Capacitação BIM

curso para alunos de graduação, com ênfase em Arquitetura de Interiores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3409

Palabras clave:

Building Information Modeling, Arquitetura, Interiores

Resumen

Em 2019 o Governo Federal publicou o Decreto nº 9.983 (BRASIL, 2019), que dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling (BIM) no Brasil. Considerando as medidas tomadas pelo Governo Federal, em 2022 a Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) propôs a Rede de Células BIM, projeto que auxilia o processo de implementação e ensino de tecnologias digitais nos cursos técnicos e de graduação nas áreas de arquitetura, engenharia e construção (AEC). A Rede de Células BIM abrange professores e pesquisadores de cursos técnicos e de graduação de universidades, públicas e privadas, e institutos federais, visando a elaboração do Plano de Implantação BIM (PIB) curricular.

Com isso, em 2022 foi criada a Célula BIM da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FA-UFRGS), composta por professores do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo e por alunos dos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura (PROPAR) e em Design (PGDesign). Foram realizados dois diagnósticos para a etapa de Revisão Detalhada e Análise da Prática Atual, onde todas as instituições participantes realizaram o Diagnóstico de Maturidade BIM Curricular (RUSCHEL, 2022). O segundo diagnóstico proposto foi para a identificação das disciplinas do atual currículo que apresentam potencial de incorporação do BIM. Após a identificação das disciplinas, iniciou-se o planejamento para impulsionar a adesão do BIM em um currículo pré-existente, resultando na Estratégia Célula BIM FA-UFRGS. Para tal, foram pensadas intervenções em duas escalas: o projeto macro, relacionado a uma pesquisa de doutorado em andamento; e o projeto micro, que está vinculado a distintas pesquisas de mestrado em andamento.

O presente trabalho está relacionado ao projeto micro, referindo-se a um curso de capacitação BIM, tendo como foco Arquitetura de Interiores e o processo de projeto desenvolvido dentro de um software BIM. O interesse por este tema partiu da busca de pesquisas cujo assunto central fosse a utilização da tecnologia BIM no projeto de Arquitetura de Interiores. A partir disso, constatou-se que a aplicação BIM em projetos dessa área ainda é limitada quando comparada a outros campos de Arquitetura, Engenharia e Construção (HAMID et al, 2017).

A formalização do processo de projetar Interiores ainda é recente, no entanto, é possível encontrar materiais sobre a utilização de programas como Sketchup juntamente com tecnologias CAD (Computer Aieded Design). O uso de ambos os softwares acontece de forma paralela (SCHULZ, PONZIO, 2022), entretanto, trata-se da utilização de softwares distintos, fragmentando o processo e aumentando o risco de divergências (DELATORRE, 2014). A utilização da tecnologia BIM em projetos de Interiores requer um estudo para adaptação do processo de trabalho, estabelecer critérios necessários e descobrir os benefícios e restrições do BIM nesta área (VILLASCHI, 2019). Segundo Hamid e Embi (2016), atualmente não há ferramentas BIM específicas para a Arquitetura de Interiores, mas ainda assim, o seu uso traz benefícios, pois além da representação tridimensional, o modelo BIM possui informações das propriedades de cada parte que o compõe.

Visando o desenvolvimento na área de Arquitetura de Interiores, a estrutura proposta para o curso será composta por módulos teórico-práticos, aumentando gradualmente a complexidade a cada etapa, englobando as fases de Arquitetura, Estrutura, Interiores e Instalações (MEP – Mechanical, electrical and plumbing). O curso de capacitação será ofertado por meio de ações de extensão, para alunos de graduação que queiram desenvolver e ampliar suas habilidades dentro de uma plataforma BIM. O software escolhido para o curso de capacitação é Autodesk Revit, pois oferece diferentes formas de construção de sólidos, o que possibilita modelar diversas geometrias, proporcionando autonomia para o desenvolvimento do processo de projeto. Além disso, o software BIM da Autodesk permite escolher categorias e parâmetros para o modelo, assim como definir as informações presentes já na concepção desse.

