Relato pedagógico sobre o Ensino de BIM em pós-graduação em Engenharia Civil

Authors

Keywords:

Modelagem da Informação da Construção, Educação BIM, Engenharia Civil

Abstract

Práticas didáticas relacionadas ao ensino de BIM ainda estão sendo experimentadas em universidades brasileiras. O objetivo deste estudo é apresentar uma experiência didática com a disciplina Modelagem da Informação da Construção do programa de pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PEC-UFRN). O componente curricular, de caráter introdutório, aborda apenas um dos nove tipos de competências individuais BIM: competências técnicas. A ementa deste componente contempla: Conceito de BIM; Fluxo de trabalho BIM; principais softwares BIM disponíveis no mercado e suas características; Construtibilidade; Interoperabilidade; Desenvolvimento de projetos integrados (Integrated Project Delivery); Nível de maturidade e nível de capacidade BIM de organizações; Experiências de implementação de BIM. A disciplina é ofertada anualmente desde o primeiro semestre de 2017 e a turma conta com no máximo 15 discentes. As aulas possuem carga horária de 3 horas semanais. São, ao todo, 15 aulas de três créditos. Os docentes utilizam uma mescla entre metodologia tradicional (aulas expositivas dialogadas) e ativa (sala de aula invertida) no processo de ensino e de aprendizagem. Na metodologia de sala de aula invertida os discentes realizam uma leitura prévia e resumo de referências sobre BIM indicadas semanalmente antes de cada aula. Além disso, a disciplina conta com um ciclo de quatro palestras realizado via webconferência e aulas práticas de uma ferramenta de autoria BIM (Autodesk Revit® 2016). A opção pelo uso do Autodesk Revit® 2016 deveu-se à facilidade para obtenção de licença gratuita para instalação em laboratório. O ciclo de palestras tem como objetivo promover a interação dos discentes com docentes, pesquisadores e profissionais de outras regiões do país onde o ensino e a prática do BIM se encontram em um estágio de maior amadurecimento. As aulas de ferramenta BIM têm como objetivo a modelagem de uma residência unifamiliar de pequeno porte. O método de avaliação da disciplina é definido pela média ponderada de resumos das referências indicadas semanalmente (40%), participação em sala de aula (10%) e elaboração/apresentação de artigo científico (50%). Embora seja uma disciplina de pós-graduação, para maioria dos discentes este é o primeiro contato com o conceito e ferramentas de BIM. Na percepção dos docentes, o principal problema está relacionado com a resistência à metodologia ativa por parte dos discentes.  Os discentes relataram o ciclo de palestra como um aspecto positivo da disciplina. Assim, a contribuição deste trabalho foi compartilhar com a comunidade científica e profissional a experiência didática de ensino de BIM em disciplina de pós-graduação.

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Published

2018-09-17

How to Cite

MELO, Reymard Savio Sampaio de; GIESTA, Josyanne Pinto. Relato pedagógico sobre o Ensino de BIM em pós-graduação em Engenharia Civil. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/107. Acesso em: 3 nov. 2024.

Issue

Section

Experiência didática realizada

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