Portal BIM Acadêmico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1903

Palabras clave:

BIM, Ensino, Plano de implementação, Portal, Levantamento, Conteúdo

Resumen

O objetivo do Portal BIM Acadêmico é auxiliar professores universitários, de escolas técnicas e de capacitação no desenvolvimento de planos de implantação BIM curriculares por meio do acesso a conteúdos relacionados à Modelagem da Informação da Construção (BIM). Também se objetiva que alunos e profissionais que desejam construir competência em BIM encontrem suporte neste esforço. Dois principais tipos de conteúdo são veiculados: (i) diretrizes para o desenvolvimento de Plano de Implementação BIM curricular e (ii) categorização de conteúdo online sobre BIM. Entretanto, este conteúdo demanda atualização constante.

É proposta uma estratégia para o desenvolvimento de um Plano de Implementação BIM curricular (PIBc) para cursos de graduação ou técnicos. A estratégia incorpora as diretrizes para formação, planejamento e ação das Células BIM. As Células BIM são grupos organizados de professores e alunos de uma instituição de ensino, com apoio institucional, envolvidos na proposição e no desenvolvimento de um PIBc para realização de ações acadêmicas para transformação digital. O PIBc é resultado da atividade de planejamento da Célula BIM. Sobre a formação da Célula BIM são sugeridas orientações quanto a sua composição, vínculo institucional, espaço físico e treinamento inicial. Sugerem-se dois treinamentos iniciais para todos os envolvidos: (i) Fundamentos do BIM e (ii) Indústria 4.0. É apresentado um passo a passo para o desenvolvimento do PIBc que envolve 7 etapas: diagnóstico, identificação de potencial, definição de objetivos, definição de marcos temporais, proposição de transformações procedurais BIM no currículo, identificação das transformações tecnológicas necessárias, identificação das ações políticas de suporte às transformações e desenho de um roteiro de ações. As ações sugeridas são: de divulgação e disseminação do PIBc para a comunidade acadêmica e tomadores de decisão, de capacitação do corpo docente (workshops, seminários, treinamentos), de adaptação de disciplinas, aprovação junto aos órgãos competentes, desenvolvimento de material didático, oferecimento das disciplinas, chamamento de novos membros e de estabelecimento de programa de capacitação em BIM contínuo para docentes. 

Destaca-se que a alteração de um plano de disciplina pode implicar na: alteração de ementa, ampliação de competências, inclusão de conteúdo, inclusão de exercícios, inclusão de avaliação, inclusão de bibliografia. Tendo esta demanda em mente, foram realizados levantamentos para identificar e categorizar conteúdos que podem servir como material didático ou bibliografia. Cada levantamento teve seu objetivo e protocolo definido. Os levantamentos foram realizados pelos membros das Células BIM da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de Pernambuco (UFPE). Este material é do tipo: teses e dissertações brasileiras na temática do BIM, artigos científicos brasileiros, conteúdo online, cursos de especialização, guias BIM e software BIM. Este material coletado também dá suporte a indivíduos realizando auto aprendizado em BIM. O resultado dos levantamentos é apresentado em forma de planilhas em nuvem (Airtable) para consulta dinâmica e pode ser baixado em forma de planilhas do tipo CSV disponibilizadas no repositório de ciência aberta Zenodo (https://zenodo.org/communities/bimacademia). Destacamos neste resumo, 3 dos 6 levantamentos realizados.

O levantamento das pesquisas brasileiras em BIM é restrito a artigos nacionais publicados nos principais periódicos nacionais sobre a temática, sendo estes a PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Gestão e Tecnologia de Projetos e Ambiente Construído. Este levantamento permite o agrupamento dos estudos em BIM por: ano, instituição, localização e temáticas (usos do modelo). Assim, é possível extrair cenários temporais, regionais e de ênfases em pesquisa. O levantamento subsidia a identificação de referências para a inclusão em planos de ensino como material bibliográfico em disciplinas.

O levantamento sobre conteúdos online coletou na Internet 3 tipos de conteúdo sobre BIM: (i) material de disseminação, (ii) cursos de capacitação e (iii) tutoriais, disponíveis online para acesso aberto no Brasil ou no exterior. Esta amostragem inicial pode subsidiar professores na indicação de material de aprendizagem extraclasse. O conteúdo apontado também é útil no auxílio ao aprendizado autoguiado.

O levantamento de Guias BIM disponíveis online, nacionais ou internacionais, partiu de uma lista de referência apresentada em Sacks, Gurevich, e Shrestha (2016) e se expandiu com novas buscas na Internet. A síntese ou título dos guias permite ao professor, ou interessado em geral, identificar material de suporte ao processo de implementação do BIM em projeto.

O levantamento de aplicativos BIM tomou como base a tabela de softwares apresentada no BIM Dictionary para Clash Detection e as tabelas de softwares da Coletânea BIM CBIC. Além disso, foram consultados os sites dos desenvolvedores de aplicativos BIM, que também foram contactados desenvolvedores nacionais para o fornecimento de dados. Acrescentamos a informação de disponibilidade de licenças educacionais. Os aplicativos são categorizados funcionalmente seguindo protocolo de classificação adotado pela buildingSmart na certificação de softwares.

O Portal BIM Acadêmico foi desenvolvido no âmbito do Projeto Construa Brasil com o esforço das Células BIM na Universidade Federal do Paraná e na Universidade Federal de Pernambuco. É possível solicitar inclusão de novos conteúdos nos levantamentos ou a correção por meio de formulário associados a cada tipo de conteúdo.

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Biografía del autor/a

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora e Professora Colaboradora  junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil).

Caroline Kehl, Universidade Luterana do Brasil

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em andamento na Universidade Estadual de Campinas (Campinas - SP, Brasil).

Sadi da Silva Seabra Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor na Universidade Federal de Pernambuco (Recife - PE, Brasil).

Citas

BIM Dictionary. Clash Detection, version 1. 2019. Disponível em: https://bimdictionary.com/en/clash-detection/1. Acesso em: 29 ago. 2022.

CBIC- C MARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Implementação BIM, Brasília: CBIC, 2016. (Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras, v. 2).

SACKS, R.; GUREVICH, U.; SHRESTHA, P. A review of buiding information modeling protocols, guides and standards for large construction cliente. Journal of Information Technology in Construction. v. 21, p; 49-503, 2016. Disponível em: http://www.itcon.org/2016/29. Acesso em: 29 ago. 2022.

Publicado

2022-06-08

Cómo citar

RUSCHEL, Regina Coeli; KEHL, Caroline; SEABRA FILHO, Sadi da Silva. Portal BIM Acadêmico. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1903. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/1903. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Planejamento de inserção de BIM na educação

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