tecnologia.
Downloads
References
AGIRBAS A. Teaching construction sciences with the integration of BIM to undergraduate architecture students. Frontiers of Architectural Research. v. 9, p. 940-950, 2020.
ARAÚJO J. C. S. Fundamentos da Metodologia de Ensino Ativa (1890-1931). In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM PESQUISA, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ENANPARQ, 2015.
BERWALD S. From CAD to BIM: the experience of architectural education with Building Information Modeling. In: ARCHITECTURAL ENGINEERING CONFERENCE, 2008, Denver. Proceedings [...]. Denver: ASCE, 2008. DOI:https://doi.org/10.1061/41002(328)8
CHECCUCCI E. de. S. Ensino-Aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em engenharia civil e o papel da expressão gráfica neste contexto. Tese de Doutorado, UFBA: Salvador, 2014.
CHEN Y., et al. Adoption of building information modeling in Chinese construction industry. Engineering Construction & Architectural Management. v. 26, n. 9, p. 1878-1898, 2019.
JOHNSON D. W., JOHNSON R. T., SMITH K. A. Cooperative Learning: Increasing College Faculty Instructional Productivity. ASHE-ERIC Higher Education Report No. 4, Washington, DC: George Washington University, 1991.
MACHADO J. N. Sobre a idéia de competência. In: PERRENOUD, Philipp et al. Competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002. p.137-155.
MAS A. A. Teaching construction sciences with the integration of BIM to undergraduate architecture students. Frontier of Architecture Research. v. 9, p. 940-950, 2020.
MEC. RESOLUÇÃO Nº 2, DE 17 DE JUNHO DE 2010: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, alterando dispositivos da Resolução CNE/CES nº 6/2006.
MESSNER J. et al.. BIM Project Execution Planning Guide, Version 2.2. State College: Computer Integrated Construction Research Program, The Pennsylvania State University, 2019, Disponível em: http://bim.psu.edu. Acesso em: 20 dez 2020.
RUSCHEL, R. C.. To BIM or not to BIM?. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 3., 2014, São Paulo. Anais [...]. São Paulo - Campinas: UPM-PUCCAMP, 2014. p. 1-12.
SACKS R.; RADOSAVLJEVIC M.; BARAK R. Requirements For Building Information Modeling Based Lean Production Management Systems FOR construction. Automation in Construction, v. 19. p. 641-655, 2010.
SUCCAR B., SHER W., WILLIAMS A P. An integrated approach to BIM competency assessment, acquisition and application. Automation in Construction. v. 35, p. 174-189, 2013.
WANG L., et al. Review of BIM Adoption in the Higher Education of AEC Disciplines. Journal of Civil Engineering Education. v. 146, n. 3, 2020.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR