Contribuições da tecnologia BIM para o ensino de projeto arquitetônico
Palavras-chave:
BIM, ensino, arquitetura, woodframeResumo
Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado em andamento intitulada "Contribuições da Tecnologia BIM para o Ensino de Projeto Arquitetônico" a qual objetiva investigar estratégias de inserção desta tecnologia ao ensino de projeto. A partir da exposição das atividades práticas e teóricas propostas e aplicadas por esta pesquisa-ação de caráter qualitativo (PRODANOV; FREITAS, 2013) este resumo, portanto, visa discutir os resultados parciais obtidos até o presente momento, considerando que a mesma foi iniciada no segundo semestre de 2018. Abordar-se-á a disciplina de Projeto Arquitetônico II (PA-II) uma vez que esta tem dado aporte para o desenvolvimento e aplicação das experiências da pesquisa de mestrado, a qual é ministrada no quarto semestre em uma Faculdade de Arquitetura pela autora (2) deste artigo. A temática de projeto desenvolvido em PA-II refere-se a um hotel design, e a técnica construtiva empregada trata-se exclusivamente do woodframe, e cada acadêmico desenvolve uma unidade de hospedagem de aproximadamente 60 m². Até o segundo semestre de 2016 os alunos desenvolviam modelos 3D em Sketchup e anteprojeto arquitetônico em ferramenta CAD (Computer Aided Design). No entanto, percebeu-se que tais práticas resultavam em problemas de compatibilização entre modelo e representações bidimensionais, além de maior dificuldade na compreensão da técnica construtiva. Assim, no primeiro semestre de 2017 introduziu-se na disciplina o ArchiCAD – BIM (Building Information Modeling), associado não somente ao desenvolvimento dos projetos acadêmicos, mas também como meio e processo projetual por meio de um exercício dirigido que envolve a construção virtual de uma unidade em woodframe em software BIM. No segundo semestre de 2018, quando o autor (1) deste trabalho iniciou seu mestrado e seu estágio docente em PA-II, o mesmo passou a revisar este exercício e sistematizar sua aplicação. Deste modo, além de ferramenta, meio e processo projetual, BIM passou a ser integrado a disciplina como um instrumento pedagógico para o ensino de projeto e da técnica construtiva, enquadrando-se dentro dos parâmetros de classificação das experiências didáticas de ensino de BIM no nível de competência introdutório, e adentrando em alguns pontos ao intermediário (SUCCAR, 2008). Incluem-se ainda nas experiências da pesquisa o desenvolvimento de um template no ArchiCAD que atende especificamente as necessidades da disciplina, e de um poligrafo informativo que tem por finalidade o ensino da técnica construtiva através do software BIM, cujo referencial teórico a respeito do woodframe englobam as bibliografias de Thallon (2009) e Ching (2010). Considerando que a primeira aplicação do exercício após sua revisão, em conjunto com a disponibilização do template e do poligrafo ocorreu no primeiro semestre de 2019, até o presente momento constatou-se por meio de uma coleta de dados qualitativos através da aplicação de questionários com os alunos que cursaram a disciplina, de que o exercício dirigido em associação com o poligrafo tem facilitado a compreensão da técnica construtiva, bem como aproximado os acadêmicos do canteiro de obras, uma vez que a ordem de construção virtual da unidade ocorre na mesma sequência de montagem da obra in loco. Também percebeu-se maior qualidade na representação gráfica dos documentos que compõem o projeto arquitetônico devido ao uso do template, fazendo com que devido a maior produtividade com que o projeto passou a ser desenvolvido resultasse em um nível maior de detalhamentos ao final do semestre (2019/1). O desenvolvimento desta didática de ensino por meio de BIM continuará em 2019/2, bem como a aplicação das atividades e a coleta de dados, agregando novas conclusões para a pesquisa que poderão ser utilizadas em trabalhos futuros.
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