Em relação às competências BIM (SUCCAR, 2019) espera-se que sejam desenvolvidas pelos alunos do curso de capacitação os seguintes itens do Conjunto Operacional: Modelagem geral; planejamento e projeto; simulações e quantificações; vínculos e extensões; e modelagem personalizada. No que diz respeito às competências do Conjunto Técnico, os itens a serem desenvolvidos são: Tecnologia da informação geral; modelagem; documentação; e gerenciamento de modelo. Para o desenvolvimento do curso, serão utilizados uma apostila com todo o material didático necessário e um modelo de referência, previamente elaborados pela equipe organizadora do curso. O modelo de referência se trata de um arquivo existente que os alunos irão reproduzir durante o curso, o modelo de referência será o produto que os alunos deverão obter com suas modelagens.

O curso será organizado em quatro módulos, a carga horária prevista será de 15 horas de aula para cada módulo, totalizando 60 horas ao final do curso. O Módulo 1A, refere-se à modelagem básica, entre seus conteúdos estão: Conceituação; interface; template; eixos e níveis; georreferenciamento e terreno; paredes, pisos e forros; esquadrias; paredes cortinas; ambientes; modelos de vista; tabelas; e documentação. O Módulo 2A, associado a modelagem de famílias, abrange os seguintes conteúdos: Conceituação de famílias; tipos de parâmetros; famílias do sistema; famílias carregáveis; modelagem no local; anotação; revestimentos e materiais; e tabelas.

O Módulo 3A iniciará introduzindo a utilização de vínculos, visando a compatibilização entre modelos. Outros assuntos que serão tratados durante este módulo são: modelagem de famílias; retrofit (utilização de fases); opções de projeto; modelos de vista aplicados a Interiores; montagem e diagramas; perspectiva paralela; perspectiva explodida; ferramentas de detalhes; iluminação; tabelas; e documentação. O Módulo 4A abordará temáticas sobre IFC (Industry Foundation Classes) e boas práticas. Entre os conteúdos deste módulo estão: aplicação de MEP; conceituação IFC; versões x MDV (Model View Definitions); mapeamento; exportação; verificação do modelo; boas práticas; e modelo federado. Por fim, cabe destacar que este curso de capacitação por estar vinculado a uma pesquisa de mestrado orientada pela metodologia Design Science Research (DRESCH, LACERDA, ANTUNES JÚNIOR, 2015), resultará em quatro artefatos: workshop e template, que estão associados à instanciação; material didático, referente ao método; e modelo de referência, que se trata do modelo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Morgana Dias Mesquita, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Morgana Dias Mesquita, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Arquiteta e Urbanista. Mestranda em Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Victor Mateus Schulz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando em Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Angelica Paiva Ponzio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Citas

BRASIL. Decreto n. 9.983, de 22 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 1, n. 163, 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-9983-de-22-de-agosto-de-2019-212178848. Acesso em: 23 Jul. 2023.

DELATORRE, V. Potencialidades e limites do BIM no ensino de arquitetura: uma proposta de implementação. 2014. Dissertação (Mestrado) – Pós - Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JR, J. A. V. Design Science Research. Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015

HAMID, A. B. A.; EMBI, M. R. Review on Application of Building Information Modelling in Interior Design Industry. In: International Building Control Conferece, 2016, Kuala Lumpur. Kuala Lumpur: Matec Web Of Conferences, 2016.

HAMID, A. B. A.; TAIB, M. Z. M.; RAZAK, A. H. N. A.; EMBI, M. R. The Barriers and Causes of Building Information Modelling Usage for Interior Design Industry. In: IOP Conference Series: Materials Science and Engineering. IOP Publishing, 2017.

RUSCHEL, R. C.; FERREIRA, S. L. Rede de Células BIM ANTAC. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 4. 2022. Anais Encontro Nacional Sobre o Ensino de BIM IV. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v4i00.1952. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/1952. Acesso em: 23 Jul. 2023.

SCHULZ, V. M.; PONZIO, A. P. Contribuições da tecnologia BIM para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos. GESTÃO & TECNOLOGIA DE PROJETOS, v. 17, p. 221-239, 2022.

SUCCAR, B. 201 in Competency Table (2.1). Zenodo, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.2550442. Acesso em: 4 ago. 2023.

VILLASCHI, F. S. Explorando as potencialidades do BIM na arquitetura de interiores: estudo de caso. 2019. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

Publicado

2023-11-02

Cómo citar

MESQUITA, Morgana Dias; SCHULZ, Victor Mateus; PONZIO, Angelica Paiva. Capacitação BIM: curso para alunos de graduação, com ênfase em Arquitetura de Interiores. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3409. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3409. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Planejamento de inserção de BIM na educação

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.