Experiência de colaboração simultânea em Building Information Modeling (BIM) entre duas instituições de ensino do RN

Authors

Keywords:

BIM, Colaboração, Academia

Abstract

Acadêmicos e profissionais do setor de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) afirmam que os maiores benefícios do uso do Building Information Modeling (BIM) são alcançados quando todos os participantes trabalham em colaboração e, segundo Eastman et al. (2014), a ampla adoção do BIM contribui para melhorar os níveis gerais de produtividade, competitividade, sustentabilidade e segurança neste setor. Com base na revisão da literatura, o processo de implementação do BIM se dá em três níveis, sendo possível perceber que, grande parte do segmento AEC ainda se encontra no nível 1, que corresponde aos processos da modelagem de projetos. No entanto, acerca do nível 2, identifica-se que o BIM permite o desenvolvimento simultâneo das diferentes disciplinas de um projeto. Entretanto, ainda é notório a lacuna em termos da compreensão sobre os meios pelos quais é possível desenvolver esta etapa de colaboração. Diante desse cenário, as instituições de ensino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN e a Faculdade Estácio de Natal, através de seus grupos de pesquisa e extensão voltados a temática BIM, iniciaram uma parceria visando uma experiência de colaboração simultânea de projetos modelados em softwares BIM. Assim, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência que vem sendo desenvolvida pelas duas instituições, de forma a contribuir para o avanço da implementação do método no seio acadêmico e profissional. A metodologia desenvolvida compreende quatro etapas: a) Definição dos objetivos e critérios da parceria entre as instituições; b) Seleção de alunos integrantes dos dois grupos de pesquisa e extensão; c) Oficialização de projeto de pesquisa visando a proposição de diretrizes norteadoras para alcançar o nível 2 de maturidade BIM; e d) Desenvolvimento do projeto de pesquisa através do método de pesquisa Design Sciense Research. A parceria vem se desenvolvendo com a participação de um docente e um discente de cada uma das instituições. Com relação ao fluxo de modelagem, ficou decidido que um dos discentes faria a modelagem da disciplina Arquitetura, a partir do projeto Arquitetônico fornecido em CAD por uma das instituições, enquanto que o outro desenvolveria a modelagem dos projetos complementares, mas cada aluno a partir de sua instituição de ensino (prédio físico). Como o foco principal é compreender as formas de colaboração e comunicação entre os modeladores situados em espaços físicos distantes, optou-se por trabalhar com softwares do mesmo fabricante sempre que possível, de modo a evitar a necessidade de intercâmbio de dados via IFC (Industry Foundation Classes) – o software escolhido foi o Revit da Autodesk, por já existir nas duas instituições e ser de conhecimento da maioria dos integrantes das equipes. Como resultado tem-se verificado o constante surgimento de obstáculos, a exemplo da definição das versões dos softwares a serem utilizados, visto que embora as instituições utilizassem o mesmo software, eles eram de versões diferentes. Atualmente a pesquisa está focando na análise das técnicas de colaboração, a saber: trabalho em vínculo e worksharing. No primeiro tem-se um link do projeto raiz, onde se compartilha a sua geometria, possibilitando que o outro usuário trabalhe em cima do que foi compartilhado. Enquanto que no segundo, tem-se o compartilhamento de um modelo BIM, onde o modelo central é disponibilizado para que os demais colaboradores possam fazer modificações em partes pré-estabelecidas, sincronizar as modificações deste modelo e acompanhar as alterações realizadas. Diante do exposto é possível concluir que a experiência que vem sendo desenvolvida tem se mostrado exitosa, não somente no tocante ao desenvolvimento das diretrizes norteadoras para alcançar o nível 2 de maturidade BIM, mas sobretudo por se tratar de uma parceria entre instituições de ensino que tem permitido uma maior troca de conhecimentos BIM.

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References

EASTMAN, C.; TEICHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. Manual de BIM: um guia de modelagem da informação da construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Porto Alegre: Bookman, 2014.

Published

2019-11-21

How to Cite

GIESTA, Josyanne Pinto; COSTA, Suerda Campos da; LIMA, Carlos Eduardo de; CRUSADO, Márcia Beatriz. Experiência de colaboração simultânea em Building Information Modeling (BIM) entre duas instituições de ensino do RN. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/273. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Pesquisas com impacto potencial no ensino de BIM

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