Fatores que afetam o desempenho acadêmico no ensino on-line de gestão da construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.443

Palavras-chave:

Desempenho acadêmico, Ensino on-line

Resumo

Devido à pandemia de COVID-19 as universidades se viram forçadas a migrar as aulas presenciais para o ambiente on-line, impactando o desempenho acadêmico dos estudantes. Nesta pesquisa objetiva-se identificar os fatores que influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes no ensino on-line. Desta forma, para os estudantes de três turmas on-line da disciplina de Planejamento e Gestão de Obras, foi elaborado e enviado um questionário de autoavaliação no primeiro semestre de 2020. A partir da análise de 267 respostas recebidas foi verificado que, apesar dos benefícios identificados, 74,91% dos respondentes acreditam que houve algum prejuízo nas atividades realizadas on-line. Entre os estudantes, 29,5% apontaram como principal fator de haver prejuízo, o ambiente de estudo (estar em casa). Entretanto, apenas 6,74% dos estudantes perceberam que o seu desempenho acadêmico foi insuficiente. O principal motivo apontado, por não haver um melhor desempenho acadêmico, foi a falta de dedicação/concentração pessoal (32,58%). Esta pesquisa contribui para a identificação de fatores que influenciam o desempenho acadêmico no ensino on-line provocado pela pandemia; constatando-se que, apesar de os estudantes terem a percepção de haver prejuízo, o desempenho acadêmico não foi significativamente impactado; e que este depende principalmente da dedicação/concentração do próprio estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tathyana Moratti , Universidade São Judas Tadeu

Mestra em Engenharia Civil pela Universidade de São Paula. Professora da Universidade São Judas Tadeu.

Ricardo Juan José Oviedo-Haito , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

CASTELLI, F. R.; SARVARY, M. A. Why students do not turn on their video cameras during online classes and an equitable and inclusive plan to encourage them to do so. Ecology and Evolution, v. 00, p. 1–12, 2021.

ESTES, A. C.; WELCH, R. W.; RESSLER, S. J. The assessment of teaching. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, 2006, v. 132, p. 2-10.

HATTUM-JANSSEN, N.V.; LOURENÇO, J.M. Peer and Self-Assessment for First-Year Students as a Tool to Improve Learning. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, v. 134, p. 346-352, 2008.

HECTOR, M.; VITAL, S.; ELLIS, L; OBRIEN-DELPESH, C. Motivating Civil Engineering Students: Self-Determinacy Perspective. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, v. 144, p. 1-13, 2018.

HONG, J-C.; LEE, Y-F; YE, J-H. Procrastination predicts online self-regulated learning and online learning ineffectiveness during the coronavirus lockdown. Personality and Individual Differences, v. 174, p. 1-8, 2021.

MUÑOZ, D. M.; YEPES, V. Remote teaching in construction engineering management during COVID-19. In: International Technology, Education and Development Conference, 15, 2021, online. Proceedings [...]. Disponível em https://library.iated.org/view/MARTINEZMUNOZ2021REM. Acesso em: 31 março 2021.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The Development of Higher Psychological Processes. Londres: Harvard University Press Cambridge, 1978.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

MORATTI , Tathyana; OVIEDO-HAITO , Ricardo Juan José. Fatores que afetam o desempenho acadêmico no ensino on-line de gestão da construção. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–8. DOI: 10.46421/sibragec.v12i00.443. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/443. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.